Partilhar

Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 18 outubro 2018
Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte
Imagem: cleofas.com.br

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência e não dever ser usado com frequência, uma vez que pode trazer efeitos colaterais para a mulher. Porém são ainda muitas as mulheres que têm relações sexuais desprotegidas e que recorrem à pílula do dia seguinte com frequência para evitar uma gravidez indesejada. É importante referir que este método contraceptivo é de emergência, devendo ser por isso usado de forma ocasional. Para esclarecer as suas dúvidas, em umComo explicamos para você quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte.

Como tomar a pílula do dia seguinte

Existem dois tipos de pílula do dia seguinte, uma que contém apenas um comprimido e outra que contém dois comprimidos. Ambas as pílulas do dia seguinte são iguais porque contêm a mesma dosagem de hormônios.

Para quem comprar a pílula do dia seguinte com apenas um comprimido, deverá tomá-lo até 72 horas (3 dias) após a relação sexual. No caso da pílula que vem com dois comprimidos, deverá tomar um logo após o coito e o outro após 12 horas. Apesar da pílula com um comprimido poder ser tomada até 72 horas após o ato sexual, convém tomar o quanto antes para aumentar a eficácia do método contraceptivo de emergência.

Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte - Como tomar a pílula do dia seguinte
Imagem: tododiabeleza.com.br

Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte pode causar efeitos colaterais na mulher, mesmo que a use de forma ocasional. Sendo assim, os efeitos colaterais que a pílula do dia seguinte pode causar são os seguintes:

  • Náuseas e vômitos;
  • Diarreia;
  • Dor de cabeça e na região abdominal;
  • Fadiga;
  • Sensibilidade nos seios;
  • Tonturas.

Para além disso, a pílula do dia seguinte também pode desregular a menstruação, atrasando ou adiantando. Uma alteração no fluxo normal da mulher também pode ocorrer. Tudo isto faz com que fique impossível calcular o seu período fértil e o dia da sua menstruação, pelo que deverá usar camisinha nas próximas relações sexuais.

A pílula do dia seguinte pode falhar?

Sim, a pílula do dia seguinte pode falhar especialmente se não for tomada até 72 horas após o ato sexual desprotegido, se a mulher estiver tomando antibióticos ou outros remédios que diminuam a eficácia da pílula ou se a mulher tiver vômitos ou diarreia intensa após duas horas de tomar a pílula. Se já é a segunda vez seguida que está tomando a pílula do dia seguinte, principalmente se for no mesmo mês, isso também é um fator que aumenta as chances da pílula falhar. Como já referimos no início, a pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência e por isso pode falhar.

Tomei pílula do dia seguinte, quando vou menstruar?

Uma vez que tenha tomado a pílula do dia seguinte, a menstruação deverá vir após alguns dias depois do uso da pílula. Dependendo do momento do ciclo menstrual em que tenha tomado a pílula, a menstruação pode demorar mais a descer, por isso não entre logo em desespero. No entanto, se após 3/4 semanas depois de ter tomado a pílula do dia seguinte a menstruação não descer é recomendável fazer um teste de gravidez para verificar se houve falha da pílula.

Leitura complementar: O que corta o efeito da pílula do dia seguinte - LISTA

Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte - Tomei pílula do dia seguinte, quando vou menstruar?
Imagem: mayoclinic.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
ABOliver
Tomei a pílula dia 17 de abril e até o dia de hj, 11 de maio minha menstruação não veio. Tomei a pílula 2 horas após o ocorrido (a camisinha estourou), posso estar grávida? ou eh somente atraso mesmo? Grata
luzynete
estou muita assustada ,por favor me ajude tomei 5 pílulas em só mês ,mestruei duas vez no mês ,estou com muito medo de está grávida ,por favor fale um pouco mais sobre tomar a pílulas em excesso.
Rita de cassia dos Santos
Muito legal gostei
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Rita, que bom saber que as informações foram úteis para você!

Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte
Imagem: cleofas.com.br
Imagem: tododiabeleza.com.br
Imagem: mayoclinic.org
1 de 3
Quais os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

Voltar ao topo da página