Terminar um relacionamento

Como terminar com um ficante

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 18 julho 2023
Como terminar com um ficante

Ao longo do tempo as relações vão mudando e a forma de se relacionar também. Antes, quando se queria relacionar-se com alguém, o relacionamento já começava sério e com intenções bem estabelecidas, ainda que não se conhecesse profundamente a outra pessoa. Hoje, podemos ir experimentando estar com o outro e conhecê-lo pouco a pouco, até entendermos se essa relação é para nós.

Isso nos dá a possibilidade de entender melhor a outra pessoas, antes de embarcar em algo mais sério, o que é muito positivo. E, às vezes, quando estamos neste processo, percebemos que não queremos prosseguir com o relacionamento. E aí vem a dúvida, como terminar com um ficante? Neste artigo do umCOMO, vamos te ajudar a comunicar o seu/sua ficante que você já não quer continuar com ele/a.

Também lhe pode interessar: Como terminar um relacionamento com amante

Índice

  1. O que dizer para terminar com um ficante
  2. Como terminar um relacionamento por mensagem
  3. Como terminar com um ficante por mensagem

O que dizer para terminar com um ficante

Esta é uma pergunta bastante ampla, já que existem várias razões pelas quais você pode querer terminar o relacionamento. Pode ser que você se dê conta que de não quer algo sério no momento ou que você tenha percebido que você e a outra pessoa não combinam... seja qual for a razão, o melhor é sempre ser completamente honesto/a e sincero/a com a outra pessoa.

Assim, não criamos expectativas irreais no outro e também damos a oportunidade da outra pessoa entender o que mudou dentro da relação. Portanto, não existe uma resposta concreta para dizer para um ficante quando você já não quer estar com ele, porque dependerá do que você está sentindo.

Porém, é possível aplicar algumas dicas para terminar com um ficante, para deixar a situação menos desconfortável, respeitando os seus sentimentos e os da outra pessoa:

  • Encontre a pessoa pessoalmente: é muito mais respeitoso com o outro dizer que não quer mais olhando nos olhos. Isso mostra que você se importa com os sentimentos da outra pessoa.
  • Tenha um discurso tranquilo: use palavras gentis. Nunca é fácil enfrentar uma rejeição.
  • Deixe a outra pessoa falar também: por mais que seja você quem não quer mais, é possível que o outro também tenha coisas a dizer. Por isso, deixe que a outra pessoa fale também e exponha o que está sentindo.
  • Escolha um lugar que não a deixe desconfortável: nada pior que passar por uma ruptura em um lugar inapropriado. Escolha um ambiente tranquilo e, de preferência, que não seja um lugar especial para a outra pessoa, para que ela não passe a associar o lugar que gosta com memórias ruins.
  • Não prolongue a conversa: se você já falou tudo o que tinha para dizer e a pessoa também, encerre a conversa. Caso continuem no mesmo ambiente, podem acabar entrando em um momento de descontração e confundindo as coisas.
  • Decidam sobre uma possível amizade: é possível que duas pessoas que tiveram uma relação amorosa possam ser amigas, mas isso deve estar muito claro para os dois lados. Caso você veja que a outra pessoa ainda nutre algum tipo de sentimento ou que aquilo possa fazer mal a ela, o ideal é não propor a amizade.
  • Dê uma distância, pelo menos por um tempo: para que ambos processem o que estão sentindo, é importante se distanciarem. Dê espaço para que a pessoa pense sobre o que aconteceu e que, também, se recupere e tome o mesmo tempo apra você.

Se você ainda está na dúvida sobre esse relacionamento, veja 8 dicas para saber se um relacionamento tem futuro.

Como terminar um relacionamento por mensagem

Terminar um relacionamento por mensagem não é a forma ideal, pois pode parecer impessoal e não demonstrar o respeito e consideração necessários pelo outro. No entanto, se você está em uma situação em que é difícil ou impossível se encontrar pessoalmente, aqui estão algumas dicas para terminar um relacionamento por mensagem:

  • Seja claro/a e direto/a: expresse suas intenções de forma clara, sem deixar espaço para interpretações equivocadas. Evite mensagens ambíguas ou confusas que possam gerar falsas esperanças.
  • Seja respeitoso/a: lembre-se de que você está se comunicando com outra pessoa que tem sentimentos. Seja cuidadoso/a com suas palavras e evite insultos, críticas desnecessárias ou comentários negativos.
  • Explique seus motivos: ofereça uma breve explicação do porquê você está terminando o relacionamento, mas evite detalhes excessivos que possam causar dor desnecessária. Seja honesto/a, mas gentil ao expressar seus sentimentos.
  • Evite a culpa: colocar a culpa exclusivamente no outro pode ser prejudicial e não é uma abordagem construtiva. Reconheça a responsabilidade compartilhada no relacionamento e evite lançar acusações ou atacar o caráter da outra pessoa.
  • Dê espaço para o diálogo: apesar de estar terminando o relacionamento por mensagem, esteja aberto/a para responder a eventuais perguntas ou preocupações que o outro possa ter. Esteja preparado/a para uma conversa posterior se a pessoa quiser discutir a situação em mais detalhes.
  • Seja empático/a: reconheça que a pessoa do outro lado pode ficar chateada, magoada ou confusa. Demonstre empatia pelas emoções dela e tente ser compreensivo/a.
  • Encerre de forma respeitosa: termine a mensagem de forma respeitosa e deseje o melhor para a pessoa no futuro. Evite manter contato excessivo após o término, permitindo que ambos sigam em frente.

Lembre-se de que terminar um relacionamento é uma situação delicada e é importante considerar a melhor forma de abordá-la, levando em conta as particularidades do relacionamento e dos envolvidos. Se possível, é sempre recomendado ter uma conversa cara a cara para encerrar um relacionamento, pois isso permite uma comunicação mais clara e empática.

Como terminar com um ficante por mensagem

Como dissemos, terminar por mensagem não é a melhor maneira, já que além de impessoal, pode parecer que você não se importa com os sentimentos da outra pessoa. Mas, se essa for a única maneira possível, deixamos uma sugestão de mansagem que pode ser enviada quando você se pergunta como terminar com um ficante.

Mas, claro, vale ressaltar que quanto mais você puser o seu toque pessoal e trouxer informações específicas do relacionamento de vocês dois, melhor.

Mensagem para terminar com um ficante

"Oi, tudo bem com você? Espero que sim. Queria conversar sobre algo que estive pensando. O tempo que passamos juntos foi muito legal para mim e valorizo as lembranças que criamos. Mas, eu tenho refletido muito sobre meus sentimentos e percebi que não estou encontrando o que eu buscava no relacionamento.

Acredito que é melhor para ambos que eu te fale isso agora, para que você saiba como me sinto e para que possamos seguir caminhos diferentes.

Espero que possamos terminar essa etapa em paz e continuar com nossas vidas como amigos, caso você também queira isso. Quero que saiba que você sempre será uma pessoa especial para mim e que guardarei boas lembranças dos momentos que vivemos juntos.

Estou aberto/a para conversar, caso queira".

É claro que esta mensagem é bastante genérica e serve somente para te dar diretrizes para terminar com um ficante por mensagem. Lembramos que o melhor é sempre ser bastente honesto/a com o outro lado e específico/a sobre suas razões para que a pessoa não fique confusa, esperançosa ou imaginando coisas.

Como terminar com um ficante - Como terminar com um ficante por mensagem

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como terminar com um ficante, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como terminar com um ficante