Como se pega herpes genital
O herpes genital é uma das doenças de transmissão sexual mais comuns que existem e, é causada pelo vírus do herpes simples tipo 1 e 2. O vírus do tipo 2 é o que normalmente causa o herpes genital, afetando as membranas mucosas dos genitais. Esta é uma doença altamente contagiosa, que pode viver no nosso organismo durante anos sem apresentar sintomas visíveis. O vírus do herpes genital é transmitido através do contato com uma pessoa que esteja com lesões ativas. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como se pega herpes genital.
Passos a seguir:
Como já foi dito, uma infeção pelo vírus do herpes simples pode não apresentar qualquer tipo de sintoma. No entanto, nos casos em que se apresentam sintomas, estes podem ser bastante moderados que podem nem se notar ou serem confundidos com outros problemas de pele ou picadas de insetos. Para que não fique com dúvidas, consulte o nosso artigo sobre como reconhecer o herpes genital.
O vírus do herpes simples é transmitido através do contato sexual com uma pessoa infetada. Mesmo que a pessoa não apresente lesões visíveis, como bolhas ou erupções, o vírus pode ser transmitido à mesma pelo contato com a pele da pessoa infetada ou através do contato com os fluídos da boca ou da vagina ou pênis. Pode ficar infetado com o vírus do herpes genital quando a vagina, pênis, pele ou boca entrarem em contato com os de uma pessoa que tenha herpes ou que já tenha tido. Lembre-se que mesmo que o seu parceiro(a) já tenha tido herpes genital anteriormente, mas que de momento as lesões não estejam ativas, pode transmitir à mesma a infeção.
Caso apresente bolhas ou lesões na pele e sinta dor na zona genital, deve consultar de imediato o seu médico para que este lhe faça um diagnóstico apropriado. O diagnóstico de herpes genital é feito através de um exame de sangue, um exame chamado PCR ou através da cultura do fluído da bolha ou lesão. Se suspeitar que teve relações sexuais com uma pessoa infetada, consulte também o seu médico para fazer os respetivos exames.
O herpes genital não tem cura, o tratamento feito à base de pomadas e comprimidos antivirais serva apenas para acabar com as lesões e os sintomas. O vírus do herpes genital continuará para sempre alojado nas células nervosas do indivíduo, e os surtos poderão reaparecer em situações de estresse ou de fraca imunidade. Existem também alguns remédios caseiros, que o ajudarão a controlar a doença e a prevenir novos surtos.
A melhor forma de evitar o herpes genital é prevenindo-o. Por isso, se sabe que o seu parceiro está infetado pelo vírus do herpes simples, independentemente de apresentar ou não sintomas, é bastante importante utilizar sempre camisinha durante a relação sexual.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se pega herpes genital, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.