Sexo gay

Como saber se sou ativa ou passiva

Ana Lopes
Por Ana Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se sou ativa ou passiva
Imagem: agencialgbt.com.br

O relacionamento homossexual ainda é um grande tabu social, seja ele entre homens ou entre mulheres. Claro que muito se tem falado e muitas questões ético-sociais estão sendo levantadas e defendidas com unhas e dentes. Mas, há quem seja hétero convicta e que goste de dar uma pulada de cerca com a melhor amiga ou com outra mulher. E muito se ouve falar sobre ser ativa ou passiva. Este artigo de umComo irá te auxiliar a perceber o que é cada uma delas. Afinal de contas, você é ativa ou passiva?

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre gay ativo e passivo

Passiva x Ativa

Em primeiro lugar, para que saiba em qual designação você se encaixa, é necessário saber a diferença entre uma expressão e outra:

  • Ativa - quem prefere fazer a ação (geralmente, não gosta de ser tocada)
  • Passiva - que tem preferência em receber a ação (geralmente, não toca a parceira)
  • E ainda há a categoria relativa - que é quem não tem preferência nenhuma. Que faz e recebe com a mesma proporção, com o mesmo prazer.

Ou seja, ativa é aquela que assume um papel “masculino” na relação, geralmente ela toca e dá prazer à parceira sem, necessariamente, se deixar ser tocada de tal maneira e a excitação dela é igual ou maior à da parceira que está recebendo as carícias. Passiva é aquela que opta por receber os carinhos e investidas da parceira. Assim sendo, analise bem quais são suas preferências na cama e saiba exatamente qual o seu papel na relação.

Para além da denominação

Há quem tenha preferências na cama, mas que prefere não ser rotulada como ativa ou passiva. E há quem, mesmo tendo preferência por uma dessas denominações, não se importa em deixar a outra também dar ou ter o mesmo prazer. Acredita-se que o papel da passiva é terrivelmente egocêntrico. Por ser aquela que recebe e nunca dá prazer, não no sentido exato da palavra. Claro que quem oferece prazer também está se satisfazendo e sente mais prazer do que se fosse ela quem estivesse recebendo. Mas, fato é que, em uma relação sexual, as parceiras assumem papéis distintos a cada momento, podendo - a cada um deles - ser a ativa ou a passiva do relacionamento.

As duas precisam experimentar as diferentes possibilidades na cama, para saber exatamente quais são suas preferências. E isso foge ao estereótipo corporal ou social. Definir-se como ativa ou passiva pode limitar demais a relação e ter um embate mental. É necessário variar as posturas e estar aberta ao novo. Estar aberta a novas possibilidades.

Há quem não queira ser ativa por conta da masculinização do ato. E há quem não queira ser passiva devido à feminilidade disso. E há quem opte por uma ou outra por questão de gosto mesmo. O que mais importa é dar e receber prazer. Não importa qual o estereótipo está seguindo. O que importa é que cada uma esteja de acordo, segura e ciente do papel que estão desempenhando. Com entrega. Sem fingimentos ou neuras. Levando-se em conta a felicidade do casal. E nada mais.

Como saber se sou ativa ou passiva - Para além da denominação
Imagem: lainemattos.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou ativa ou passiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Tay
Agora estou melhor comigo mesma. Eu realmente sou ativa.⭐
Anne Carhmo
Sou inesperiente eu conheci uma garota a pouco tempo nn sei o que fazer na hora do sexo Nunca fiz sexo com ela
Lika
Se joga bebe,seja feliz.
mika
Eu sou ativa se tiver um gata afim de receber bastante carinho estou disponível é só me chamar no watts estou esperando.......
Grazyele Maria Francischini
Oi! Amei esse artigo. Muito esclarecedor, de verdade. Inteligente, profundo e simples, de fácil compreensão. Eu sou relativa e amo ser assim. Eu amo dar e receber carinho e carícias, tocar e ser tocada, chupar e ser chupada. É assim q me sinto satisfeita e procuro satisfazer minha amada.
Ana Lopes
Olá, Grazyele! Obrigada pela leitura e comentário do artigo. Realmente, o que mais importa, é estarmos satisfeitos e satisfazer a vontade de quem está ao nosso lado. ;)
Barbara
Me sinto totalmente assim, Mais minha parceira e totalmente ativa N sei oque fasso kkkkk
Imagem: agencialgbt.com.br
Imagem: lainemattos.blogspot.com
1 de 2
Como saber se sou ativa ou passiva