Outros Sexo e beijos

Como saber se sou assexual

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 15 março 2017
Como saber se sou assexual

Ouve-se sempre falar de como se podem ter melhores relações sexuais, um orgasmo melhor ou como se pode melhorar a qualidade da relação que tem com o seu parceiro(a). Mas há pessoas que se sentem sem gênero, sem orientação sexual e sem vontade de manter relações sexuais com outras pessoas. E isto não tem que ser mau para elas nem para a sua qualidade de vida. A falta de sentir atração sexual é algo que todas as pessoas assexuais têm em comum. Mas com esta definição não vai conseguir saber se realmente é uma pessoa deste tipo. Por isso, no umCOMO queremos ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre como saber se sou assexual.

Também lhe pode interessar: Como saber se sou bissexual

Índice

  1. Tem sentimentos como os outros
  2. O sexo não lhe interessa
  3. Pensa no sexo de forma diferente
  4. Teve dificuldades para se identificar sexualmente
  5. Pode ter relações sexuais mesmo sendo assexual

Tem sentimentos como os outros

Há pessoas que pensam que ser uma pessoa assexual é ser uma pessoa fria, sem sentimentos e inclusive sem escrúpulos. Nada mais longe da realidade, o fato de ser uma pessoa assexual não significa que não tenha sentimentos e, muito menos que não se importe com os sentimentos dos outros.

As pessoas assexuais costumam ser estereotipadas como pessoas insensíveis. Mas a realidade é que elas são capazes de manter relações românticas com outras pessoas. O fato de serem pessoas pouco interessadas no sexo, não significa que sejam pessoas fechadas, distante ou emocionalmente inacessíveis. Por isso, se é assexual, também tem sentimentos.

Como saber se sou assexual - Tem sentimentos como os outros

O sexo não lhe interessa

Quando pensa em atividades para realizar junto com o seu parceiro(a), apercebe-se que o sexo não está na lista de prioridades. É possível que também não lhe interessem coisas de conteúdo sexual porque não lhe trazem nada. Quando outras pessoas começam a falar de sexo, tem que se lembrar que os outros dão importância a este tipo de coisas.

Quando ouve estatísticas de como as pessoas desfrutam com o sexo ou como pensam nele constantemente, não é capaz de entender isso. Se descobrir estatísticas que dizem que as pessoas pensam no sexo a cada sete segundos, é normal pensar que as pessoas que fizeram o estudo, está totalmente erradas.

Como saber se sou assexual - O sexo não lhe interessa

Pensa no sexo de forma diferente

Quando pensa no sexo, faz isso de forma diferente dos outros, pois parece que apenas lhe interessa em termos antropológicos ou científicos, ao invés de se interessar em termos românticos ou eróticos.

Pensa que o sexo tem o fim concreto que é a reprodução de espécies ou talvez o veja mais como um objeto de estudo, ao invés de algo que se participe para desfrutar e para o prazer pessoal. É possível que lhe interesse saber coisas sobre o sexo mas não o praticar.

Teve dificuldades para se identificar sexualmente

É possível que durante anos você não soubesse se era uma pessoa heterossexual, homossexual, bissexual... Talvez tenha tido parceiros ao longo da sua vida, mas que não contribuam nada no tema sexual, porque simplesmente não lhe interessa.

Quando descobriu o que era a assexualidade sentiu-se bem, porque entendeu o que realmente se passava: nada. Simplesmente não tem interesse no sexo como as outras pessoas têm, mas pode amar exatamente da mesma forma que qualquer outra pessoa.

Como saber se sou assexual - Teve dificuldades para se identificar sexualmente

Pode ter relações sexuais mesmo sendo assexual

O fato de ser uma pessoa assexual não significa que nunca pratique sexo na sua vida. Ter experiências sexuais também é algo que lhe pode satisfazer ou pelo menos, é totalmente livre e capaz de decidir manter relações sexuais com o seu parceiro(a) para poder manter viva a chama do amor, sobretudo se o seu parceiro(a) sente que o sexo é importante para vocês.

Mas lembre-se que em uma relação de casal é muito importante não se sentir obrigado a fazer coisas para as quais não se sente preparado(a) ou que talvez não queira fazer. Se é assexual, o seu parceiro(a) deverá saber isso e entre ambos poderão procurar formas de satisfação pessoal para que o vosso relacionamento não saia prejudicado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou assexual, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como saber se sou assexual