Partilhar

O que é assexual

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é assexual
Imagem: googleusercontent.com

Em voga recentemente, a assexualidade vem causando muito discussão nas redes sociais e também no cotidiano. Graças à ascensão de novas visões da sexualidade humana, muitos termos novos surgiram para definir a atração sexual dos homens e das mulheres. Se antes conhecíamos somente a homossexualidade e heterossexualidade, hoje um novo mundo se descobriu na qualidade da orientação sexual, trazendo um leque muito maior de definições para os comportamentos sexuais humanos. A assexualidade, como um desses termos, tem sido objeto de estudo dos psicólogos e psicanalistas.

Para saber o conceito e significado de assexualidade e saber o que é assexual, continue lendo esse artigo desenvolvido por umComo.

Também lhe pode interessar: O que é o poliamor
Passos a seguir:
1

O conceito de assexualidade é bem simples: não gostar de relações sexuais. A maioria das pessoas pensa que é impossível não ter atração carnal ou vontade de transar, mas é real. Apesar da raridade, existem diversas pessoas ao longo do mundo que não têm vontade de fazer sexo. Para elas, a excitação sexual não é prazerosa e a grande maioria dos contatos físicos e carícias entre casais é sem sentido. Portanto, o conceito de assexualidade é bem simples e quase indiscutível, pois ela se define em não gostar de fazer sexo. Caracteriza-se também pela falta de atração sexual, ou seja, a inexistência de libido.

Além disso, não podemos deixar de falar que o assexual não sente atração sexual mas possui sentimentos também. Assexuais namoram, casam e se apaixonam. Eles amam e tem paixão, ou seja, sentimentos que não estão relacionados com sexualidade!

2

Objeto de estudo da ciência e dos institutos especializados na sexualidade humana, existe um grande debate acerca da assexualidade. Ela é uma orientação sexual (portanto, uma qualidade intrínseca e psicológica do ser) ou é apenas reflexo de baixa libido? Esse debate vem se aprofundando, e recentemente observou-se a possibilidade também da assexualidade estar relacionado com movimentos transitórios da psiqué, tal como a depressão, o suicídio, os traumas de abuso sexual, ansiedade ou alienação. No entanto, por se tratar de uma área muito variável, os estudos não chegaram a lugar algum. Tal como a bissexualidade ou a homossexualidade, não foram definidas as origens da assexualidade nos seres humanos.

O que é assexual - Passo 2
Imagem: huffpost.com
3

Independente da sua origem, devemos respeitar a assexualidade. Através da boa convivência e da compreensão, podemos acabar com preconceitos subsequentes e caminhar de maneira mais simplória para uma sociedade mais respeitosa. Não devemos tratar os assexuais com preconceito pelo simples motivo de que eles são seres humanos como nós. O que eles fazem (ou não fazem) entre quatro paredes não entra no nosso mérito e por isso, devemos respeitá-los.

4

Pois bem, nesse artigo você compreendeu a definição de assexualidade. Veja bem, através desse conhecimento você poderá se relacionar de maneira muito menos confusa com os assexuais que você encontrar na sua vida. Busque na internet os relatos dessas pessoas para entender melhor essa situação e também a dificuldade que elas possuem socialmente. É importante compreendê-las com muito respeito e entender que a assexualidade não é um bicho de sete cabeças.

Para conhecer mais conceitos de orientação sexual, leia nosso artigo O que é um pansexual.

O que é assexual - Passo 4
Imagem: stanford.edu

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é assexual, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre O que é assexual

O que é assexual
Imagem: googleusercontent.com
Imagem: huffpost.com
Imagem: stanford.edu
1 de 3
O que é assexual

Voltar ao topo da página