Partilhar

Como evitar a gravidez de forma natural

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar a gravidez de forma natural

Embora os contraceptivos sejam a melhor alternativa de muitas mulheres para evitar a gravidez não desejada, existe quem por princípio ou simplesmente por saúde não pode consumir as hormonas que estes contêm. No entanto, o desejo de planear a maternidade leva a pessoa a procurar outras alternativas, por isso em umComo.com.br damos-lhe todas as opções para que descubra como evitar a gravidez de forma natural e sem a necessidade de usar nenhum tipo de hormonas.

Também lhe pode interessar: Como evitar uma gravidez não desejada
Passos a seguir:
1

Existem várias razões para não tomar métodos anticoncepcionais, mas a maior parte das mulheres que os evitam fazem-no porque as cargas hormonais que contêm geram-lhes problemas de saúde como intolerâncias, desconfortos, formação de cistos, etc. Perante este cenário muitos casais decidem utilizar a camisinha como único método, enquanto que outras mulheres preferem outras alternativas naturais para evitar a gravidez, de seguida explicamos-lhe quais são.

2

Se decidir optar por métodos naturais de anticoncepção é fundamental que entenda como funciona a ovulação no seu corpo, e que tenha o controle exato das datas em que teve a sua menstruação e quantos dias passam normalmente entre cada menstruação, desta forma poderá determinar se é mais ou menos regular. Estes pontos devem ser cumpridos regularmente, se não o fizer corre um enorme risco de ficar grávida sem o desejar.

3

O método do ritmo, também conhecido como método Ogino - Knaus, parte da observação do ciclo menstrual para determinar quais são os dias férteis ou de risco. No início, deve monitorar pelo menos durante 6 meses as suas menstruações, apontando a data de cada uma e o tempo decorrido entre cada menstruação.

Com estes dados faça a seguinte operação: ao período de tempo mais comprido subtrairá 18 dias e ao mais curto 11. Imagine que quando passou mais tempo entre uma menstruação e outra foram 30 dias e quando passou menos foi 28.

30-18= 12

28-11= 17

Entre o dia 12 e o 17 do seu ciclo pode estar a ovular. Deverá ter estas datas como de alto risco e evitar o sexo nelas.

4

O método da temperatura basal é também uma alternativa. Ao acordar deverá medir diariamente a sua temperatura tendo um controle da mesma. Depois de ovular, a nossa temperatura corporal aumenta variando até dar lugar à menstruação. A ideia deste método é ter o controle durante pelo menos alguns meses, para depois aplicar a regra de Dohering, que com ela devemos identificar qual foi o dia de todos os ciclos em que a temperatura corporal mudou mais, e subtrair-lhe 7 dias. O números de dias resultante indicará a data em que se inicia a ovulação.

É importante ter em conta que deve medir a temperatura pelo menos durante 3 minutos e ter dormido pelo menos 4 horas, se estiver doente ou estressada, esta pode variar.

5

O método da ovulação ou Billings consiste em monitorar o muco cervical da mulher, que muda durante a fase de maior fertilidade. Nessa altura, o muco torna-se viscoso, abundante e adquire uma aparência similar à clara de um ovo. Quando a mulher identifica este período do ciclo deve-se abster de ter relações sexuais.

Nos dias não férteis o muco cervical quase que não se percebe, a mulher tem uma maior secura vaginal ou um fluxo mais pegajoso e seco.

6

Para praticar os métodos anticoncepcionais naturais é necessário ter em conta algumas considerações:

  • A eficácia deste tipo de métodos naturais não está garantida como no caso dos anticonceptivos hormonais ou a camisinha, pelo que se o seu corpo reagir bem perante os anticonceptivos e nada lhe impeça de os consumir, a recomendação é que os tome e os utilize para além da camisinha para prevenir as doenças de transmissão sexual.
  • Deve ter um ciclo menstrual regular e estável, se não dificilmente poderá determinar quais são os seus dias férteis.
  • Deve entender na perfeição o funcionamento do seu corpo e os métodos anteriormente descritos.
  • Deve ter o tempo e a disciplina necessários para ter um controle diário do seu corpo e das suas mudanças dependendo do método que utilizar.
  • Deve compreender que, o nosso corpo reage perante as mudanças psicológicas, climáticas e físicas, nem sempre se torna fácil definir os nossos dias férteis.
  • São métodos com uma eficácia mais baixa comparados com a camisinha e os métodos anticoncepcionais hormonais.
  • A ausência do uso da camisinha faz com que corra o risco de contrair doenças de transmissão sexual.
  • Você e o seu parceiro devem estar dispostos a assumir os riscos que implica utilizar este tipo de métodos naturais, referente especificamente à sua eficiência.
7

Antes de levar a cabo qualquer um dos métodos naturais para prevenir a gravidez, recomendamos-lhe consultar o seu ginecologista e esclarecer todas as suas dúvidas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a gravidez de forma natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como evitar a gravidez de forma natural

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Alfredo
Como evitar gravidez sem usar os métodos contraceptivos?
A sua avaliação:
santos
BOM DIA MORO NO JAPAO TIVE MINHA 3 FILHA AQUI ,FOI CESARIA APROVEITEI E PEDI P FAZER LAQUEADURA MAIS AQUI ME DISSERAM Q SO AMARRARAM LAQUEADURA EH ISSO AMARRAR.SERA Q CORRO RISCO DE EMGRAVIDAR.
A sua avaliação:
Cássia Mila
Quero saber bem quais as formas naturais porque essas não achei 100% natural e saber ainda se coca cola com paracetamol resulta?
Flavio Henrique
Faz algum tempo que estou namorando, eu e minha companheira decidimos que vamos começar a ter relações, mais não queremos gerar filhos no momento e temos dúvidas de como evitar filhos de maneira natural, pois não gostamos da ideia de usar camisinha e anticoncepcional.
viviane
Olá bem não é tão confiável assim fazer métodos naturais de prevenção, o ideal e que sua namorada tome anticoncepcional, mais se ela não se adaptar ai sim e necessário recorrer as mesmas opções.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Viviane, obrigada por essas informações, valeu :)
ANA BEATRIZ
SEMPRE PROUCURE UM MEDICO

Como evitar a gravidez de forma natural
Como evitar a gravidez de forma natural

Voltar ao topo da página