Outros Sentimentos

Como ser uma pessoa fria

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 agosto 2022
Como ser uma pessoa fria

Você já se perguntou como ser uma pessoa fria? Muitas pessoas têm vontade de se tornar mais frias e distantes nos relacionamentos interpessoais. Normalmente, isso acontece com aqueles que já demonstraram muito sentimento em algum momento da vida e não obtiveram a reação esperada. Além disso, também são muitas as pessoas que têm medo de parecerem "emocionadas" em um relacionamento amoroso. Já outras querem se tornar mais frias para não serem passadas para trás por pessoas que têm intenções maliciosas.

Seja qual for o seu motivo, saiba respeitar suas características individuais. Embora qualquer pessoa possa exercitar o seu jeito de ser para tentar melhorar alguns aspectos da sua personalidade, saiba que não tem nada de errado em ser uma pessoa calorosa. Vale fazer essa reflexão antes de tentar mudar a sua identidade. Mas se ainda sim quiser exercitar o seu lado mais frio e discreto, confira as dicas que nós do umCOMO preparamos neste conteúdo hoje. Vem com a gente!

Também lhe pode interessar: Como namorar uma pessoa divorciada

Índice

  1. Por que ser uma pessoa fria?
  2. Como ser uma pessoa fria no relacionamento
  3. Como ser uma pessoa fria nas amizades

Por que ser uma pessoa fria?

Antes de te ensinarmos como ser uma pessoa fria, é muito importante que você tenha um momento para refletir sobre si mesmo e a sua personalidade. Além disso, vale se perguntar: "por que quero ser uma pessoa fria"? É preciso identificar se essa vontade realmente é sua ou se parte de um impulso de agradar os outros ou de se provar como algo que você não é.

Uma boa forma de entender mais sobre si mesmo e chegar nesse nível de reflexão é fazendo terapia. Um profissional de Psicologia saberá como te guiar para que você consiga entender por si mesmo de onde vem essa vontade de ser uma pessoa mais fria. Se depois de todo esse processo você decidir que realmente quer tentar ser menos caloroso, não se preocupe. Vamos te contar abaixo algumas maneiras para fazer isso.

Você também pode se interessar por: Como reconhecer uma pessoa bipolar

Como ser uma pessoa fria no relacionamento

Uma das coisas que as pessoas mais se perguntam é como ser uma pessoa fria no relacionamento. Em geral, quem busca por isso está querendo aprender como não se jogar de cabeça em uma nova relação, tomar passos curtos e saber controlar as expectativas com relação ao parceiro(a). A seguir, vamos te contar algumas dicas que podem te ajudar a conquistar inteligência emocional e ser uma pessoa mais contida:

  • Aprenda com as experiências passadas: antes de tomar uma atitude calorosa, pause por um momento e pense sobre as experiências passadas que você teve com relacionamento. Provavelmente, se você teve experiências ruins com pessoas que não gostavam de expressar sentimentos logo de cara, pode ser que tente se conter ao conhecer alguém em quem você tenha interesse.
  • Dê tempo ao tempo: busque controlar as suas expectativas quando você acabou de entrar em um relacionamento. No início de um namoro, tudo é muito novo. Por isso, é difícil colocar tantas expectativas sobre uma pessoa que você ainda não conhece tão bem. Tente ir com calma antes de depositar no parceiro(a) as suas ansiedades.
  • Aja com a razão: uma das principais características de pessoas frias é que elas tendem a se guiar pela razão mais do que pela emoção. Sendo assim, é importante ouvir o lado racional para colocar uma determinada situação dentro de contexto antes de tomar qualquer decisão precipitada por impulso.

Por último, mas não menos importante, tenha consciência das consequências dos seus atos. Agora pode parecer que ser uma pessoa mais fria é a solução para seus problemas. Mas a verdade é que esse tipo de atitude pode acabar magoando seu parceiro(a), então é importante estar preparado(a) para as conversas difíceis que podem surgir a partir do momento em que você muda seu comportamento.

E, caso você queira se aprofundar ainda mais neste assunto, veja em Psicologia-Online ainda mais dicas sobre Como ser uma pessoa fria no relacionamento.

Como ser uma pessoa fria nas amizades

Na hora de se questionar como ser uma pessoa fria, muitas pessoas têm em mente tomar esse tipo de atitude nas amizades. Isso acontece por diversos motivos, como quando algum amigo está te tratando de uma forma que você não gosta ou está expressando indiferença com relação a você ou aos seus sentimentos. Nesse caso, ser uma pessoa mais fria pode ser uma maneira de fazer com que a pessoa enxergue que você está chateada.

  • Não faça pelos outros aquilo que eles não fariam por você: se está sentindo que a amizade não é uma via de mão dupla, isto é, que você está fazendo muito mais pela outra pessoa do que ela por você, tente mudar de atitude. Antes de tentar ajudá-la, reflita por um momento se ela tomaria a mesma atitude se fosse você quem precisasse de apoio. Se não, use isso como gatilho para assumir uma atitude mais fria, tentando não se esforçar demais para agradar.
  • Fique em silêncio sempre que sentir vontade: se você não quiser dar conselhos ou conversar com seus amigos, fique calado. Você não é obrigado a ser simpático e extrovertido o tempo todo, principalmente se estiver tentando se tornar uma pessoa mais fria e contida.
  • Aja de acordo com os próprios desejos: não fique tentando considerar o que seu amigo(a) vai achar das suas atitudes. Tenha comportamentos que respeitem as suas vontades, mesmo que eles possam ser contrários ao que as pessoas esperam de você.
  • Seja quieto e introvertido: não engaje tanto em conversas sobre seus sentimentos e emoções. Fique na sua e se esforce para não emitir opiniões sobre a vida das outras pessoas.
  • A linguagem corporal também é importante para quem está tentando ser uma pessoa mais fria. Sendo assim, demonstre com seu corpo que você não está muito aberto a conversas e opiniões. Colocar as mãos nos bolsos ou cruzar os braços, por exemplo, são exemplos de posturas que mostram certo distanciamento.

Se gostou do nosso artigo sobre como ser uma pessoa fria, e se interessa por artigos comportamentais também pode se interessar também por nosso outro artigo chamado Como ser uma pessoa altruísta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser uma pessoa fria, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Bibliografia
  • A CONSCIOUS RETHINK. 19 traits that reveal a cold-hearted person. Disponível em: <https://www.aconsciousrethink.com/13960/cold-hearted-person/> Acesso em: 19 de maio de 2022.
  • WIKIHOW. How to be cold hearted. Disponível em: <https://www.wikihow.com/Be-Cold-Hearted> Acesso em: 19 de maio de 2022.
  • BETTER HELP. Be true to yourself: how to be cold hearted. Disponível em: <https://www.betterhelp.com/advice/how-to/be-true-to-yourself-how-to-be-cold-hearted/> Acesso em: 19 de maio de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como ser uma pessoa fria