Partilhar
Partilhar em:

Truques para a menstruação descer

Avaliação: 4,4 (18821 votos)
845 comentários
163 vezes partilhado
 
Truques para a menstruação descer

A sua menstruação atrasou alguns dias e você quer que ela desça? Sente dores abdominais e na barriga mas seu fluxo não aparece? Em primeiro lugar é importante que você fique tranquila, são muitas as causas para a menstruação atrasar, mas se tiver certeza de que não é uma gravidez você pode tomar algumas medidas para fazer o fluxo descer. No umCOMO damos alguns truques para fazer sua menstruação descer com remédios naturais.

Também lhe pode interessar: Truques para adiantar a menstruação

Principais causas do atraso da menstruação

Em primeiro lugar você deve saber que são muitas as causas para a menstruação atrasar, e o estresse é uma das principais. Por isso é melhor você relaxar e aplicar alguns destes truques para fazer sua menstruação descer. Neste outro artigo do umCOMO sobre porque a menstruação atrasa explicamos-lhe com detalhe os motivos mais comuns pelo qual o atraso ocorre.

Se acredita que existe a possibilidade de gravidez porque teve relações sexuais nos seus dias férteis, a primeira coisa que deverá fazer é descartar esta hipótese fazendo um teste de gravidez se já contar com 7 dias ou mais de atraso. Não é conveniente fazer o teste antes, caso contrário tem grandes possibilidades de obter um falso positivo.

Da mesma forma, se acredita que o atraso se deve a algum problema hormonal, o melhor é consultar diretamente o seu ginecologista para uma revisão completa. Um especialista poderá orientá-la e esclarecer suas dúvidas.

Aplique calor

Um dos melhores truques e dos mais simples para fazer sua menstruação descer, principalmente quando você sente as dores abdominais típicas e a inflamação, é aplicar calor na zona várias vezes por dia. Você pode aplicar água quente na área do ventre enquanto você toma banho, ou usar uma bolsa de água quente e deixar durante 15 minutos na área.

O calor ajuda no relaxamento muscular e a que os vasos se dilatem, ajudando a menstruação a descer. Repita 3 vezes por dia para um resultado mais eficaz.

Chá de sálvia

A infusão de sálvia é um dos remédios naturais mais eficientes para fazer a menstruação descer, pois é ideal para regular a menstruação e acalmar a dor. Isto é possível graças às substâncias que compõem a planta como alguns ácidos, óleos e flavonoides.

Para preparar uma infusão com esta planta, que pode adquirir em qualquer ervanária, adicione 5 folhas de sálvia a uma panela com água, deixe ferver durante 15 minutos e depois apague o fogo. Deixe esfriar um pouco e tome uma xícara pela manhã e outra à noite para regular o seu ciclo menstrual de forma eficaz. Mas deve saber que esta infusão não é recomendável se tomar anticoncepcionais.

Infusão de canela

Outro dos truques para a menstruação descer muito usado é beber infusão de canela, uma especiaria conhecida por favorecer a descida da menstruação, ajudando a regular o ciclo menstrual e a reduzir as cólicas e a inflamação causada pela menstruação. Poderá obter todos estes benefícios dos componentes desta planta, entre os quais podemos destacar os ácidos, a mucilagem, os minerais e as diferentes vitaminas que possui. Recomenda-se tomar uma xícara pela manhã e outra à noite, sempre quente.

No nosso artigo como fazer uma infusão de canela explicamos com detalhes os passos que deve seguir para a sua preparação. Esta bebida está contraindicada para mulheres grávidas ou em lactação, por isso se suspeita que está grávida não a deve beber.

Infusão de camomila

A camomila é uma planta cheia de benefícios, entre eles se encontra a capacidade de diminuir as incomodidades e dores associadas à menstruação e favorecer seu aparecimento. Além disso ajudará você a reduzir a inflamação normal destes dias.

Você pode tomar 3 xícaras de camomila por dia, sempre bem forte. Se puder, adquira as folhas da planta numa ervanária em vez de comprar a versão mais comercial, pois é muito melhor.

Infusão de artemísia

A infusão de artemísia é ideal para melhorar a nossa menstruação, por isso não pode faltar entre os truques para baixar a menstruação. Esta planta ajuda a regular a menstruação, a combater a dor menstrual e a reduzir a possibilidade de se formarem coágulos durante a menstruação. Estes benefícios são possíveis graças às substâncias que contém como óleos, flavonoides e fitosteróis.

Recomenda-se beber uma xícara pela manhã e outra à noite, no caso de ter menstruações muito dolorosas o melhor é consumir esta bebida uns dois dias antes da data prevista para a chegada da menstruação.

Para fazer esta infusão coloque água para ferver e, uma vez alcançado o ponto de ebulição, apague o fogo e adicione uma colher de chá de folhas de arruda, tape e deixe repousar durante 10 minutos. Depois coe e beba.

Infusão de arruda

Graças ao seu alto conteúdo em vitamina C, ácido salicílico e anísico, cineol, flavonoides, taninos e alcaloides como a soforina, a arbonina e a graveolina, a arruda possui propriedades digestivas, relaxantes que ajudam a diminuir as dores menstruais e também abortivas. Por estes motivos, esta erva medicinal é boa para tomar em infusão e, conseguir assim que a menstruação desça. Mas se suspeitar de uma gravidez não a deve tomar.

Deve ter cuidado para não ultrapassar a dose recomendada para evitar possíveis problemas de saúde. Sendo assim, é aconselhável tomar infusão de arruda de 2 a 3 vezes por dia durante 3 ou 4 dias ou até que a menstruação desça.

Infusão de gengibre

A infusão de gengibre fará com que, após 2 ou 3 dias de a tomar, a menstruação desça. Não é recomendável tomá-la em excesso visto que pode provocar suores, inquietação, nervosismo e afrontamentos. São muitas as propriedades do gengibre, as quais são possíveis graças aos componentes que possui entre os quais encontramos os aminoácidos como a arginina, isoleucina, histidina, asparagina, triptófano, valina e treonina, entre outros, e os ácidos linoleico, cáprico, láurico e alfalinolênico, entre outros. Também contém vitamina C e minerais como o manganês, o fósforo e o zinco. Com a ajuda destes componentes e nutrientes tomados em infusão conseguirá o seu objetivo.

Neste outro artigo explicamos-lhe como preparar uma infusão de gengibre.

Alimentos com vitamina C

Esta vitamina ajuda-nos a produzir estrogêneos de forma natural, o que vai fazer com que, se a sua menstruação estiver atrasada, as paredes do útero se contraiam e ocorra o sangramento esperado. Embora possa conseguir suplementos e cápsulas com esta vitamina, é melhor incluir na sua dieta alimentos ricos em vitamina C como a laranja, o limão, a papaia, o chá verde, o gengibre, a arruda, os espinafres, a couve, os feijões e as ervilhas, entre muitas mais opções.

Deverá aumentar bastante a dose diária destes alimentos, para que em poucos dias note que funciona. Além disso, trata-se de algo temporal visto que se exceder no consumo desta vitamina é contraproducente.

Além de adicionar o ácido ascórbico à sua alimentação habitual, terá que seguir uma dieta saudável. Livre-se de alimentos prejudiciais para a saúde, visto que alguns desajustes hormonais podem ocorrer devido ao abuso de comida inadequada para o nosso corpo.

Tomar aspirina

O último dos truques para a menstruação descer é rápido e simples de colocar em prática. Baseia-se no consumo de aspirina, ingerida normalmente para fazer com que o sangue seja mais leve e menos espesso, de maneira que o seu consumo pode ajudar a menstruação a baixar quando nos sentimos inflamadas, com dor e cólicas e sabemos que a mesma chegará a qualquer momento.

Triture duas aspirinas e adicione-as a um copo de água, adicione uma colher de sopa de açúcar ou mel para neutralizar a amargura dos comprimidos e beba esta mistura uma vez por dia. Se tiver problemas de coagulação não se recomenda o seu consumo.

Aspetos a ter em conta

É muito importante que se suspeita de uma possível gravidez evite ingerir qualquer um destes remédios caseiros, pois alguns deles são abortivos. O melhor é esperar ter, pelo menos, 7 dias de atraso antes de fazer um teste de gravidez, caso contrário dará sempre negativo.

Se o seu atraso se prolongar por mais de 15 dias e não estiver grávida, deve consultar o seu ginecologista o quanto antes, pois pode ser que se deve a algum tipo de condição que deve tratar com rapidez.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Truques para a menstruação descer, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Comentários (845)

Escrever comentário sobre Truques para a menstruação descer

845 comentários
keli cristina
boa tarde! meu bebe nasceu e tomei a deprovera somente uma vez depois disso minha mestruação desceu assim que ela acabou tive relação e tomei por preucação mesmo a pirula do dia seguinte logo em seguida ela voltou a descer. ai não desceu mais meu bb parou de amamentar desde os seis meses hj ele esta com oito .ainda sai um pouco de leite. estou com medo de a mestruação n descer e ser mais um bb. obs depois que ela desceu em janeiro pela segunda vzs n tive relações mais
luara rocha
fique tranquila eu tomei a 9 meses atras esse mesmo remedio e ja estou 9 meses sem mestruar minha ultima mestruação foi no dia 13 de junho de 2016. acabei de ler na bula que depois de parar o uso pode ser que fique ate 10 meses sem mestruAR
A sua avaliação:
Pamela Gomes
Oii! Tenho 16 anos, e dês de quando eu comecei a menstruar (há 2 anos atrás), sempre, SEMPRE, tive meus períodos menstuais atrasados, e tipo assim, já fiquei no máximo uns 6 meses sem menstruar, nunca senti dores que fossem insuportáveis sabe? Minha prima tbm sofre com o atraso menstrual, ela é um ano mais nova do que eu, e acabo de saber que a mãe dela tbm tinha esse problema... Então gostaria de saber se isso pode ser de família?? E tbm se é normal esse atraso constante... PS: Nunca consultei um(a) ginecologista. PS: Nunca tive relações sexuais.
ADRIANA
Boa noite, Eu tomava DepoProvera até a ano passado, quando atrasei uma dose, e fui orientada pela farmacêutica a aguardar o primeiro dia da menstruação para tomar novamente o remédio. Como estava sem vida sexual ativa, me despreocupei. Porém, há cerca de uma semana, mantive relações sexuais desprotegida por duas vezes e tomei em menos de 7 dias de diferença, a pílula do dia seguinte (pilem). Estou insegura quanto à eficácia do medicamento devido ao fato de não ter havido nenhum sangramento. Gostaria de orientações sobre como proceder para ter certeza que não estou gestante, afinal, não sei como calcular período fértil, uma vez que estou sem menstruar desde DEZEMBRO/2015 (Creio que por conta do Depo Provera)...
Sara Viega
Oi Adriana! Um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é precisamente desregular a menstruação, podendo atrasá-la ou adiantá-la. Como tomou por duas vezes é mais provável ainda que ocorram estas desregulações no seu ciclo. De qualquer forma, para confirmar se o remédio foi ou não eficiente, deve fazer um teste de gravidez. Obrigada pelo seu comentário!
Lívia
Faz um ano que eu tomo anticoncepcional, o meu é o Vincy. Só que esse mês eu não consegui mesmo tomar nos horarios certos. Tomei todas, mas não no horario certinho e tive relações esse mes sem camisinha. Faz 2 dias que a minha menstruação atrasou e não tõ sentindo sinal dela. Tenho que voltar a tomar o remedio amanha e não quero fazer isso ate a menstruação descer. Mas estou com medo. Sera que estou gravida? A possibilidade é grande?
Sara Viega
Oi Lívia! Você teve atrasos de mais de 12 horas em relação a hora normal de toma do anticoncepcional? Se tiver dúvidas e sua menstruação não tiver aparecido até à data de iniciar a nova cartela, deve fazer um teste de gravidez antes de iniciar a nova cartela. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Regina Silva
Olá, tenho 18 anos e nunca tive relação sexual. Minha menstruação sempre foi regular e agora está atrasada. Em novembro, quando completei 18 anos, veio normal com 7 dias do ciclo. Em dezembro veio no dia certo só que durou 2 dias a menos. Em janeiro veio dois dias antes e agora em fevereiro não desceu. Acho que isso foi desde quando fiz aniversário ou então porque comecei a comer mais nessas férias. O que será? * Nunca consultei um ginecologista.
Sara Viega
Oi Regina! Existem alguns motivos que podem fazer atrasar a menstruação, que não necessariamente uma gravidez. Pode consultá-los neste artigo e em caso de dúvidas e desconfortos, deve consultar um ginecologista: https://relacoes.umcomo.com.br/artigo/porque-a-menstruacao-atrasa-3008.html
myrella
tenho anemia a, dou de mamar a duas crianças uma de 1 ano e 4 meses e um de meses , tive um atras do outro , minha mestruação veio muito pouco e por apenas um dia , queria saber um modo que garantia que descesse ja fiz teste e n estou gravida !
marcia betim de carvalho carvalho
tenho uma filha de 14 anos não quero que fique gravida,,mas o sangue não desseu ainda ,,posso levar para tomar uma ingessaõ para desser o sangue? qual é a ingessao
A sua avaliação:
Natalie
tomo ciclo 21 (anticoncepcional), e antes deu tomar ele desiia normal para mim dpois qe comesei a tomar ele minha mestruacao vem, mas e bem pouco oque eu posso fazer, estou preucupada, fui na ginicologista ela me dissee que era normal mas me sinto insegura!!!
A sua avaliação:
Júlia
Ooi tomo remédio anticoncepcional a um ano , e não fico menstruada quase a 2 meses , e tive relação sem proteção mas ele não chegou dentro . E to com muita cólica . Posso tá grávida ?
Sara Viega
Oi Júlia! Você tem tomado o anticoncepcional corretamente, sem esquecimentos e sempre na mesma hora? Fez a pausa entre cartelas?
A sua avaliação:
Ludmila
Olá, Tive relação sexual desprotegida mas tomo anticoncepcional. A minha menstruação atrasou e depois que tomei o chá de canela, desceu. Preciso me preocupar?
Sara Viega
Oi Ludmila! Se a sua menstruação tiver vindo dentro dos 7 dias de pausa e tiver tomado corretamente, não tem que se preocupar. Obrigada pelo seu comentário!

Truques para a menstruação descer
1 de 8
Truques para a menstruação descer