Partilhar

Quem se excita mais facilmente, o homem ou a mulher?

 
Por Redação umCOMO. 8 março 2017
Quem se excita mais facilmente, o homem ou a mulher?

Costuma-se dizer que a excitação da mulher é como um forno, vai se aquecendo pouco a pouco mas depois demora mais tempo a desaparecer, enquanto que a do homem é uma chama que assim como rapidamente se acende, também se consome. Mas, o que há de verdade nisto? Se fizéssemos esta questão a um grupo de pessoas, as respostas seriam praticamente iguais, que o homem se excita mais rapidamente que a mulher. No entanto, a ciência tem outra resposta que muito provavelmente o vai surpreender. Se quer saber quem se excita mais facilmente, se o homem ou a mulher, continue lendo este artigo do umCOMO e esclareça a questão.

Também lhe pode interessar: Como seduzir e excitar uma mulher mais velha

Uma confusão comum

A crença de que os homens se excitam mais facilmente que as mulheres é uma confusão comum que nasce do fato da excitação masculina ser muito mais evidente que a feminina. No entanto, este raciocínio é errado, pois não se deve associar ereção com excitação.

É verdade que a ereção é uma das fases da excitação, mas assim como nem sempre quando um homem tem uma ereção significa que esteja excitado, nem sempre quando está excitado tem que ter uma ereção.

Com as mulheres cometemos um erro parecido, pois associamos a excitação apenas com a lubrificação e isso não é uma medida viável, pois assim como pode lubrificar e não estar excitada, também pode ser que esteja realmente excitada e pelo motivo que for não chegar a lubrificar.

Sendo assim, não podemos dizer que os homens se excitam mais facilmente que as mulheres, mas também não podemos dizer o contrário. A excitação, assim como tantas outras respostas fisiológicas, depende mais da pessoa do que do sexo.

Quem se excita mais facilmente, o homem ou a mulher? - Uma confusão comum

O clitóris, o grande esquecido

Cada vez se fala mais do clitóris, o botão do prazer feminino, um dos grandes esquecidos da sexualidade. É precisamente nesta parte da anatomia da mulher onde podemos tirar mais informação sobre se a mulher está excitada ou não.

Assim como acontece com o pênis, quando a mulher se excita o fluxo de sangue que invade os genitais femininos incha e deixa o clitóris firme, causando uma ereção que, ao ter uma superfície menos visível que a do pênis, muitas vezes passa despercebida.

Mas para dar uma resposta mais viável sobre quem se excita mais facilmente, os homens ou as mulheres, vamos ver o que a ciência diz a este respeito a partir de estudos realizados sobre o tema.

Uma investigação da Universidade canadense McGill mediu os níveis de excitação de um grupo de homens e mulheres a partir do calor e da radiação dos seus genitais enquanto contemplavam imagens diferentes.

O resultado é que ambos os grupos começaram a excitar-se a partir dos 30 segundos e alcançaram o ponto máximo de excitação quase ao mesmo tempo, com uma ligeira vantagem para os homens que, em termos estatísticos não é relevante.

A resposta é clara, além dos sinais físicos através dos quais podemos observar o nível de excitação de uma pessoa, a verdade é que as mulheres se podem excitar tão rapidamente quanto os homens.

Quem se excita mais facilmente, o homem ou a mulher? - O clitóris, o grande esquecido

Quais são as fases da excitação

O processo de excitação segue uma série de fases com caraterísticas diferentes, pelo que falar de excitação em si é bastante generalizado. Se queremos comparar a excitação devemos ter em conta de que fase da excitação estamos falando. De seguida explicamos quais são as fases da excitação:

Fase do desejo

A sua duração é muito variável, pode ocorrer tanto em pouco segundos como durar várias horas. É provocada por qualquer fator que provoca pensamentos, sonhos ou fantasias que excitam a pessoa. Uma canção, uma leitura, assistir a um filme, o aproximamento, uma carícia ou beijo, uma excitação espontânea provocada pela falta de contato sexual ou qualquer outra causa.

As suas caraterísticas também são variáveis, mas entre as mudanças fisiológicas que provoca nos corpos de homens e mulheres são a expansão da vagina, ereção do clitóris e pênis, ereção dos mamilos, alargamento dos testículos, sensação de calor, aumento do ritmo cardíaco e respiratório, lubrificação vaginal e rubor facial. Descubra neste artigo como saber se uma mulher está excitada.

Fase da excitação

Esta fase também é muito variável quanto ao tempo que pode durar e quando ocorre, após a excitação inicial, há uma estimulação dos genitais. A nível físico a mulher começa a contrair os músculos pubococcígeos, fecha a vagina, o clitóris aumenta de tamanho e muda a coloração da vagina. No homem aumenta o ritmo cardíaco e respiratório e libera o líquido pré-seminal.

Fase do orgasmo

Ao contrário das fases anteriores esta dura poucos segundos, mais na mulher que no homem. É o final da fase da excitação, uma reação reflexa que ocorre quando a excitação é contínua e chega a um ponto de descontrole.

Os orgasmos na mulher podem ser muito diferentes, costumam ocorrer entre 4 e 16 contrações dos músculos pubococcígeos, junto com uma sensação de grande prazer. Dependendo da mulher, se a estimulação continuar pode-se repetir várias vezes.

Por sua vez, o homem não pode repetir até passar um determinado tempo de recuperação, também tem uma grande sensação de prazer, ao mesmo tempo que expulsa o sêmen, mas esta dura menos que no caso feminino.

Fase de resolução

Nos minutos posteriores ao orgasmo, o corpo vai investir nas mudanças produzidas durante a excitação. Na mulher este investimento é lento, relaxando os músculos e ativando uma pequena sudoração. No caso do homem este investimento é muito mais rápido, ocorrendo um relaxamento muscular e entrando em um período refratário durante o qual é incapaz de sentir excitação nem ter uma ereção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem se excita mais facilmente, o homem ou a mulher?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Quem se excita mais facilmente, o homem ou a mulher?

O que lhe pareceu o artigo?

Quem se excita mais facilmente, o homem ou a mulher?
1 de 3
Quem se excita mais facilmente, o homem ou a mulher?

Voltar ao topo da página