Diarreia corta o efeito da pílula?
O efeito desejado da pílula anticoncepcional está garantido quando ele é ministrado de forma correta pela mulher. Porém, situações adversas podem diminuir a sua absorção e, por consequência, a sua eficácia. Para responder à pergunta: diarreia corta o efeito da pílula? confira as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto e saiba o que fazer para evitar uma gravidez indesejada.
Passos a seguir:
É fundamental seguir à risca as indicações de uso da pílula anticoncepcional para que ela promova os efeitos desejados, o que inclui tomá-la todos os dias no mesmo horário. No entanto, em alguns momentos, surgem dúvidas sobre a sua eficácia em determinadas situações, como em caso de desarranjo. A preocupação é realmente válida sobre se a diarreia corta o efeito da pílula, uma vez que, se ela for intensa, vai ocorrer uma menor absorção, não protegendo totalmente a mulher de uma gravidez indesejada.
Em geral, nas bulas dos anticoncepcionais aparecem observações sobre situações em que a sua eficácia é reduzida. Diarreia e mesmo o vômito intenso impedem que o organismo possa fazer uma absorção completa das substâncias presentes na pílula. Além disso, mesmo que não seja intenso, diarreia e vômito que ocorrem dentro de até quatro horas após ingerir o comprimido podem causar o mesmo resultado. É como se a mulher tivesse esquecido de tomar a pílula e, por isso, deve seguir as recomendações indicadas para essa situação.
Quando há esquecimento de tomar o comprimido, em geral, a orientação consiste em tomá-la assim que for lembrado. Dessa forma, se houver vômito e diarreia intensa é preciso tomar mais uma drágea, porque o efeito da anterior não foi completado. Vale lembrar que a absorção do anticoncepcional começa no estômago e termina no intestino delgado. Já quando acontece a diarreia, o trânsito intestinal é acelerado, assim, o comprimido passa pelo sistema digestivo muito rápido sem que haja tempo do organismo absorver as suas substâncias.
Já se a diarreia ocorre depois de quatro horas que a pílula foi ingerida ou se o desarranjo acontecer antes de tomar o comprimido, não existe o risco da drágea não ter o efeito esperado. Porém, se mesmo assim você tiver dúvidas sobre se o vômito ou diarreia foram intensos ou não, se você não se lembra do horário em que tomou a pílula, para evitar uma gravidez indesejada, basta usar preservativo masculino ou feminino em suas próximas relações sexuais. O mesmo serve para quem não seguiu as orientações de tomar uma nova drágea ou mesmo teve uma diarreia prolongada.
Embora a pílula seja muito eficiente para evitar que a mulher engravide, apenas a camisinha protege homens e mulheres de contrair uma DST – doença sexualmente transmissível. Elas são muitas, destacando-se a Aids, sífilis, gonorreia, clamídia, HPV, herpes genital, hepatite B, entre outras. Mesmo quem está em uma relação monogâmica há anos deve usar o preservativo, já que algumas DSTs podem permanecer incubadas no indivíduo por anos e se manifestar depois de muito tempo, por uma série de razões. Uma simples baixa do sistema imunológico pode libertar a doença.
Veja também: Antialérgico corta o efeito do anticoncepcional?
Se pretende ler mais artigos parecidos a Diarreia corta o efeito da pílula?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.