Posso fazer sexo com candidíase?

Posso fazer sexo com candidíase?
Imagem: serpadres.taconeras.net

A candidíase vaginal, conhecida popularmente como fungos vaginais, é uma infecção bastante comum entre as mulheres que costuma se manifestar mediante sintomas como coceira, ardor e vermelhidão na vulva, fluxo vaginal excessivo, denso e de cor esbranquiçada e dores ao urinar. Em relação a este tipo de infecção na zona íntima, surgem algumas dúvidas relacionadas com a sexualidade como, por exemplo, se é possível manter relações com normalidade ou se existe risco de contágio entre o casal. Neste artigo de umComo damos resposta à questão concreta sobre posso fazer sexo com candidíase e outras perguntas frequentes.

A resposta ginecológica

Diante da pergunta posso fazer sexo com candidíase os experientes aconselham suspender as relações sexuais entre o casal até que a infecção tenha curado. Isto se deve, por um lado, a que os sintomas da candidíase como o prurido, coceira, ardor, irritação e vermelhidão da zona íntima feminina, tornam as relações dolorosas e incômodas, retardando seu processo de cura. Com a suspensão os tecidos vaginais também ganham tempo para uma recuperação de forma adequada.

Por outro lado, fazer sexo com candidíase sem proteção implica o risco de contagiar o homem. Embora não seja uma Doença de Transmissão Sexual, é possível que após manter relações, seu parceiro apresente sintomas como caroços, queimação ou vermelhidão no pênis.

Se tenho candidíase, meu parceiro deve ser tratado?

Como indicamos, caso o homem tenha prurido, queimação e vermelhidão em sua zona genital após ter mantido relações sexuais, é imprescindível que vá ao médico para se submeter a um exame e receber o tratamento oportuno.

É importante informar seu parceiro se você suspeita que tem candidíase vaginal, embora ainda não tenha consultado o médico, e tomar as precauções correspondentes para evitar transmitir a infecção.

Posso fazer sexo durante o tratamento da candidíase?

Normalmente, para curar a candidíase vaginal são receitados medicamentos antifúngicos que podem ser administrados por via oral (cápsulas ou comprimidos) ou local mediante a aplicação de óvulos na vagina ou pomadas na vulva, os quais costumam oferecer resultados imediatos entre um e sete dias. Apesar do sexo (sempre fazendo uso do preservativo) durante o tratamento médico não representar um risco de gravidade para a saúde, NÃO é recomendável já que os movimentos exercidos no coito poderiam agravar a irritação da vagina e atrasar o ritmo da recuperação.

Caso a infecção não reduza, quando o tratamento finalizar, é essencial consultar o médico, já que poderia ser uma infecção recorrente ou outras infecções que apresentam sintomas similares, mas que são causadas por outro tipo de micro-organismos.

A candidíase pode afetar a minha fertilidade?

Esta é outra das perguntas mais comuns relacionadas com a candidíase e a sexualidade. Os experientes explicam que não existem provas científicas que demonstrem que a candidíase afeta negativamente a probabilidade de ficar grávida. No entanto, assinalam que devido à irritação, à coceira e aos incômodos gerados, é normal que não queira ou esteja animada para manter relações sexuais com seu parceiro.

Dica: Acesse também esse artigo para saber se candidíase pode atrasar menstruação.

Mais conselhos sobre a candidíase vaginal

Em umComo você pode ver conselhos úteis que favorecem a recuperação de pacientes com candidíase, bem como boas medidas que ajudam a prevenir seu aparecimento. Consulte os seguintes artigos:

  • Como prevenir a candidíase vaginal
  • Remédios caseiros para a candidíase na gravidez

Se pretende ler mais artigos parecidos a Posso fazer sexo com candidíase?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.