Partilhar

Adesivo anticoncepcional engorda?

 
Por Giselly Cristina. 1 maio 2019
Adesivo anticoncepcional engorda?

Sempre que falamos de métodos contraceptivos usados por mulheres, surge a velha dúvida relacionada a um possível aumento de peso. Essa relação é tradicionalmente ligada ao uso da pílula anticoncepcional, embora também possa ser associada a outros métodos contraceptivos.

É o caso, também, dos adesivos anticoncepcionais, uma vez que contêm hormônios como o estrogênio e a progesterona. Se você está pensando em utilizar esse método ou seu ginecologista o recomendou, certamente você já se perguntou se o adesivos anticoncepcional engorda. A verdade é que não há uma resposta clara e 100% exata, embora diversos estudos tenham sido realizados e permitam tirar algumas conclusões sobre a relação entre o peso corporal e o uso de adesivos anticoncepcionais.

Neste artigo do umCOMO, te contamos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto para ficar tranquila caso decida utilizar o adesivo contraceptivo, vantagens e desvantagens para que você tenha todas as informações necessárias sobre essa opção.

Também lhe pode interessar: Como usar o adesivo anticoncepcional

Adesivo anticoncepcional: como funciona?

O adesivo anticoncepcional é uma pequena tira, com cerca de três centímetros e cor bege, que é colocada sobre a pele em qualquer área do corpo - com exceção das mamas - para que possa liberar o estrogênio e a progesterona que contém. O objetivo é que esses hormônios atinjam o sangue, a ovulação seja inibida e, por consequência, não ocorra gravidez.

Adesivo contraceptivo: vantagens e desvantagens

  • Uma das vantagens desse sistema é que você não precisa lembrar de tomar a pílula todo dia, embora seja necessário trocar o adesivo a cada sete dias, durante três semanas. Seu período menstrual terá início durante a semana sem adesivo, e assim sucesivamente.
  • Outra grande vantagem do adesivo anticoncepcional é que, se usado corretamente, tem uma eficácia de 99%.
  • Os efeitos colaterais dos adesivos anticoncepcionais são, de acordo com os estudos, praticamente nulos, o que representa um grande benefício para sua saúde.
  • No entanto, o preço dos adesivos anticoncepcionais é mais alto do que o de outros métodos contraceptivos, o que pode ser um problema para muitas pessoas.
  • Outra desvantagem é que, se o adesivo for mal colocado ou se desprender de sua pele, você terá que ir ao médico imediatamente, pois há possibilidade de engravidar.
  • Finalmente, cabe mencionar que o adesivo anticoncepcional não evita a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, por isso é necessário muito cuidado.
Adesivo anticoncepcional engorda? - Adesivo anticoncepcional: como funciona?

Adesivos anticoncepcional engorda?

Muitos estudos têm buscado estudar e analisar os efeitos colaterais dos anticoncepcionais em mulheres, vantagens e desvantagens do adesivo contraceptivo, prestando especial atenção a uma das perguntas que mais costuma causar preocupação: os anticoncepcionais engordam ou não?

Como já vimos, os adesivos anticoncepcionais não são uma exceção, uma vez que contêm hormônios e funcionam de maneira semelhante à pílula anticoncepcional, um método que, em certos casos, pode causar o aumento de peso.

É importante saber que, nos estudos realizados para determinar se os adesivos anticoncepcionais engordam, a conclusão obtida foi que, em geral, a utilização desse método contraceptivo não influencia no peso da mulher. Em outras palavras, adesivos não seriam a causa direta ou principal do aumento de peso.

São conclusões destacadas na pesquisa realizada por cientistas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Guayaquil, a qual comprovou que as mulheres não engordavam por utilizar esse tipo de anticoncepcional, embora o aumento de peso tenha sido a principal razão pela qual deixaram de utilizá-los.

No entanto, tampouco é possível afirmar com certeza que o adesivo anticoncepcional não engorda, uma vez que os estudos foram realizados observando o comportamento e resultados de um grupo específico e limitado de pessoas e, na realidade, seria necessário observar também outros grupos, atendendo a diferentes variáveis, como a ingestão de comida e o nível de atividade física, gordura corporal e massa muscular para poder traçar uma comparação.

Entenda: O que acontece se homem tomar anticoncepcional feminino?

Quando os adesivos anticoncepcionais podem causar um aumento de peso?

No entanto, embora as pesquisas não tenham sido conclusivas sobre a relação entre o aumento de peso e a utilização de adesivos contraceptivos, vantagens e desvantagens, a verdade é que existem pessoas que podem engordar com seu uso:

  • Inchaço: algumas pessoas se sentem inchadas com o uso de adesivos anticoncepcionais. Isso pode ser devido a um funcionamento inadequado de seus sistema circulatório, que está mais lento com os hormônios, embora também possa haver outras causas, como a falta de exercícios ou uma dieta pouco saudável. Nesse aso, o aumento do volume corporal não se deve tanto à gordura, e sim a uma retenção de líquidos.
  • Doenças: pessoas que têm problemas com o nível de açúcar ou são diabéticas podem experimentar um aumento de peso, já que os adesivos contraceptivos causam uma resistência à insulina e isso gera um aumento de gordura no organismo, concentrada especialmente nos quadris e abdômen.
  • Sobrepeso: o uso de adesivos anticoncepcionais ou outros métodos hormonais não é recomendado para pessoas com sobrepeso ou obesidade, uma vez que os possíveis efeitos colaterais podem ser notavelmente acentuados nesses casos.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis e benéficas. É sempre fundamental consultar seu médico e nunca utilizar métodos hormonais sem prescrição médica, já que desse modo você pode evitar os efeitos colaterais. Ao perceber qualquer sintoma com o uso do adesivo anticoncepcional, não hesite em avisar seu médico para avaliar uma possível troca de método contraceptivo.

Leia também: Injeção anticoncepcional engorda? - 8 informações esclarecedoras

Se pretende ler mais artigos parecidos a Adesivo anticoncepcional engorda?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Adesivo anticoncepcional engorda?

O que lhe pareceu o artigo?

Adesivo anticoncepcional engorda?
1 de 2
Adesivo anticoncepcional engorda?

Voltar ao topo da página