Masturbação masculina

Porque não ejaculo na masturbação

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 setembro 2018
Porque não ejaculo na masturbação

As principais causas de não ejacular durante a masturbação são a ejaculação retrógrada, ejaculação retardada e a anejaculação. Estes problemas podem ser provocados na maioria das vezes por causas psicológicas, embora também possam ser consequência de problemas físicos que impeçam que a ejaculação tenha lugar ao se masturbar. Estas condições costumam ser contrárias também à conhecida ejaculação precoce, uma das disfunções sexuais mais frequentes nos homens que consiste na expulsão antecipada do sêmen. Neste artigo do umCOMO vamos explicar-lhe porque não ejacula na masturbação, explicando-lhe as causas mais frequentes que desencadeiam este problema.

Índice

  1. Como funciona a ejaculação masculina
  2. Ejaculação retrógrada
  3. Ejaculação retardada
  4. Anejaculação

Como funciona a ejaculação masculina

A ejaculação é a expulsão do sêmen através dos canais deferentes que conectam os testículos com a próstata, através dos quais se enviam os espermatozoides como consequência da excitação sexual. Além disso, na próstata juntam-se os espermatozoides produzidos nos testículos junto com o líquido pré-seminal até à uretra. Quando o homem alcança o ponto de não retorno têm lugar uma série de contrações que precedem e acompanham a ejaculação.

Chegados a este ponto podemos afirmar que o orgasmo vem acompanhado da ejaculação, no entanto há homens que não ejaculam apesar de sentirem um orgasmo. De seguida, vamos lhe explicar as causas pelas quais não ejacula ao se masturbar.

Ejaculação retrógrada

É uma das principais causas pelas quais ao se masturbar não ejacula. Porquê? Neste caso o homem tem um orgasmo que não vem acompanhado da ejaculação, ou pelo menos tal como a conhecemos. Isto acontece porque ao invés de expulsar o sêmen através da uretra para o exterior, este é redirecionado para a bexiga, onde se mistura com a urina. Motivo pelo qual o sêmen não sai para o exterior e o homem pensa que não ocorreu a ejaculação.

Causas fisiológicas da ejaculação retrógrada

  • Alterações hormonais.
  • Doenças que afetam as vias seminais: diabetes, lesões medulares, etc.
  • Consumo de álcool, drogas ou medicamentos que afetam as vias seminais.
  • Ressecção transuretral da próstata.

Causas psicológicas da ejaculação retrógrada

  • Estresse, ansiedade, depressão.
  • Fobias.
  • Aversão sexual.
  • Outros.

Diagnóstico da ejaculação retrógrada

Para saber se o motivo pelo qual não ejacula quando se masturba é a ejaculação retrógrada, o exame de urina é o mais eficaz. Com este pode-se comprovar a quantidade de sêmen que há na urina, e em função disto estabelece-se se o sêmen está redirecionando para a bexiga.

Porque não ejaculo na masturbação - Ejaculação retrógrada

Ejaculação retardada

Nestes casos existe ejaculação, pelo que o sêmen é expulsado para o exterior mas chega com mais atraso que o normal (após 40 minutos desde o início da estimulação). Isto pode ocorrer tanto quando o homem se masturba como quando tem relações sexuais em casal. Como consequência, o homem sente uma frustração que o pode afetar psicologicamente, agravando o problema.

Também se deve destacar que na ejaculação retardada o homem é capaz de alcançar o orgasmo, e este vem acompanhado de uma ejaculação, o principal inconveniente apresenta-se ao ter relações sexuais demasiado longas. Este aumento do tempo no qual o homem demora para chegar ao orgasmo pode resultar em problemas durante o sexo perante o desgasto físico e psicológico que a situação pode gerar.

Causas da ejaculação retardada

A maioria dos homens que têm problemas para ejacular ao se masturbarem sofrem deste problema por uma causa psicológica principal: a obsessão por ejacular. O homem antecipa os fatos pensando que não vai ser capaz de ejacular em um período de tempo normal, o que lhe gera estresse ou ansiedade e, por sua vez, faz com que precise de mais tempo para alcançar o orgasmo.

Por outro lado, se ao se masturbar não ejacula é possível que sofra de algum problema hormonal, ou consuma algum medicamento agressivo, como antidepressivos.

Porque não ejaculo na masturbação - Ejaculação retardada

Anejaculação

Outro motivo que responde à pergunta "Porque não ejaculo na masturbação" é uma incapacidade de expulsar o sêmen, independentemente de estar excitado e ter uma ereção.

O homem não é capaz de produzir sêmen e, como consequência, os espermatozoides não podem ser expulsos para o exterior. Este problema é mais grave que o anterior, uma vez que compromete a fertilidade do homem. Esta disfunção sexual pode fazer com que o homem não ejacule ao se masturbar e diferenciam-se entre dois tipos:

  • Anejaculação situacional. O homem ejacula algumas vezes, enquanto que outras não.
  • Anejaculação total. O homem não ejacula porque não alcança o orgasmo, alcança o orgasmo mas não ejacula, ou não é capaz de ejacular enquanto está acordado.

Causas da anejaculação

Na maioria das vezes tanto a anejaculação situacional como a total respondem a problemas psicológicos. No entanto, também existem algumas condições que influenciam na capacidade de expulsar o sêmen:

  • Cirurgias urológicas, abdominais, etc.
  • Transtornos neurológicos.
  • Inflamação da próstata.
  • Obstrução dos condutos ejaculatórios.
  • Alterações na medula espinal.
  • Doença de Parkinson.

Diagnóstico da anejaculação

Se quando se masturba não ejacula, o melhor é consultar um urologista para realizar uma revisão na qual se tenham em conta os antecedentes médicos e a evidência de outras possíveis doenças.

Porque não ejaculo na masturbação - Anejaculação

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque não ejaculo na masturbação, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Porque não ejaculo na masturbação