Como eliminar as verrugas genitais
As verrugas genitais são pequenas protuberâncias que aparecem na pele em torno da área genital e anal. Ao serem uma infecção sexualmente transmissível, pode haver o contágio de uma pessoa para a outra por contato com a pele infectada. As verrugas genitais são causadas pelo vírus do papiloma humano ou HPV e são geralmente indolores, apesar de se poderem tornar desconfortáveis.
Qual o aspecto das verrugas genitais
As verrugas genitais têm geralmente a mesma tonalidade da pele e apresentam-se como pequenas saliências suaves ao toque e com aspecto de couve-flor. Apesar de indolores, podem disseminar-se na área genital e provocar comichão. Esta infecção não coloca só por si a saúde em risco, não sendo potencialmente perigosa. Contudo, as verrugas podem causar sangramento e aumentar o risco de infecção por AIDS.
Eliminar as verrugas genitais
Na maioria das vezes, o corpo consegue combater o vírus, pelo que as verrugas desaparecem sem necessidade de tratamento. No entanto, se a presença das verrugas genitais se tornar desconfortável, pode ser necessário recorrer a terapia para a sua eliminação. Atualmente estão disponíveis duas formas de tratamento para as verrugas genitais, o tratamento de aplicação tópica, quer seja em creme ou loção e a remoção cirúrgica a laser.
Creme ou loção vs. cirurgia médica
A diferença entre os dois tipos de tratamentos prende-se com o tipo de verruga. No caso de as verrugas serem moles, recomenda-se o tratamento tópico, caso estas sejam duras, pode fazer-se a combinação dos dois tipos de tratamento, tópico e excisão cirúrgica. Apesar de a excisão cirúrgica ser um procedimento médico, os tratamentos tópicos à base de podofilotoxina, imiquimod ou ácido tricoloacético podem ser aplicados em casa. Quer de uma forma ou de outra, podem decorrer vários meses até à eliminação completa das verrugas.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as verrugas genitais, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.