menu
Partilhar

Como eliminar as verrugas genitais

Por Hugo Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como eliminar as verrugas genitais

As verrugas genitais são pequenas protuberâncias que aparecem na pele em torno da área genital e anal. Ao serem uma infecção sexualmente transmissível, pode haver o contágio de uma pessoa para a outra por contato com a pele infectada. As verrugas genitais são causadas pelo vírus do papiloma humano ou HPV e são geralmente indolores, apesar de se poderem tornar desconfortáveis.

Também lhe pode interessar: Como detectar as verrugas genitais

Qual o aspecto das verrugas genitais

As verrugas genitais têm geralmente a mesma tonalidade da pele e apresentam-se como pequenas saliências suaves ao toque e com aspecto de couve-flor. Apesar de indolores, podem disseminar-se na área genital e provocar comichão. Esta infecção não coloca só por si a saúde em risco, não sendo potencialmente perigosa. Contudo, as verrugas podem causar sangramento e aumentar o risco de infecção por AIDS.

Eliminar as verrugas genitais

Na maioria das vezes, o corpo consegue combater o vírus, pelo que as verrugas desaparecem sem necessidade de tratamento. No entanto, se a presença das verrugas genitais se tornar desconfortável, pode ser necessário recorrer a terapia para a sua eliminação. Atualmente estão disponíveis duas formas de tratamento para as verrugas genitais, o tratamento de aplicação tópica, quer seja em creme ou loção e a remoção cirúrgica a laser.

Creme ou loção vs. cirurgia médica

A diferença entre os dois tipos de tratamentos prende-se com o tipo de verruga. No caso de as verrugas serem moles, recomenda-se o tratamento tópico, caso estas sejam duras, pode fazer-se a combinação dos dois tipos de tratamento, tópico e excisão cirúrgica. Apesar de a excisão cirúrgica ser um procedimento médico, os tratamentos tópicos à base de podofilotoxina, imiquimod ou ácido tricoloacético podem ser aplicados em casa. Quer de uma forma ou de outra, podem decorrer vários meses até à eliminação completa das verrugas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as verrugas genitais, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

2 comentários
A sua avaliação:
Lindalva de azevedo silva
Como eliminar verrugas na parte genital masculino
Dolores santos de Souza
Pega no banheiro veruga ou lâmina de barbear

Como eliminar as verrugas genitais
Como eliminar as verrugas genitais

Voltar ao topo da página