Atrair um homem

O que significa a idade da loba

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 12 junho 2020
O que significa a idade da loba
Imagem: silviamota.ning.com

Você já deve ter ouvido a expressão idade da loba. Mas afinal, quando que a mulher entra nessa fase e o que isso significa? Quais as mudanças que ocorrem? E por que loba e não leoa, tigresa ou águia? Esclareça todas suas dúvidas sobre o que significa a idade da loba com o umComo.com.br que vai explicar tudo.

Também lhe pode interessar: O que significa ficante

Índice

  1. Quando é a idade da loba
  2. Qual a origem da expressão
  3. E hoje, como funciona a idade da loba

Quando é a idade da loba

Idade da loba é uma expressão para se referir à mulher que está chegando perto da casa dos 40 anos de idade. Pode-se dizer então que a partir dos 35 anos a mulher já faz parte da alcateia.

Quanto à escolha desse período da vida para definir como da loba está associada ao momento em que as mulheres, geralmente, estão com os seus filhos criados e, assim, podem se dedicar mais a si mesmas.

Com mais maturidade e experiência acumulada, a mulher pode finalmente buscar a sua realização pessoal e profissional. Nessa idade, elas também podem ter passado por um divórcio e “começarem do zero”, como se costuma dizer.

O que significa a idade da loba - Quando é a idade da loba
Imagem: revistabemviver.blogspot.com

Qual a origem da expressão

O termo Idade da loba conta com duas possíveis origens. Uma das teorias diz que a expressão é uma resposta irônica à teoria de Freud. O pai da psicanálise afirmou que o homem, ao atingir os 40 anos, entrava na idade do lobo.

Isso quer dizer que é o momento em que ele tem maior vitalidade sexual e se torna mais confiante. A Idade da loba seria a versão feminina dessa teoria.

A segunda explicação para a origem do termo é o seu uso no livro “Quarenta: a idade da loba”, de Regina Lemos. Na obra, narram-se as mudanças ocorridas nos anos 60, quando as mulheres bateram de frente com os padrões de comportamento da época.

O termo loba foi utilizado especificamente porque a autora comparou as mulheres se rebelando com a inversão dos personagens chapeuzinho vermelho e lobo mau. Aqui, elas seriam as lobas ao lutarem por direitos iguais aos dos homens.

Na obra, também se fala que a mulher tomou uma postura de loba má ao mostrar que elas também podem fazer as suas presas, assim como o sexo masculino. Na época da publicação do livro, as mulheres que haviam tomado a dianteira naquele período estavam na casa dos 40.

E hoje, como funciona a idade da loba

Hoje em dia, questiona-se se o termo idade da loba ainda é compatível, devido às mudanças ocorridas nas últimas décadas. Alguns especialistas afirmam que sim, já que de forma semelhante, a mulher que chega aos 40, como uma loba, está mais forte, pronta e atenta.

No entanto, para outros especialistas a expressão faz parte do passado. Atualmente as mulheres não esperam mais os filhos crescerem e chegar aos 40 anos para finalmente dar-se a atenção necessária.

De qualquer forma, fato é que na idade da loba, a mulher passa por mudanças hormonais, quando coincide com o final do ciclo reprodutivo. Embora as alterações na menopausa não sejam iguais a todas, existem mulheres que nessa fase possuem maior desejo sexual.

O que significa a idade da loba - E hoje, como funciona a idade da loba
Imagem: ligiaguerra.blogspot.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa a idade da loba, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: silviamota.ning.com
Imagem: revistabemviver.blogspot.com
Imagem: ligiaguerra.blogspot.com.br
1 de 3
O que significa a idade da loba