Entender o amor

O que é o poliamor

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 13 julho 2017
O que é o poliamor
Imagem: twitter.com

Na sociedade brasileira atual o amor é muito mais livre, não existe aquela regra antiquada que dita que você tem de ficar com quem seus pais escolheram para si, que você tem de casar com a primeira pessoa com quem namorou, ou que tem de viver o resto da sua vida com quem casou. Claro que estes termos dependem muito da religião de alguém mas, de forma geral, temos mais liberdade de escolha em relação a nossos parceiros sexuais, e o poliamor se relaciona precisamente com isso. Mas o que é o poliamor? Continue lendo este artigo umComo.com.br e descubra!

Também lhe pode interessar: O que significa ter uma relação aberta

Passos a seguir:

1

O poliamor é um conceito relacionado com a poligamia, pois defende que as pessoas são livres de manter vários relacionamentos amorosos ao mesmo tempo.

2

No entanto poliamor em nada se relaciona com adultério, dado que assenta nos princípios do respeito e verdade. Isto é: todos os indivíduos envolvidos na relação têm conhecimento uns dos outros e consentem este tipo de relacionamento.

O que é o poliamor - Passo 2
Imagem: mexico.cnn.com
3

O poliamor também pode ser entendido como uma relação aberta, em que pessoa A, que namora com B, pode também manter uma relação com C, e B manter uma relação com D. Neste tipo de relação os parceiros são "punaluas", que significa "o amor do meu amor".

4

Os poliamorosos, outro nome dado aos praticantes de poliamor, defendem que este é um tipo de relação saudável que quebra as normas monogâmicas da sociedade, as quais tantas vezes causam sofrimento.

O que é o poliamor - Passo 4
Imagem: mediamatters.org
5

No poliamor não há espaço para ciúmes ou, pelo menos, este sentimento tende a desaparecer rapidamente, pois existe honestidade e cada união é entendida como única, com capacidade própria para se manter ou não.

6

Apesar de tudo as relações poliamorosas não implicam diretamente promiscuidade, pois cada união tem suas próprias regras, definidas em concordância pelos parceiros, e o sentimento amoroso prevalece sobre o sexo.

O que é o poliamor - Passo 6
Imagem: curtadoc.tv
7

Este é um movimento observado sobretudo nos Estados Unidos da América, na Alemanha e Inglaterra. Relativamente ao Brasil existe jurisprudência reconhecendo relações poliamorosas e uma das principais estudiosas do tema é a Dra. Regina Navarro.

Sugestão: Qual é a diferença entre poligamia e bigamia?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o poliamor, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: twitter.com
Imagem: mexico.cnn.com
Imagem: mediamatters.org
Imagem: curtadoc.tv
1 de 4
O que é o poliamor