Sentir-se bem

O que estuda a gelotologia?

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 20 fevereiro 2023
O que estuda a gelotologia?

Gelotologia, talvez você nunca tenha ouvido falar dessa área de estudo, mas ela vem ganhando espaço na internet e virou o interesse de muitos curiosos por ter um campo de atuação diferente do que muita gente pode imaginar.

Não, não tem relação nenhuma com gelo ou os estados da água, mas é sim algo muito mais simbólico e atrativo para as pessoas. Aqui no umCOMO, você vai aprender o que estuda a gelotogia, além de muitas outras coisas interessantes. Vem com a gente para continuar sua leitura!

Também lhe pode interessar: O que os homens pensam de verdade?

Índice

  1. Então, o que estuda a gelotologia?
  2. Rir faz bem?
  3. O que é gelotofobia
  4. Curiosidades sobre o riso

Então, o que estuda a gelotologia?

De forma bem direta, gelotologia e seu significado é o estudo do riso e como ele ocorre, suas causas e efeitos, além dos benefícios que ele tem e pode trazer ao ser humano.

Essa área de estudo foi nomeada à partir da palavra grega “Ghelos”, que era o nome de uma criatura mítica, um sátiro, conhecido como a personificação da risada em si, e que também era filho do deus Dionísio, deus da alegria, da fecundidade do teatro.

Sempre foi sabido que a risada trazia benefícios ao ser humano, mas, antes, a afirmação não tinha qualquer validade científica ou conhecimento efetivo sobre o tema. Era tudo baseado em ideais e crenças que os humanos desenvolveram no decorrer dos anos.

Desde o século XIX, a risada já era, por exemplo, usada no tratamento da dor, mas não tinha qualquer embasamento teórico por trás. Entretanto, Aristóteles já disse que “o riso é um exercício corporal precioso para a saúde”.

Segundo Marco Guerra, palhaço e especialista em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo, a USP, que é uma das mais concorridas do país, disse, em entrevista ao portal Instituto Claro, que existem diferenças entre o riso e o humor.

“O primeiro é um comportamento emocional, muito relacionado à inteligência de cada um e ao que cada um define como engraçado. Porém, as pessoas acham dignas de riso coisas muito diferentes umas das outras, nesse sentido, o riso é de fato algo perigoso, dependendo do que você escolhe como objeto para rir. Já o humor é um estado de espírito. Em comum, ambos participam de processos terapêuticos e possuem funções sociais também’’, disse Guerra ao portal Instituto Claro.

Rir faz bem?

Quando rimos, são liberadas no nosso corpo betaendorfinas, que são neutransmissores com função de relaxar o nosso corpo. Dessa maneira, nosso estresse diminui e ajuda na redução de dores. O riso também faz com que uma quantidade menor de cortisol, que produzimos pelas nossas glândulas suprarrenais seja liberada, em casos de estresse.

Rir nos faz abrir mais os pulmões e vias respiratórias, o que ajuda na oxigenação do corpo, circulação de sangue e bom funcionamento de outros órgãos vitais, como o coração por consequência.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Loma Lina, no estado da Califórnia, Estados Unidos, mostrou que rir é um ótimo remédio para o coração, já que ajuda no combate a doenças cardiovasculares e estimulam nosso corpo a produzir colesterol do tipo benéfico.

Além disso, foram descobertos até benefícios para relacionamentos, provenientes do riso. Em um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, foi concluído que casais que riem juntos estão mais propensos a estarem juntos por mais tempo.

Em uma situação criada pelos pesquisadores, os casais que conseguiram sair do conflito gerado com a existência do riso, em certos momentos, mostraram uma maior propensão a resolver todo o impasse gerado de maneira mais saudável.

O que é gelotofobia

Outro tema que ficou atrelado aos curiosos da gelotologia foi a gelotofobia, porém, não é um medo que pessoas tem de dar risada, como o nome pode sugerir, e sim de se sentir ridicularizado por meio do riso.

Neste artigo você encontra todos os detalhes sobre a gelotofobia.

Curiosidades sobre o riso

O riso é algo muito curioso e que nem todas as pessoas tem noção de todos os seus benefícios e curiosidades. Além dos temas citados aqui sobre gelotologia, o riso tem muitos outros aspectos interessantes. Abaixo, separamos algumas das mais chamativas curiosidades sobre o riso. Confira!

  • Fetos também riem: na primeira infância o riso já está presente, pois bebês de 17 dias já conseguem sorrir. Porém, alguns cientistas acreditam que nós seres humanos já nascemos com a capacidade de sorrir. Inclusive, o pesquisador e cientista português Freitas Magalhães, com o uso de um equipamento de tecnologia 4D, fez a descoberta que até fetos sorriem, algo que muitos de nós nunca iriamos imaginar.
  • Rir faz bem para sua carreira: segundo um estudo do Journal of Career Assessment, o riso está associado ao sucesso profissional, já que pessoas que riem e sorriem mais tendem a atingir seus objetivos com mais leveza, além de serem mais persuasivas em momentos de necessidade.
  • Rir é bom para sua pele: outro fato curioso revelado pela Association for Psychological Science (Associação de Ciências Psicológicas, em inglês), que relatou que o ato de rir ajuda no rejuvenescimento facial. Quando rimos e sorrimos estamos trabalhando músculos da face, o que ajuda a manter a elasticidade dos mesmos, a hidratação da região e prevenir rugas e ressecamento da pele.
  • Rir é quase automático: Em um estudo sueco, foram mostradas fotos de diferentes emoções aos participantes da pesquisa. Dito isso, era solicitado que toda vez que uma pessoa sorrisse, mostrando clara alegria, aparecesse, era para eles franzirem suas testas. Entretanto, as pessoas avaliadas replicavam o que é era pedido, sorriam de volta para a imagem. Eles precisaram de fato de um tempo para tirar o sorriso e replicar o que foi pedido de contrair a testa. Com isso, os pesquisadores concluíram que rir reduz nosso controle consciente e imediato das nossas emoções.
  • Rir é contagiante: também em estudo feito por pesquisadores suecos, foi provado que o riso é algo que se espalha e contagia as pessoas em volta, ou seja, a frase “alegria é contagiante” é de fato verdade. Isso acontece graças aos neurônios-espelho, que ativam e reproduzem o que vemos, da mesma maneira que acontece com bocejos.

E aí, conseguiu entender bem o que é a gelotologia e o seu significado? Então fica sabendo que aqui no umCOMO você encontra artigos como este e muito outros prontos para te ajudar em qualquer momento da vida. Use nossa barra de buscas e conheça outros de nossos artigos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que estuda a gelotologia?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Bibliografia

§ Ecycle/ o que é gelotologia/ Disponível em < https://www.ecycle.com.br/gelotologia/> Acesso em 18 de fevereiro de 2023

§ Folha/o que é gelotologia/ Disponível em < https://www1.folha.uol.com.br/webstories/equilibrioesaude/2022/04/o-que-e-gelotologia/> Acesso em 18 de fevereiro de 2023

§ Instituto Claro/o que é gelotologia/ Disponível em <https://www.institutoclaro.org.br/educacao/nossas-novidades/reportagens/o-que-e-gelotologia-e-quais-sao-seus-beneficios-na-escola/> Acesso em 18 de fevereiro de 2023

§ Sapo.pt/6 curiosidades sobre o riso/ Disponível em < https://estrelaseouricos.sapo.pt/atividade/rir-faz-bem-6-curiosidades-sobre-o-riso-que-vai-querer-conhecer/> Acesso em 18 de fevereiro de 2023

§ Li Alves/10 curiosidades sobre o poder do sorriso/ Disponível em < https://liaalves.com.br/10-curiosidades-sobre-o-poder-do-sorriso-2/> Acesso em 18 de fevereiro de 2023

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que estuda a gelotologia?