Métodos contraceptivos para a mulher

Como usar o NuvaRing

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 6 maio 2020
Como usar o NuvaRing

O Nuvaring é um anticoncepcional em forma de um anel vaginal. Transparente, bastante flexível e indolor, é já uma escolha para muitas mulheres. Semelhante à pílula anticoncepcional é um método mensal de prevenção da gravidez. Enquanto o anel se encontra no interior da vagina ele vai libertando pequenas doses de hormonas contraceptivas, de forma a impedir que a ovulação ocorra. A vantagem do NuvaRing perante a pílula é que a sua composição hormonal se encontra toda num dispositivo e não em vários comprimidos. O NuvaRing não tem qualquer proteção contra doenças de transmissão sexual, então você deve continuar a usar camisinha se quiser se proteger. Este método contraceptivo tem 98% de eficácia e é muito fácil de usar. O umComo mostra-lhe como usar o NuvaRing.

Também lhe pode interessar: Como funciona o anel vaginal com dapivirine

Índice

  1. Quem pode usar o NuvaRing
  2. Como usar o NuvaRing
  3. O tempo de uso do NuvaRing

Quem pode usar o NuvaRing

Para usar o NuvaRing você precisa de uma prescrição do médico. Este método não é aconselhável para todas as mulheres. Além disso, existem medicamentos que reduzem a eficácia do dispositivo, assim é importante que o seu médico saiba o que recomendar.

Tenha atenção:

  • Se você fuma e tem idade superior a 35 anos.
  • Se apresenta elevado risco de criar coágulos sanguíneos, derrames ou ataques cardíacos.
  • Se tem pressão sanguínea elevada.
  • Se tem diabetes ou danos em vasos sanguíneos, rins ou olhos.
  • Se sofre de enxaqueca fortes.
  • Se tem problemas hepáticos ou sofre de tumores hepáticos.
  • Se apresenta um sangramento vaginal irregular.
  • Se você tem historial de câncer de mama ou outros que sejam sensíveis a hormônios.
  • Se esta grávida ou teve recentemente.

Não use o NuvaRing para se proteger de doenças de transmissão sexual. Ele é um anticoncepcional mas você deve continua a usar camisinha para evitar a transmissão de doenças durante o sexo vaginal, anal ou oral.

Como usar o NuvaRing - Quem pode usar o NuvaRing

Como usar o NuvaRing

Ainda existem muitas mulheres reticentes relativamente ao modo de uso deste anticoncepcional. Mas ele é muito fácil de utilizar e é uma excelente escolha para quem tem dificuldade em cumprir a toma diária da pílula. Este método anticoncepcional deve-se começar a usar logo nos primeiros dias da menstruação, sendo assim mais eficaz. Ele é bastante fácil de usar e é colocado e retirado pela própria utilizadora. Não se esqueça de lavar bem as mãos, para evitar infeções.

Você já colocou um tampão? Então é fácil, é muito parecido. Comece por colocar-se na mesma posição em que coloca o tampão, provavelmente será a mais confortável para você. As posições mais comuns são deitada na cama, sentada no banheiro ou mesmo em pé sobre uma perna, apoiando a outra. Dobre o anel entre o seu polegar e índice, coloque-o dentro da sua vagina e empurre, de modo a que ele fique bem no interior da vagina. Deve sentir-se confortável para ter a certeza que o colocou bem. Não há nenhuma posição exata para colocar o NuvaRing, basta que se sinta bem.

Pode acontecer o NuvaRing sair acidentalmente. Se isso acontecer você deve lavá-lo com água fria e colocá-lo novamente no interior da vagina. No fim de utilizar o anel vaginal, ele deve ser colocado na saquê e jogado fora nos lixos domésticos. Nunca o deite na sua sanita.

Como usar o NuvaRing - Como usar o NuvaRing

O tempo de uso do NuvaRing

O anel vaginal deve ser usado durante três semanas exatas e posteriormente deve ser retirado durante uma semana. Depois das três semanas o NuvaRing pode não liberar hormônios capazes de evitar a gravidez. É importante que o tire exatamente três semanas depois, por volta da mesma hora.

Durante a semana em que não está a usar este anel vaginal é normal que tenha uma hemorragia vaginal, parecida a com a menstruação. Passado os 7 dias de repouso você deve colocar um novo, mesmo que esteja ainda menstruada. No fundo funciona como a pílula anticoncepcional, só não tem de o tomar todos os dias.

Como usar o NuvaRing - O tempo de uso do NuvaRing

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o NuvaRing, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Não tem qualquer problema se utilizar um tampão vaginal ao mesmo tempo que usa o Nuvaring.
  • Pode ter relações sexuais com o anel colocado na vagina.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como usar o NuvaRing