Os métodos anticoncepcionais

Como colocar o anel contraceptivo

Como colocar o anel contraceptivo
Imagem: soloparamujeres.org

O anel contraceptivo ou anel vaginal, é um método anticonceptivo muito eficaz, sendo igual à pílula, com 99% de eficácia. Uma de suas principais vantagens é que não é necessário recordar a cada dia ingerir um comprimido, basta colocar o anel na zona vaginal para que o mesmo comece a segregar seus hormônios durante três semanas, até o momento em que deva ser retirado. Se deseja saber como colocar o anel contraceptivo, em umComo.com.br explicamos-lhe detalhadamente.

Também lhe pode interessar: Como funciona o anel vaginal

Passos a seguir:

1

O anel contraceptivo funciona de forma similar à pílula anticoncepcional. Você deverá colocar o anel vaginal, esperar três semanas exatas para retirá-lo, e depois descansar sem o mesmo durante uma semana. Nesse período sua menstruação deverá vir, uma semana exata depois de o ter retirado deverá colocar o anel seguinte. Tanto a colocação, como a retirada e a nova colocação ocorrerão exatamente no mesmo dia da semana e preferivelmente na mesma hora.

2

Colocar o anel contraceptivo é muito simples, você pode fazê-lo em casa e não precisa da supervisão de um ginecologista.

Antes de começar é importante lavar as mãos, para evitar que as bactérias entrem na área vaginal. Escolha qualquer destas três posições para colocar o anel anticoncepcional: de cócoras, apoiando uma perna em alguma superfície ou deitada.

Como colocar o anel contraceptivo - Passo 2
3

Pegue o anel contraceptivo e pressione com seus dedos polegar e indicador, tal como observa na imagem, isto permitirá que você o introduza na zona vaginal comodamente.

Como colocar o anel contraceptivo - Passo 3
4

Depois simplesmente deverá introduzir o anel até o fundo do trato vaginal. Saberá que está bem colocado quando já não o sentir, pois o trato superior da vagina não tem sensibilidade.

Como colocar o anel contraceptivo - Passo 4
5

Três semanas consecutivas após tê-lo colocado, deverá retirá-lo. É importante fazê-lo no mesmo dia e preferivelmente à mesma hora, isto é, se colocou o anel em uma quarta-feira, dia 03 às 8:00h, deverá retirá-lo em uma quarta-feira, dia 24 às 8:00h.

Para retirar o anel mensal simplesmente introduza na vagina seu dedo indicador até sentir o anel. Enganche-o com o dedo e extraia-o suavemente, este processo não dói porque o anel é completamente flexível e suave. Depois poderá jogá-lo no lixo, ecologicamente não recomendamos que o jogue no vaso do banheiro.

Como colocar o anel contraceptivo - Passo 5
6

Se quiser conhecer mais sobre este tema, em umComo.com.br explicamos como escolher um método anticonceptivo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar o anel contraceptivo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
natali
o anel vaginal engorda
Imagem: soloparamujeres.org
1 de 5
Como colocar o anel contraceptivo