Pílulas anticoncepcionais

Como funcionam as pílulas anticoncepcionais

Como funcionam as pílulas anticoncepcionais

Desde sua comercialização em 1960, a pílula anticoncepcional tem gerado polêmica e muitos estudos; atualmente é uma das opções preferidas pelas mulheres do mundo todo graças à sua alta porcentagem de proteção contra a gravidez não desejada, sendo o mais eficaz de todos os métodos. Mas muitas mulheres enfrentam dúvidas antes de tomar a decisão de usar a pílula; é por isso que lhe explicamos como funcionam as pílulas anticoncepcionais.

Índice

  1. Em nosso corpo
  2. Como funciona a pílula de 21 comprimidos
  3. Como funciona a pílula de 28 comprimidos
  4. Quando deixamos de estar protegidas
  5. Efeitos secundários
  6. Em que casos sim, em que casos não
  7. Consulte sempre seu ginecologista

Em nosso corpo

A pílula é um anticoncepcional hormonal que pode ser a base de estrogênio ou de progestógeno. Sua função é eliminar o ciclo menstrual suprimindo a produção de óvulos, necessários para uma gravidez. Durante seu consumo, ainda que a mulher continue menstruando, trata-se na verdade de algo "falso", no sentido de que o nosso corpo nunca produziu o que era necessário para armazenar um embrião humano devido ao consumo de hormônios presentes na pílula.

Como funciona a pílula de 21 comprimidos

Se você comprar um anticoncepcional que contém 21 pílulas você deverá tomar uma por dia até completar 21 dias, depois esperar 7 dias para iniciar um nova cartela; durante este período você terá uma menstruação, 2 a 4 dias após parar de tomar. Decorridos os 7 dias de descanso, você deverá iniciar novamente o ciclo. Para aumentar a eficácia recomenda-se tomar a pílula todos os dias aproximadamente à mesma hora.

Como funciona a pílula de 28 comprimidos

Se você comprar um anticoncepcional de 28 pílulas, 21 delas conterão hormônios, o resto é apenas placebo. Este tipo de apresentação é ideal para mulheres que temem esquecer-se de iniciar uma nova cartela no dia indicado, já que nunca deixam de tomar a pílula, o que dificulta a possibilidade de esquecimento.

Quando deixamos de estar protegidas

É muito importante que você saiba que a pílula anticoncepcional não protege você contra doenças sexualmente transmissíveis, que ela é usada exclusivamente para a prevenção da gravidez não desejada, por isso é necessário o uso de camisinha contra as DSTs. Alguns tipos de medicamentos, bem como doenças que provocam vômitos e diarreia contínuos, podem fazer com que o efeito da pílula se veja diminuído, de modo que você deverá usar métodos anticoncepcionais de reforço. É importante ler sempre as indicações e advertências que acompanham as pílulas.

Efeitos secundários

Muitas mulheres não tomam a pílula por medo de engordar, um dos efeitos secundários mais comuns. A verdade é que a ciência tem avançado muito e cada vez há menos pílulas que produzem este efeito no corpo. Além disso, é possível encontrar no mercado algumas marcas com muito pouca carga hormonal, portanto as mudanças de peso, de humor e as dores nas mamas são menores e inclusive pouco frequentes. Outro efeito secundário real é o risco de trombose, principalmente se você for fumante, mas é importante consultar as indicações de cada marca, pois os efeitos podem variar dependendo da marca.

Em que casos sim, em que casos não

As mulheres que experimentam períodos menstruais irregulares, problemas hormonais ou ovários policísticos costumam ser as candidatas a tomar a pílula anticoncepcional mais por seus efeitos hormonais do que por suas propriedades para evitar uma gravidez não desejada. Do mesmo modo, algumas mulheres não toleram a pílula devido a determinadas patologias ou reações, portanto devem recorrer a métodos alternativos de proteção.

Consulte sempre seu ginecologista

Se você nunca tomou anticoncepcional é obrigatório consultar seu ginecologista antes de fazê-lo. Por quê? Porque só ele poderá lhe dizer qual é o melhor anticoncepcional, dependendo do seu ciclo menstrual, seu estado de saúde e suas patologias anteriores, indicando o que contenha a melhor carga hormonal para você. Se você experimentou uma marca mas não está se sentindo confortável, se sente forte algum dos efeitos secundários e sente que sua saúde está sendo afetada, é necessário que você faça uma consulta com seu médico para que ele lhe avalie e lhe indique outro tipo de pílula ou método.

Leia também: Anti-inflamatório corta o efeito do anticoncepcional?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funcionam as pílulas anticoncepcionais, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • A pílula anticoncepcional é um dos melhores métodos para evitar uma gravidez não desejada, mas antes de tomar é importante consultar seu médico.
  • Se você esqueceu de tomar a pílula e sente que poderia estar correndo riscos, use métodos alternativos de proteção como o preservativo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
julia
eu queria tomar anticoncepcional mas n fui no medico, posso cmcar antes de ir ?
Melissa
Olá, tomei um cartela direitinho, mas não quis menstruar e continuei uma outra, tomei 4 pílulas da outra, quarta, quinta, sexta, sábado, a pílula de quinta eu esqueci e tomei pouco tempo antes das 12 horas, ou seja, a tempo de estar segura, agora esqueci a de domingo, e estamos na segunda, tomei a pílula de domingo com 16h de atraso, estou segura? Por ser a segunda cartela junta e por não ter passado das 24h? Mantenho relações poucas vezes por semana e sem preservativos e tenho cisto no ovário.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Melissa! Nesse caso não corre o risco de engravidar, mas é importante que nos próximos 7 dias depois desse esquecimento utilize camisinha se tiver relações sexuais. Obrigada pelo seu comentário e espero ter esclarecido a sua dúvida!
TAISE
FAZ DOIS MESES QUE ESTOU A PILULA NORMAL, SÓ QUE NESSA SEGUNDA PAUSA MINHA MESNTRUACAO NAO VEIO CORRO ALGUM RISCO? ISOO É ALGUM EFEITO O NOME DELE É IUMI.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Taise! Você tomou a pílula sempre direito, todos os dias e na mesma hora e sem esquecimentos? É muito importante que não inicie uma nova cartela sem antes confirmar uma possível gravidez.
Vitória
Oi, eu tenho ovário crescido e o gine me indicou um anti. Comecei a tomar, e uns 5 dias depois minha mãe começou a dizer que era pecado e me proibiu de tomar. Desde já minha menstruação não vem. O que eu faço? Ps: sou virgem.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Vitória, quanto tempo passou desde que deixou a pílula até agora?
taciara
olha eu parei de tomar a pirula por 30 dias ai fiquei com duvida de quando começar a tomar novante,tenho que tomar no primeiro dia que descer ou quando ir embora?
Luana
Tomo anticoncepcional certinho e tive relação mas sem ejaculação dentro.. Só que estou tendo cólicas durante toda a semana seguinte sendo que falta umas 2 semanas pra vim a menstruação.. O que pode ser? Psicológico, outra coisa ou tem chance de gravidez? Obrigada
amanda
apos 40 horas que aconteceu o ato tomei uma pilula, tenho risco de engravidar ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Amanda! Se você tomou a pílula do dia seguinte, não corre o risco de engravidar. Pode ver como essa pílula funciona aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-funciona-a-pilula-do-dia-seguinte-246.html
Como funcionam as pílulas anticoncepcionais