Como tomar a pílula anticoncepcional corretamente

Como tomar a pílula anticoncepcional corretamente
Imagem: variedadesfemininas.wordpress.com

A pílula é um dos anticoncepcionais mais populares, dado que a sua eficácia na prevenção da gravidez é de 98%. Começou a ser comercializada em 1960 mas hoje, muitas décadas depois, continuam a persistir vários mitos e dúvidas, como, por exemplo, se engorda, se é possível engravidar mesmo durante a sua toma e, sobretudo, como tomar a pílula corretamente. De forma a desmistificar esta questão, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e fique esclarecida!

Tomando a pílula pela primeira vez

Depois de ter falado com seu médico de família ou ginecologista e ter descoberto qual a pílula anticoncepcional mais adequada para si, é hora de começar a tomá-la. Mas como fazer isso sem falhar e sem correr o risco de engravidar?

Ao tomar a pílula pela primeira vez, ingira o 1º comprimido da cartela (correspondente ao dia da semana em que se encontra) no primeiro dia da sua menstruação. No dia seguinte tome o segundo comprimido (obedecendo à ordem dos dias da semana), e assim consecutivamente até completar toda a cartela.

Deverá tomar um comprimido por dia e à mesma hora, de forma a manter a eficácia deste anticontraceptivo.

Imagem: maecuritibana.com.br

O intervalo da toma

Se você estiver tomando uma pílula de 21 comprimidos, ao terminar a cartela deverá fazer uma pausa de 7 dias na toma, recomeçando com uma nova cartela ao 8º dia, independentemente da menstruação já ter terminado ou não - ou seja: se você terminou sua cartela no sábado dia 9, recomeçará uma nova cartela no domingo dia 17.

No entanto verifique a posologia da pílula que estiver tomando ou consulte seu médico, pois existem algumas marcas de pílula em cujo intervalo é mais curto - por exemplo: a Yaz, é de apenas 4 dias de pausa - e outras pílulas se baseiam em 28 comprimidos que não requerem intervalo de toma.

Imagem: dicasdemulher.com.br

Esquecimentos da toma

Pode acontecer que você se esqueça de tomar sua pílula anticoncepcional. Nesse caso, você deve tomá-la assim que se lembrar, desde que não tenham passado 12 horas desde a hora a que normalmente você a toma.

Se já tiverem passado mais de 12 horas desde que você se esqueceu de tomar a pílula, simplesmente ignore o comprimido esquecido e tome o correspondente ao dia em que se encontra. Jamais tome 2 pílulas ao mesmo tempo, salvo indicação em contrário.

Imagem: veintitantos.com

Esquecimento na toma e risco de engravidar

Se o esquecimento ocorreu na primeira semana da toma da pílula, tome o comprimido esquecido de acordo com as instruções no ponto anterior e use camisinha nas relações sexuais durante os próximos 7 dias, de forma a evitar uma gravidez indesejada.

Se o esquecimento tiver ocorrido na segunda semana da toma da pílula, a eficácia deste anticontraceptivo não foi comprometida. Tome o comprimido esquecido de acordo com as instruções no ponto anterior.

Se caso de você se ter esquecido de tomar a pílula na terceira semana, você tem duas opções: ou toma o comprimido esquecido e inicia uma nova cartela sem passar pelo intervalo de 7 dias, ou para de tomar a pílula nesse dia e faz o intervalo de 7 dias, recomeçando depois uma nova cartela.

Sugestão: Acesse também e descubra a resposta - Posso voltar a tomar anticoncepcional antes dos 7 dias?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar a pílula anticoncepcional corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Dado que existem diferentes pílulas no mercado, consulte as indicações de toma presentes na bula da sua pílula, ou consulte seu ginecologista.
  • Tome a pílula com água, de forma a facilitar o engolir do comprimido.
  • Crie um ritual de toma da pílula, de forma a não se esquecer de a tomar. Por exemplo: de manhã ao durante o café da manhã ou à noite quando se deitar.