As camisinhas

Como saber o tamanho da camisinha

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. 13 janeiro 2020
Como saber o tamanho da camisinha

Apesar de por vezes ser distribuída gratuitamente em formato específico, a verdade é que camisinha tem tamanho e que as dimensões do preservativo padrão são feitos para se encaixarem na maior parte das pessoas, afinal, é feita de um material elástico que pode se adaptar, entretanto, não é por isso que serve em todo mundo. Existem alguns tamanhos de preservativos e que variam de acordo com a largura, podendo ser encontrados em qualquer farmácia, bastando para isso, observarmos a embalagem e encontrarmos as dimensões especificadas. Mas como encontrar o tamanho certo?

Se você tem problemas em encontrar o tamanho correto de preservativo e precisa de ajuda, veja como saber o tamanho da camisinha nesse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como usar a camisinha feminina

Índice

  1. Tamanhos de camisinha
  2. Como saber o tamanho da camisinha masculina
  3. Como colocar camisinha
  4. Outros tipos de camisinha
  5. Outros métodos contraceptivos

Tamanhos de camisinha

Apesar de também variar de acordo com o comprimento, a medida que parece nas embalagens de camisinha dizem respeito ao diâmetro de cada uma. Apesar de não serem diferenças tão grandes quando olhamos a olho nu, são pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença e acabar com a sensação de desconforto que pode ser causada pelo uso de tamanho indevidos de preservativos.

Veja então quais são os tamanhos de preservativos disponíveis no mercado:

  • 49mm: por vezes chamado de teen, é o menor dos tamanhos de preservativos disponível;
  • 52mm (padrão): é o tamanho mediano e padrão de preservativos, sendo assim, é também o tamanho de camisinhas distribuídas em postos de saúde e a mais fácil de se encontrar em farmácias;
  • 55mm: um pouco maior do que a padrão, é chamada também de large/extra;
  • 58mm: é a maior disponível no mercado e também chamada de extra large.

Caso você cogite a possibilidade de trocar de método contraceptivo, uma das opções é a camisinha feminina. Apesar de pouco utilizada e comentada, essa é uma opção que pode ser bastante prática para muitos casais e que protege tanto quanto a masculina. Para saber mais sobre, veja como usar a camisinha feminina.

Como saber o tamanho da camisinha masculina

O tamanho da camisinha varia de acordo com o diâmetro do preservativo, isso é, de acordo com a grossura e não com o tamanho vertical. Já que a diferença entre os preservativos é assim estabelecido, quando vamos escolher o tipo certo, devemos pensar se a que já tentamos utilizar está larga ou apertada.

Se utilizamos uma camisinha apertada o problema será o desconforto, que poderá até mesmo interferir no desempenho sexual, causando problemas com as ereções e também falta de foco durante o ato sexual. Por outro lado, se utilizamos uma camisinha larga, é possível que saia durante a relação ou então ocasionar outros problemas como o vazamento lateral de esperma.

A melhor forma de descobrir qual é o seu tamanho ideal de camisinha é utilizar o tamanho padrão (52mm) e conferir se serve. Na maior parte dos casos, esse é o tamanho ideal, sendo assim, você não terá problemas com o preservativo, entretanto, caso não der certo, repare se está folgada ou apertada para saber o tamanho certo a comprar na próxima vez.

Como colocar camisinha

Colocar camisinha é uma tarefa simples, mas não é por isso que pode ser feito de qualquer jeito. Para não ter problemas com o preservativo, basta prestar atenção em alguns detalhes para não errar, sendo que o primeiro, como já vimos, é saber escolher o tamanho certo. Veja abaixo quais são os outros cuidados necessários na hora de colocar a camisinha:

  • Cuidado para não furar: muitas pessoas abrem a embalagem do preservativo com os dentes ou com uma tesoura, o que pode fazer com que a camisinha acabe sendo furada. Para evitar esse tipo de problema, utilize o lado cerrado da própria embalagem, que foi feito justamente para facilitar a abertura.
  • Preste atenção no lado certo: a dúvida em relação a qual é o lado certo de usar a camisinha é muito comum e a ideia é que o preservativo seja desenrolado no corpo do pênis, ou seja, você deverá olhar qual é o lado certo pensando nisso. O método de desenrolar a camisinha no próprio pênis não apenas é prático e facilita o processo como também garante que o preservativo estará bem colocado.
  • Deixe um espaço vazio na ponta: torça e ponta da camisinha e, então, coloque-a no pênis. O espaço vazio é essencial para evitar que o preservativo acabe estourando.

Além de evitar gravidez indesejada, a camisinha é o único método contraceptivo que também é capaz de proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, sendo assim, não deixe e usá-la. Para saber mais, veja a importância de usar camisinha.

Outros tipos de camisinha

Além do tamanho do preservativo, existem outras variantes quando vamos escolher uma camisinha que servem para se adaptar ao gosto de cada um. Veja abaixo quais são as opções:

  • Sensitive: outra variável possível nas camisinhas é a grossura do material, o que irá interferir na sensibilidade proporcionada, afinal, quanto mais grosso o preservativo, menos se sente. A espessura de preservativos varia de 0,05mm até 0,069 mm, sendo que as mais finas têm indicações na embalagem, nos indicando que proporcionam maior sensibilidade.
  • Hipoalergênica: as camisinhas são feitas de látex, ou seja, de borracha, um material ao qual muitas pessoas têm alergia. Para evitar problemas com o material do preservativo, existem algumas opções no mercado de camisinhas hipoalergênica, com a mesma eficácia e resistência, entretanto, feitas com materiais diferentes e que podem se encontradas facilmente em farmácias.
  • Com sabor: para evitar um sabor desagradável na boca durante o sexo oral, existem diversos sabores de camisinha vendidos em qualquer farmácia e que podem deixar a experiência ainda mais agradável.

Outros métodos contraceptivos

Ainda que a camisinha seja o único método capaz de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, existem outros aparatos criados para a prevenção de gravidez, sendo que todos podem ser usados como uma segurança extra em relações com preservativos. Veja abaixo algumas das opções:

  • DIU ((Dispositivo Intrauterino) de cobre;
  • Espermicida;
  • Pílula anticoncepcional;
  • Injeção anticoncepcional;
  • Adesivo anticoncepcional;
  • Anel vaginal;
  • Diafragma.

Para conhecer detalhes de cada um dos métodos, veja quais são os métodos contraceptivos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber o tamanho da camisinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como saber o tamanho da camisinha