Outros Sentimentos

Como dizer não a um amigo

Diogo Fernandes
Por Diogo Fernandes. Atualizado: 2 outubro 2017
Como dizer não a um amigo

Se acha que é o único que está sempre a dizer que sim quando lhe pedem algo acredite que não é o único quando se trata desta situação. Há muita gente que não o consegue dizer com medo de que a pessoa fique chateada consigo. Dizer que não, é das coisas mais difíceis que existe e se for a um bom amigo ainda mais difícil é. Hoje vamos ensinar você a como não ter mais este problema e como o superá-lo de uma vez por todas. Se este é o seu caso não perca mais tempo e continue lendo este artigo d umComo sobre como dizer não a um amigo de uma vez por todas.

Também lhe pode interessar: Como dizer que estou a fim dele/a
Passos a seguir:
1

Para uma pessoa com estas características dizer que não pode ser um problema e primeiro que tudo para identificar a solução é necessário verificar de onde vem problema.

Existem diversas razões que levam uma pessoa a não conseguir dizer que "Não":

Receio de perder oportunidades - Uma das principais razões pelas quais temos receio de dizer que não é o medo de perder oportunidades. Esta não tem uma resposta concreta porque pode vir mesmo a acontecer, mas também temos de pensar em nós próprios, nas oportunidades que estão por vir.

Querer agradar a toda a gente - (Isto é impossível de fazer!!) Por mais que tentemos agradar a toda a gente, isso nunca vai acontecer e o melhor que temos a fazer é saber quais são as melhores opções para nós, e caso seja preciso dizer que não, não podemos hesitar.

Receio de estragar o relacionamento - Ao responder que não a uma pessoa, não se pode pôr em causa um relacionamento, porque se a pessoa a quem disser que não gostar de você, até pode ficar um bocado chateada mas vai compreender. Se acontecer que fique muito chateada consigo e não compreender, talvez possa significar que não fosse assim uma pessoa muito importante.

2

Tem tudo está relacionado com Autoestima:

O fato de não conseguir dizer que não é a prova que temos uma baixa autoestima, mas que temos de conseguir evitar mostrar porque quando os nossos amigos descobrem este ponto fraco começam a aproveitar e a conseguir com que faça coisas que não quer ou que não se sente com vontade de fazer.

Uma maneira de resolver este problema é responder calmamente de forma a mostrar uma resposta definitiva e firme.

Como dizer não a um amigo - Passo 2
3

Ao dizer que "Não" vai poder abrir a mão ao "Sim":

Isto é dos pontos mais importantes, porque tem que se lembrar que ao responder "Sim" ao que realmente queria fazer inicialmente vai passar um bom tempo de qualidade consigo próprio, ou fazendo algo do seu interesse.

Ao dizer que "Sim" também irá se sentir mais relaxado por estar a fazer algo que gosta e que é importante para si.

4

Exemplos de formas de dizer não para quando precisar:

Tenho outras prioridades de momento - Seja honesto ao dizer isto e explique a razão pela qual não pode ajudar de uma forma simples e clara.

Não posso de momento, mas se mais tarde puder digo algo - Esta é uma das melhor maneiras de dizer que não porque não se está a dizer diretamente que não, e assim não estamos a garantir nada.

Adorava fazer isso, mas não posso devido a... - Ao dizer que não o pode fazer com uma boa razão a pessoa vai de certeza compreender e esta é uma boa ideia para quando se precisa de dizer que não, e o deseja fazer de uma forma suave.

Posso não ser a melhor pessoa para o ajudar em relação a isso - Caso ache que pode não ser a melhor pessoa para ajudar em relação a esse assunto não hesite e seja direto(a), e se conhecer alguém que possa ajudar, indique essa pessoa e assim poderá evitar o sentimento de culpa.

Não posso - Em último caso poderá mesmo dizer apenas '"Não posso". Esta pode ser a maneira mais rude, mas caso não queira dizer a razão ou simplesmente não lhe apetecer esta pode ser a maneira ideal.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como cobrar uma pessoa pelo whatsapp.

Como dizer não a um amigo - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dizer não a um amigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como dizer não a um amigo