Doenças de transmissão sexual

Causas das verrugas genitais

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Causas das verrugas genitais

Entre as infecções comuns de transmissão sexual encontramos as denominadas verrugas genitais, as quais se caracterizam por ser uma espécie de nódulos que aparecem na pele e nas membranas mucosas da zona genital. Em muitos casos, a infecção transcorre sem a presença de sintomas, mas em outros, é possível que se manifeste acompanhada de coceira genital, aumento da umidade da área ou fluxo vaginal abundante. Se deseja conhecer as suas causas, preste atenção ao seguinte artigo de umComo em que mostramos as causas das verrugas genitais.

Também lhe pode interessar: Como eliminar as verrugas genitais

Índice

  1. Causas das verrugas genitais
  2. Como saber se tenho verrugas genitais
  3. Como prevenir o contágio de verrugas genitais
  4. Tratamento para as verrugas genitais

Causas das verrugas genitais

As verrugas genitais são causadas por um vírus denominado vírus do papiloma humano (HPV) do qual existem aproximadamente cerca de 80 tipos diferentes, mas os que costumam ocasionar o aparecimento das verrugas são do tipos 6 e 11. Outros tipos de HPV causam o aparecimento de verrugas em outras partes do corpo como nas mãos, pés ou dedos.

O HPV se propaga facilmente de uma pessoa para outra mediante o contato sexual, seja oral, genital ou anal, pelo que se você mantêm relações sexuais sem proteção com uma pessoa infectada existe uma grande probabilidade de contrair a infecção. Isto pode ocorrer ainda quando as verrugas genitais não sejam visíveis, já que existem casos em que pode ser que não cheguem a se desenvolver nunca e outros em que podem demorar de 6 semanas a 6 meses para surgirem.

Existem alguns casos concretos que torna mais provável o desenvolvimento de verrugas genitais como:

  • Manter relações sexuais com várias pessoas e sem usar proteção.
  • Ser sexualmente ativo em tenra idade.
  • Sofrer uma infecção viral como herpes e sofrer de estresse ao mesmo tempo.
  • Ter um sistema imunitário debilitado.
  • O contato pele a pele com um parceiro que esteja infectado.

Como saber se tenho verrugas genitais

As verrugas genitais podem ser tão pequenas que seja impossível que um pessoa chegue a detectá-la, por isso seu diagnóstico é feito quando o médico realiza um exame visual da área afetada e outros testes, como a citologia vaginal, a colposcopia, que é realizada com um dispositivo que permite detectar as verrugas no canal uterino, ou um exame de HPV no qual é examinada uma amostra das células da área infectada.

Para que se possa identificar as verrugas genitais caso sejam visíveis, deve-se saber que normalmente costumam ser nódulos finos, pequenos e flexíveis ao toque que apresentam uma cor branca acinzentada. Nas mulheres, aparecem com maior frequência no interior da vagina ou da uretra, ao redor da abertura vaginal, no colo uterino ou no ânus. Nos homens, no entanto, costumam ser observadas no pênis ou escroto, na uretra ou no ânus.

Obtenha mais informação no artigo Como detectar as verrugas genitais.

Causas das verrugas genitais - Como saber se tenho verrugas genitais
Imagem: mujeryvida.com

Como prevenir o contágio de verrugas genitais

A única forma de prevenir o contágio de verrugas genitais é evitar totalmente o contato pele com pele com uma pessoa infectada. Portanto, é fundamental proteger-se nas relações sexuais mediante o uso do preservativo, mesmo durante a prática de sexo oral, pois é a forma mais eficaz e segura de reduzir o risco de contágio.

Por outro lado, é especialmente importante a realização periódica dos exames ginecológicos e da área íntima para a manutenção da saúde e certificar-se de que não existem problemas graves.

Tratamento para as verrugas genitais

Em caso de suspeita de verrugas genitais, não hesite em consultar o seu médico o mais rápido possível, já que a infecção requer um tratamento médico específico para sua cura. É possível que lhe sejam receitados medicamentos de aplicação tópica, um tratamento cutâneo que deva ser realizado na consulta médica, ou outros processos, como a cirurgia, caso as verruga sejam maiores.

Para complementar, podem ser usados métodos naturais que informamos no artigo Como curar as verrugas genitais de forma natural.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas das verrugas genitais, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mujeryvida.com
1 de 2
Causas das verrugas genitais