Partilhar
Partilhar em:

Quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns

Avaliação: 4,7 (1781 votos)
15 comentários
61 vezes partilhado
 
Quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns
Fonte: tandildiario.com

As doenças sexualmente transmissíveis tornaram se bastante comuns nos dias de hoje, o desuso da camisinha e a falta de cuidado são as principais razões para que cada ano milhares de pessoas sejam diagnosticadas com DST (doenças sexualmente transmissíveis). Muitas delas podem ser tratadas e até curadas, no entanto outras põe a vida de pacientes em risco, tal como HIV. Em umComo.com.br vamos explicar quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns e como as prevenir.

Vírus da papiloma humana HPV

O vírus da papiloma humana, conhecido com as siglas HPV, é uma doença de transmissão sexual mais comum e bastante contagiosa por causa da grande quantidade de variações que ela tem. O HPV agrupa mais de 100 tipos de infeções diferentes, das quais aproximadamente 40 se transmitem durante o contato intimo: sexo oral, vaginal e anal.

O vírus da papiloma humana pode se apresentar em forma de verrugas genitais, e dependendo do tipo, pode vir a desenvolver se e provocar câncer do útero nas mulheres. É possível prevenir e livrar se do HPV tomando consciência e seguir algumas recomendações de segurança durante o contato sexual.

Herpes Genital

Causado por um vírus de herpes simples do tipo 1, o herpes genital é uma DST altamente contagiosa que hoje em dia já faz parte da lista das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns. Isto porque esta doença pode estar no organismo durante anos sem apresentar sintomas, muitas pessoas praticam sexo sem proteção, contraindo e propagando a doença rapidamente.

A doença pode ser contraída, não só pela penetração vaginal e anal, pode ser também contraída com a pratica do sexo oral com alguém que tenha herpes simples do tipo 1 na boca, que em contato com a zona intima, torna-se herpes genital. Por isso é importante saber como prevenir esta doença e manter a nossa saúde sexual. Saiba também como ajudar a curar o herpes genital com alguns remédios caseiros.

Gonorreia

A gonorreia é o resultado do contagio de bactérias que, graças à umidade na área genital, cresce e se espalha facilmente, apresentando sintomas dentro de 1 a 14 dias após de ser infetado.

De entre todas as DST, a gonorreia tem um tratamento relativamente fácil e eficaz, no entanto se não for tratada a tempo pode gerar determinadas complicações como a infertilidade na mulher e epididimita em homens, por isso prevenir esta doença é fundamental para a sua saúde intima.

Clamidia

A clamídia é uma DST bacteriana mais comum de todas, isto porque nem sempre são manifestados os sintomas, se não for controlado por um genecologista ou urologista pode passar bastante tempo sem desconfiar da sua existência.

Felizmente tem tratamento com antibióticos bastantes eficaz, no entanto tem que ser tratado a tempo para não levar a dor pélvica crônica e infertilidade.

Vírus da imunodeficiência humana (HIV)

De todas as doenças sexualmente transmissíveis, HIV é uma das mais perigosas. Esta DST afeta o sistema imunitário do paciente, enfraquecendo o paciente ao ponto que uma simples gripe poder levar à hospitalização e até mesmo à morte.

Quando o HIV avança e o sistema imunológico do paciente começar a ceder, passa a sofrer de SIDA. O contagio do HIV pode ser prevenido com o uso de camisinha durante os encontros sexuais vaginais e anais, e a utilização de camisinha masculino e feminino durante o sexo oral.

Tricomoníases

A tricomoníase é também uma doença sexualmente transmissível bastante comum. Produzido pelo contagio de um parasita chamado Trichomonas Vaginalis, esta doença muitas vezes não apresenta sintomas, mas caso apareçam, são visíveis entre 3 e 21 dias após o contagio.

No caso da mulheres pode apresentar se com dores ao urinar, coceira na região vaginal, corrimento com mau cheiro e desconforto durante o sexo. Enquanto no homens, sentem dor ao urinar e ficam com a glande inflamada. A tricomoníase é curada com um tratamento bastante eficaz com antibióticos.

Sífilis

Apesar de que esta doença sexualmente transmissível tem tratamento eficaz para a sua cura, muitos pacientes acabam por morrer com sífilis devido ao fato da doença não ter sido detectada. Não sendo tratada pode vir a afetar órgãos como o coração e o cérebro, pondo em risco a vida do paciente.

Os sintomas da sífilis nem sempre são fáceis de detetar, por isso é melhor usar corretamente a camisinha e ser controlado pelo menos uma vez por ano por um genecologista e urologista, especialmente se praticar sexo casual frequentemente.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde sexual.

Relacionados
Comentários (15)

Escrever comentário sobre Quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns

Muito útil
15 comentários
Adrianisio
Toda vez que mantenho relação sexual a pele na ponta fica com um rasgos pequenos que depois somem. Mas da ultima vez ficou, inchou muito e não some mais. Estou usando pomada, ele já desinchou mas continua com uma abertura na ponta. O que faço?
jocelio
Umas bolhinas por cima do penis quando poca sai uma aguinha depois o local fica ferido que doença è.Qual o tratamento que remedio toma-lo.
Merlin
Gostaria de saber se o olho de peixe, sendo um tipo de HPV, pode ser um DST?
Merlin
Há duas palavras com falta de letra, olhe no segundo parágrafo de Sífilis.
Mercia
Herpes pega dormimdo junto a um criança
Cleiton
Olá eu gostaria de saber sobre essas doença pq acho qe posso está contaminado
raqueo
Quando vc sente dor nos quartos sua bariga fica em chada e tem um corrimento com mal cheiro
Cezar
To com mal cheiro no penis pele irritada, quando vou colocar a camisinha meu penis rasga que pode ser?
Paulo Marcos
Me apareceu uma mancha avermelhada na parte de baixo da minha glande dependendo ela dói tipo uma ardida, dependendo nem se nota. Isso eu reparei uns três dias após minha última relação sexual com a minha parceria q ja eh a mesma a pelo menos 2 ou 3 meses. Oq será isso?
cleia aparecida tadaieski
meu marido esta com manchas no penis elas vem e somen qal medicaçao uzar e se isso pode passa pra mim

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns
Fonte: tandildiario.com
Quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns