Quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns


Quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns

As doenças sexualmente transmissíveis tornaram se bastante comuns nos dias de hoje, o desuso da camisinha e a falta de cuidado são as principais razões para que cada ano milhares de pessoas sejam diagnosticadas com DST (doenças sexualmente transmissíveis). Muitas delas podem ser tratadas e até curadas, no entanto outras põe a vida de pacientes em risco, tal como HIV. Em umComo.com.br vamos explicar quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns e como as prevenir.

Foto: tandildiario.com

  • Vírus da papiloma humana HPV


    O vírus da papiloma humana, conhecido com as siglas HPV, é uma doença de transmissão sexual mais comum e bastante contagiosa por causa da grande quantidade de variações que ela tem. O HPV agrupa mais de 100 tipos de infeções diferentes, das quais aproximadamente 40 se transmitem durante o contato intimo: sexo oral, vaginal e anal.

    O vírus da papiloma humana pode se apresentar em forma de verrugas genitais, e dependendo do tipo, pode vir a desenvolver se e provocar câncer do útero nas mulheres. É possível prevenir e livrar se do HPV tomando consciência e seguir algumas recomendações de segurança durante o contato sexual.

  • Herpes Genital


    Causado por um vírus de herpes simples do tipo 1, o herpes genital é uma DST altamente contagiosa que hoje em dia já faz parte da lista das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns. Isto porque esta doença pode estar no organismo durante anos sem apresentar sintomas, muitas pessoas praticam sexo sem proteção, contraindo e propagando a doença rapidamente.

    A doença pode ser contraída, não só pela penetração vaginal e anal, pode ser também contraída com a pratica do sexo oral com alguém que tenha herpes simples do tipo 1 na boca, que em contato com a zona intima, torna-se herpes genital. Por isso é importante saber como prevenir esta doença e manter a nossa saúde sexual. Saiba também como ajudar a curar o herpes genital com alguns remédios caseiros.

  • Gonorreia


    A gonorreia é o resultado do contagio de bactérias que, graças à umidade na área genital, cresce e se espalha facilmente, apresentando sintomas dentro de 1 a 14 dias após de ser infetado.

    De entre todas as DST, a gonorreia tem um tratamento relativamente fácil e eficaz, no entanto se não for tratada a tempo pode gerar determinadas complicações como a infertilidade na mulher e epididimita em homens, por isso prevenir esta doença é fundamental para a sua saúde intima.

  • Clamidia


    A clamídia é uma DST bacteriana mais comum de todas, isto porque nem sempre são manifestados os sintomas, se não for controlado por um genecologista ou urologista pode passar bastante tempo sem desconfiar da sua existência.

    Felizmente tem tratamento com antibióticos bastantes eficaz, no entanto tem que ser tratado a tempo para não levar a dor pélvica crônica e infertilidade.

  • Vírus da imunodeficiência humana (HIV)


    De todas as doenças sexualmente transmissíveis, HIV é uma das mais perigosas. Esta DST afeta o sistema imunitário do paciente, enfraquecendo o paciente ao ponto que uma simples gripe poder levar à hospitalização e até mesmo à morte.

    Quando o HIV avança e o sistema imunológico do paciente começar a ceder, passa a sofrer de SIDA. O contagio do HIV pode ser prevenido com o uso de camisinha durante os encontros sexuais vaginais e anais, e a utilização de camisinha masculino e feminino durante o sexo oral.

  • Tricomoníases


    A tricomoníase é também uma doença sexualmente transmissível bastante comum. Produzido pelo contagio de um parasita chamado Trichomonas Vaginalis, esta doença muitas vezes não apresenta sintomas, mas caso apareçam, são visíveis entre 3 e 21 dias após o contagio.

    No caso da mulheres pode apresentar se com dores ao urinar, coceira na região vaginal, corrimento com mau cheiro e desconforto durante o sexo. Enquanto no homens, sentem dor ao urinar e ficam com a glande inflamada. A tricomoníase é curada com um tratamento bastante eficaz com antibióticos.

  • Sífilis


    Apesar de que esta doença sexualmente transmissível tem tratamento eficaz para a sua cura, muito pacientes acabam por morrer com sífilis devido ao fato da doença não ter sido detectada. Não sendo tratada pode vir a afetar órgãos como o coração e o cérebro, pondo em risco a vida do paciente.

    Os sintomas da sífilis nem sempre são faces de detetar, por isso é melhor usar corretamente a camisinha e ser controlado pelo menos uma vez por ano por um genecologista e urologista, especialmente se praticar sexo casual frequentemente.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde sexual.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais são as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns:


                

3 comentários


28-09-2014 MARIA MORAES disse:
INFELIZMENTE TODOS ATRAVÉS DO USO DA CAMISINHA ESQUECEM-SE DO PRINCIPAL NA VIDA... SEXO COM COMPROMISSO, AMOR E RESPONSABILIDADE... ESTES HÁBITOS GERAM FAMÍLIA E FIDELIDADE. NÃO É BOM QUE O HOMEM ANDE SÓ, DIZ DEUS, DAR-LHE-EI UMA COMPANHEIRA QUE SEJA IDÔNEA... COISAS SIMPLES ASSIM... QUE HOJE FORAM BANALIZADAS PELO SEXO SEM AMOR... O PRAZER DE GOZAR NÃO SE COMPARA AO PRAZER DE AMAR... FICA A DICA! EU NÃO USO CAMISINHA COM MEU MARIDO. ELE POR ME AMAR AFASTA-SE DO SEXO FORA DO LAR... SOMOS RESPONSÁVEIS COM NOSSO CORPO E COMO ELE COSTUMA DIZER: PORQUE EU TROCARIA O PRAZER QUE VC ME DÁ COM AMOR PELOS CORPOS BELOS QUE SE EXPÕEM E SE OFERECEM A MIM LÁ FORA? - MULHERES LINDAS POR FORA E PODRES POR DENTRO! - HOMENS LINDO POR FORA E PODRES POR DENTRO! SERES MORALMENTE SUJOS; EVITE-OS!
13-09-2014 tamyris disse:
tenho uma duvida,e queria que vocês me respondesse,meu esposo começou a se reclamar que começou ferir o penes dele,começou arde e também apareceu umas pintinhas vermelhas,queria saber se é uma dst?
16-07-2014 carlos penha disse:
as pessoas são ***** pois em vês de se cuidar, elas preferem pegar essas doenças, e na verdade o mundo está cheio de doenças, mais porque? é porque o ser humano não procura se cuidar, e na verdade não quer e prefere viver doente...
Vídeos em destaque
Beleza Projetos de Halloween Rainbow Loom Animais de Estimação