Precauções ao praticar sexo

Engolir esperma transmite hiv?

Engolir esperma transmite hiv?

A maioria das pessoas tem uma ideia errada acerca dos métodos de transmissão do HIV. A AIDS é uma doença que afeta muitos jovens, mas não é ainda totalmente conhecida pela população e por isso vem cada vez mais sendo transmitida, portanto, saber como se pega AIDS é importante para ter segurança e manter uma vida saudável. Para matar as suas dúvidas e te conscientizar acerca dos perigos da Síndrome Imunodeficiência Adquirida, umComo.com.br desenvolveu o artigo Engolir esperma transmite HIV. Continue lendo para saber mais.

Também lhe pode interessar: Faz mal engolir esperma?

Índice

  1. O sexo oral e o HIV
  2. Métodos de transmissão do HIV
  3. Proteção segura

O sexo oral e o HIV

Esse tema divide os epidemiologistas. Apesar de muitos dizerem que sim, o sexo oral pode causar a AIDS, nunca houve um caso que confirmasse essa teoria. Tampouco existem casos de HIV com pessoas que engoliram esperma. No entanto, acredita-se que a presença de machucados na boca, pequenas úlceras, amigdalite, gengivite e infecções na garganta pode acarretar na contração do vírus.

Quando falamos da ingestão de esperma, os parâmetros são os mesmos. Apesar do esperma possuir grandes quantidades do vírus, tudo depende de seu contato com a corrente sanguínea. Quando chegar ao seu estômago, ele será destruído pelos ácidos estomacais. Portanto, é possível contrair HIV pelo esperma quando existe algum método de entrada para a corrente sanguínea.

A conclusão é a de que apesar de possuir um risco baixíssimo, deve-se evitar a prática insegura do sexo oral. Engolir esperma, portanto, é um prática de baixa periculosidade, mas por via das dúvidas, é melhor utilizar a camisinha e não engolir.

Engolir esperma transmite hiv? - O sexo oral e o HIV

Métodos de transmissão do HIV

O HIV se dá quando o vírus entra em contato com a corrente sanguínea de um não contaminado. Como a maioria de nós sabemos, a AIDS é chamada de doença sexualmente transmissível (DST) ou doença venérea pois durante a prática do sexo vaginal e anal existe rompimento de pequenos vasos sanguíneos e portanto, contaminação. Essa é a causa principal da doença.

Além disso, o compartilhamento de seringas utilizadas, transfusões de sangue inseguras e material de body art como piercings e agulhas de tatuagem que não passaram pela higiene adequada podem ser vetores de transmissão do vírus do HIV. Além disso, existem partos que transmitem o vírus de mãe para filho.

A AIDS não é transmitida pela saliva, pelo compartilhamento de roupas ou lençóis, nem pelo ar, por abraços, no dentista, etc.

Veja nosso artigo Como se transmite o HIV para saber mais.

Proteção segura

Bem, para se proteger e viver uma vida saudável sem AIDS o método de prevenção mais recomendado e com 100% de eficácia é a camisinha. Tanto o preservativo masculino quanto o feminino são eficazes na hora de prevenir a AIDS, além é claro de evitar uma gravidez indesejada. A camisinha é a ÚNICA prevenção que existe para a doença.

Para aqueles que já se expuseram a situações de risco de contração da AIDS, existe a profilaxia pós-exposição, que funciona como uma pílula anticoncepcional do HIV. Distribuída em postos de saúde, ela reduz a chance de contração do vírus, é claro, se tomada em até 72 horas depois da exposição. É necessário observar também que quanto mais rápido você tomar a PPE, menores as chances de contrair a doença. A PPE não garante 100% de eficácia.

Para saber mais sobre a AIDS, leia os artigos:

Engolir esperma transmite hiv? - Proteção segura

Se pretende ler mais artigos parecidos a Engolir esperma transmite hiv?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Cristiane
Se engolir em pequena quantidade corro risco
A sua avaliação:
Karina
E se ouverem feridas no estômago?gastrite, úlcera transmite?
Rock
Também tenho dúvida
1 de 3
Engolir esperma transmite hiv?