PARTILHAR

Como usar a minipílula

Como usar a minipílula

A minipílula é uma pílula anticoncepcional que apenas contém o hormônio progesterona sintética, não tendo por isso na sua composição estrogênio e estando associada por isso, a menos efeitos secundários.

A minipílula é frequentemente a escolha das mulheres que se encontram a amamentar ou que por um qualquer motivo não podem tomar uma pílula com estrogênio, como por exemplo, mulheres com mais de 35 anos e fumadoras. Algumas mulheres caem no erro de achar que a minipílula é mais fraca que a pílula contraceptiva combinada (estrogênio + progesterona), porém, esta pílula é igualmente eficaz, desde que seguida consoante as instruções do fabricante.

Como tomar a minipílula

Ao contrário de algumas das pílulas combinadas, a minipílula ou pílula simples deve ser tomada em todos os dias do ciclo menstrual (28 dias) sem interrupções. Nos últimos comprimidos da cartela, que correspondem aos últimos dias do ciclo menstrual, pode ocorrer a hemorragia de privação, semelhante ao período menstrual, porém, com a toma deste tipo de pílula, a menstruação pode tornar-se mais irregular, podendo deixar de ocorrer em alguns meses.

Tal como a pílula combinada, a minipílula deve ser tomada sempre à mesma hora, podendo as alterações no horário de toma comprometer a sua eficácia. A maioria das pílulas combinadas, em caso de esquecimento, podem ser tomadas após 12 horas da hora da suposta toma. Com a minipílula estes atrasos comprometem grandemente a sua eficácia, pelo que é requerida pontualidade na sua toma.

Vantagens e desvantagens

Por não conter estrogênio na sua composição, a minipílula está menos sujeita à ocorrência de efeitos secundários do que a pílula combinada. Alguns destes efeitos prendem-se com o aumento de peso ou retenção de água, dores de cabeça e má-disposição. A minipílula não controla os períodos menstruais, pelo que pode ser difícil para algumas mulheres adaptarem-se à falta de período ou às perdas de sangue durante o ciclo. Esta pílula pode ser usada com segurança durante o aleitamento, por mulheres que fumem ou com tensão arterial elevada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a minipílula, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
rosi
usei o Dio de cobre por 7 anos ,tirei pensando engravidar ,não tenho filhos ,esta duvida de ser ou não mae esta me matando, agora coloquei o nuvaring mas devido ter hormônios combinados não esta sendo bom ,pois tenho varizes ,estou pensando usar a minipílula cerazette pois não contem estrógenos causadores de varizes estou ficando louca mulher sofre demais...............
luisa helena Ribeiro
Ja experimentei um tanto bom mas quem sabe essa dara certo pra mim que tenho 35 anos .Porque aqui na minha cidade medicos disseram que estou velha,so tenho uma filha e depois que ela nasceu nao consegui dar certo com pilulas injetaveis orais.
Como usar a minipílula
Como usar a minipílula

Voltar ao topo da página ↑