Partilhar

Como tratar a sífilis

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 6 fevereiro 2018
Como tratar a sífilis

Uma das doenças de transmissão sexual (DST) mais comuns é a sífilis, um tipo de condição que, dependendo da fase em que se encontra, precisará de um tipo de tratamento ou outro. Embora a ciência médica tenha avançado muito nesta doença, a verdade é que as primeiras fases da sífilis são tratáveis e o paciente costuma poder seguir uma vida normal depois de expulsar o vírus, mas nas fases mais avançadas da mesma, a cura é muito mais complicada e pode chegar inclusive a causar a morte. Por este motivo, neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar como tratar a sífilis para saber os diferentes métodos curativos que existem, assim como as fases da doença.

Também lhe pode interessar: O que é a Sífilis
Passos a seguir:
1

Como já referimos, dependendo da fase na qual se encontre pode tratar ou não a sífilis. Por este motivo é imprescindível conhecer os sintomas que costuma apresentar, para poder começar o quanto antes com o processo de cura. Este tipo de doença de transmissão sexual contagia-se de pessoa para pessoa por entrar em contato direto com a úlcera que esta bactéria contém. A forma mais habitual de entrar em contato é por via sexual, uma vez que os fluxos corporais se misturam e se houver algum infetado, é possível que contagie o outro.

De seguida, vamos lhe explicar as diferentes fases da sífilis com os sintomas mais comuns que costumam ocorrer em cada fase, assim terá a informação necessário que lhe ajudará a detetar se está ou não sofrendo desta condição.

Primeira fase

Esta fase carateriza-se pelo aparecimento de uma úlcera em alguma zona do corpo e com o passar dos dias, vão aparecendo mais em outras partes. A primeira aparece entre os 10 até aos 90 dias (aproximadamente) de ter estado em contato com o vírus, embora a média sejam 21 dias.

A úlcera que aparece costuma ser pequena e indolor e aparece na mesma zona por onde esteve em contato com o vírus (podem ser os genitais, os lábios, a boca, etc). Desaparecem sem motivo aparecente aos 3 ou 6 semanas e, se não for tratada a tempo, passam à segunda fase.

Segunda fase

Quando a sífilis passa para a segunda fase é quando aparece no nosso corpo uma erupção que pode estar localizada em apenas uma zona ou mais de uma área corporal. Não causa qualquer ardor ou coceira e aparece quando a úlcera da primeira fase tiver desaparecido ou estiver quase para desaparecer.

As zonas mais comuns de aparecerem essas erupções são a palma das mãos e os pés, mas também costumam vir acompanhadas de efeitos secundários como febre, perda de peso, fadiga, inflamação dos gânglios e cansaço.

Terceira fase

É a fase oculta da sífilis, ou seja, quando externamente desaparecem todos os sinais da doença mas esta continua afetamento internamente. É neste momento que o tratamento começa a ser muito mais complicado podendo inclusive nem sequer funcionar. Por este motivo, nesta fase é quando mais chances de morte há.

Durante esta etapa a DTS afeta diretamente os nossos órgãos podendo chegar a prejudicar os vasos sanguíneos, alterar os ossos, etc. Embora visivelmente não hajam marcas, podem se apresentar alguns sintomas como problemas de coordenação, cegueira ou demência.

Neste artigo encontrará mais informação sobre os sintomas da sífilis.

Como tratar a sífilis - Passo 1
2

Para saber como se trata a sífilis, primeiro deve saber que é uma DST que tem cura, sobretudo se o estado da doença estiver nos primeiros estágios. No caso de se encontrar no último deles, é mais complicado superar a doença porque a doença já faz parte do nosso organismo e é muito mais difícil tentar eliminá-la, mas não impossível.

É por este motivo é recomendável consultar um médico no momento em que detetar algum dos sintomas que mencionamos anteriormente. Com uma detecção precoce pode-se superar esta doença com a toma de uma medicação concreta e em poucas semanas poderá voltar a desfrutar de uma vida normal e saudável.

3

A forma de tratar a sífilis durante as primeiras fases é através de uma injeção de penicilina ou de um substituto, no caso de ser alérgico a este antibiótico. No caso do paciente se ter infetado há um ano é provável que precise mais de uma injeção para poder eliminar de todo esta condição. O que é importante é que saiba que durante o tratamento não pode ter relações sexuais pois ainda está infetado e poderá contagiar alguém.

Como tratar a sífilis - Passo 3
4

Mas se a doença se encontra em um estado mais avançado, vai precisar de um tratamento mais forte e é provável que se tenha de injetar todos os dias durante um tempo estipulado pelo médico, podem ser desde 10 dias até 1 ano. Se depois disto, a infecção continuar sem remitir é porque a bactéria se estabeleceu no nosso organismo e já não poderá se eliminar, neste caso deverá falar com o médico para lhe indicar qual é o melhor tratamento para minimizar os sintomas, mas a doença já não tem cura.

5

Como já referimos, a sífilis é uma DST, pelo que é contagiosa por via sexual e pode se prevenir levando a cabo uma série de medidas concretas que protegerão sua saúde sem ter que renunciar o sexo. O único método que existe atualmente e que funciona para prevenir qualquer doença é o preservativo. Os adesivos, pílulas ou outros são métodos anticoncepcionais que previnem a gravidez mas não o protegem de doenças. Assim, o uso de camisinha é imprescindível para poder evitar o contágio da sífilis e outras DSTs como a SIDA, o herpes, os fungos, entre outros.

Mas também é importante consultar anualmente um ginecologista ou urologista para examinar o estado de saúde dos seus genitais e realizar uma análise de sangue onde procurarão qualquer indício de doenças que se possam contagiar.

Veja também: Como tratar uma ferida no pênis

Como tratar a sífilis - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a sífilis, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como tratar a sífilis

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
gilssara teixeira
tenho sifilis estou 128 tem cura
luciana santos
Queria saber ser os remedios pro tratamento gonorreia precissa receita medica. Ou poder ir direto. Farmaci
sandro
eu tenho ifilis alem do tratamento com a bezetacil existe outra maneitra de acelerar o tratamento?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Sandro, não temos essa informação. Pode sempre perguntar para o seu médico. Obrigada pelo comentário e as melhoras!
polina
bom dia, aki `e POLINA eu quero perguntar acerca do sifilis porq eu tenho tido umas ulceras sempre que acabo de ver meu periodo menstrual na zona do labio maior da vagina tem duracao de 7dias depois desaparece dependendo do tamanho da ulcera, so que me deixa com cicatrizes. entao eu keria saber se `e sifilis ou tem um outro nome.
Dr. Wagner Urologista
Parece ser herpes genital

Como tratar a sífilis
1 de 4
Como tratar a sífilis

Voltar ao topo da página