Partilhar
Partilhar em:

Como tratar a balanite

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (2540 votos)
50 comentários
27 vezes partilhado
 
Como tratar a balanite
Fonte: abc.es

A balanite é uma inflamação da glande ou cabeça do pênis que pode ser produzida por diferentes causas, como uma infecção por fungos, falta de higiene, doenças sexualmente transmissíveis (DST), diabetes mal controlada, dermatite, sabões muito agressivos, alergias, psoríase ou outras doenças da pele. Dependendo de qual seja a causa, se optará por um tratamento ou por outro.

Em umComo.com.br veremos como tratar a balanite.

Também lhe pode interessar: Como tratar a fimose
Instruções:
1

A causa mais frequente da balanite é uma infecção por fungos, geralmente pela cândida albicans, que dá nome à doença: balanite candidiásica.

Os sintomas mais evidentes são a coceira e a vermelhidão da glande e, inclusive, do prepúcio em casos mais graves. Em geral costumam regredir espontaneamente em 4 ou 5 dias. Se não for assim, precisará de um tratamento em princípio em forma de pomada antimicótica, como o ketoconazol, o miconazol, o clotrimazol ou a nistatina. Costuma-se indicar a aplicação destas, que são vendidas sem necessidade de receita, 2 ou 3 vezes ao dia durante um mínimo de 10 dias, administrando-se após higienizar e secar bem a zona afetada. O resultado costuma ser rápido e efetivo.

Também podem ser prescritos antifúngicos via oral, como o fluconazol, um tablete de 150mg que se toma em dose única.

Uma alimentação com muitos açúcares e hidratos de carbono alimenta as células da Cândida e proporciona-lhes toda a energia de que precisam para viver. Pelo contrário, a ingestão de alimentos orgânicos, ricos em enzimas ativas e com alto conteúdo em vitaminas e minerais, mata as células da Cândida.

2

Quando a balanite for produzida por uma infecção bacteriana, o tratamento utilizado será tomar antibióticos por via oral. Para decidir de que antibiótico você precisará, pode ser que o médico responsável tome uma amostra com um cotonete, uma varinha com a ponta de algodão, para cultivar no laboratório e verificar que tipo de bactéria é a causadora da balanite.

A administração oral das cefalosporinas, como cefalexina, ceftriaxona ou cefixima é útil para o tratamento contra a balanite produzida pela gonorreia. Costuma ser administrada quatro vezes ao dia durante 7 dias.

Outra possibilidade são os macrólidos, como a eritromicina e a azitromicina, geralmente receitados por 7 dias, duas vezes ao dia.

Se as infecções se repetem com frequência, uma medida a ser considerada para sua solução é a circuncisão, sobretudo em casos de fimose e parafimose. É uma intervenção cirúrgica que consiste em cortar a pele do prepúcio deixando a glande exposta. É realizada com anestesia local, dura menos de uma hora, não precisa de internação hospitalar e a recuperação é de 8 ou 10 dias. Deste modo, poderá recuar o prepúcio para limpá-lo, cuidado básico para evitar a balanite.

3

Os cuidados gerais em todos os tipos de balanite, seja qual for a causa, são os seguintes:

Higiene

Se a pele estiver inflamada a recomendação é manter a zona limpa e seca, evitando o uso de qualquer sabão perfumado, loção ou elemento químico que possa irritar a zona.

Deve-se lavar a glande diariamente. Puxando o prepúcio para trás suavemente durante o banho ou a ducha e limpando suavemente a glande utilizando apenas água e um sabão suave, garantindo que o pênis e a glande estejam secos antes de vestir a roupa interior. Se a glande apresentar pequenas placas brancas, causadas pela infecção fúngica, não se deve tentar limpá-las nem esfregá-las, isso provocará que a glande fique mais lesionada e com feridas abertas, facilitando a entrada de mais microrganismos.

Lave as mãos antes de ir ao banheiro, se você trabalhar com produtos químicos que possam irritar a pele delicada.

Também se pode testar um creme à base de água para aliviar e limpar a zona. Se você tem balanite por irritação, uma vez que se deixa de usar o produto que causa a irritação, os sintomas geralmente desaparecem. No entanto, podem reaparecer se começar a usar o produto novamente.

Outro tratamento para a balanite é a lavagem com permanganato de potássio. Dissolve-se uma pastilha em um litro de água fervida e vai-se utilizando, 2 ou 3 vezes por dia. O borato de sódio também alivia os sintomas: dissolve-se uma colherada em um litro de água fervida, guarda-se em um recipiente com tampa e vai-se usando pouco a pouco em cada lavagem.

4

Relações sexuais

Ainda que com o tratamento não seja necessário evitar as relações sexuais, estas podem provocar mais irritação e inflamação na zona afetada. A infecção raramente é transmitida pelas relações sexuais, mas se chegar a ocorrer, ambos deverão tratar-se ao mesmo tempo. É por isto que se aconselha o uso de preservativos neste período, desde que não sejam a causa da balanite, e se assim for, utilizar os que são especiais para peles sensíveis.

5

Cremes esteroides

Podem ser receitados para ajudar a reduzir a inflamação, com os cremes corticoides obtém-se uma melhora rápida, ainda que exista a possibilidade de que piore certas infecções. Não se deve utilizar este medicamento se não tiver sido prescrito pelo médico.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tratar a balanite, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Procure seu médico de família em qualquer caso, se suspeitar que pode estar com balanite.
Comentários (50)

Escrever comentário sobre Como tratar a balanite

50 comentários
Robson
Balanite candidiase fiz uma higienizacao excessiva lavei muito com sabonete e minha burrada pra nunca mais sabonete esfoliante demorei um mes e meio para ir no urologista... dai ele me deu esse tratamento, fluconazol dose unica tomando nos intervalos de 7 dias durante 3 semanas usei pomada icaden nas duas primeiras semana e sempre lavando cm sabonete liquido granado. Pelo menos duas vezes ao dia! De manha e noite apos o banho! ( sempre limpando com papel higiênico apos urinar) Mesmo assim fico uma pequena mancha vermelha visível quase nao se via..
Apos da segunda semana de tratamento cm fluconazol dimuni doces quase zero comecei tomar mais agua e comer legumes ai no lugar da pomada... foooi tiro certeiro talco de povilho antisséptico granado (tradicional) os fungos gosta de umidades doces açúcares , dai tratei com talco no lugar do (icaden) e tratei junto cm sabonete liquido granado, na mosca ja era fim. K
Quero ajudar vcs porque essa praga parece um inferno meu caso tive ardencia muita coceira e vermelhidão)
andre santos
só uma curiosidade, o esperma que tem balanite pode contaminar a parceira, assim: sem penetração, apenas jogando o esperma emcima da genitalia dela?
A sua avaliação:
marcossousa
estou com uma dor quando vou urinar,tenho fimose,mais ai depois que urino ai q a dor aumenta é na glande do penis, parece q tem uma agulha furando doi muito,queria q alguem pudesse me explicar o q pode ser
A sua avaliação:
Mauricio
Caso sua balanite seja recorrente como a minha, que sofri durante 20 anos com essa m... usei de tudo que se possa imaginar, passei por todos medicos, e agora consegui um controle, atá o momento não reativou, O que Fiz, Foi o seguinte: tomei via oral fluconazol de 150 mg uma vez por semana durante 01 mes.( caso necessario 06 semanas) Passei na primeira semana psorex creme 02 vezes ao dia, e na segunda semana 01 vez ao dia.Foi a unica soluçao até o momento; Aviso: não deixe consultar um médico antes de iniciar o tratamento.
A sua avaliação:
Anderson
Eu tenho quase certeza de que estou com balanite mas unicos sintomas q tenho é da pele avermelhada e inchaço no prepúcio
Quero saber oq devo fazer tenho 14 anos e algum remedio ou pomada q devo comprar se souber obrigado
Sara Viega
Oi Anderson! Antes de tudo, você deve consultar seu médico para ser feito um diagnóstico adequado e, indicado o melhor tratamento para o seu caso. Obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Borges
referente a meu comentário ,sobre a melaleuca é excelente ,até quando a balonite estiver no controle , 7 gotas num copo de agua morna , de preferencia descartavel , rs , ponha o amigo la dentro e deixe por uns 5 minutos , lavando a glande suavemente e quando machucado pela balonite , a mesma coisa , apenas com cuidado para não machucar mais , outra dica importante para suavizar bastante a balonite e por duas colheres de café de bicarbonato ,dentro de um copo de agua quente o suficiente para aguentar e deixar o amigo por 8 minutos na solução alcalina do bicabornato, secar suavemente , ótimo cicatrizante . É osso amigos , mais¨¨ tudo passa ¨¨
A sua avaliação:
Borges
a balanite , na maioria das vezes ataca quando nossa imunidade baixa , seja fungica , ou bacteriana , e isso -e para a vida toda ,com ciclos mais duradouros e outros curtos , por isso a cirurgia , não é 100% , tendo uma vida mais controlada ,dieta saudavel (exclusão de açucar ) ja melhora muito , uma vida menos sedentaria , já é um otimo tratamento para o estres ,do dia a dia , quando acometido sugiro tambem como higienização a melaleuca , mais cuidado nunca ponha pura , 7 gotas num copo de agua , já é o suficiente , e somente a noite passe a pomada ou creme que seu urologista vai receitar para que o penis possa ficar seco a maior parte do dia para mim fluconazol , melaleuca e pomada (nunca creme) receitada por seu urologista , vai resolver com certeza ,ahhh e muita paciência porque para curar um ciclo , no minimo 10 dias .
A sua avaliação:
Mauricio
Unica coisa que funciona é creme Psorex, em 03 dias some tudo, depois volta faz parte da balanite.
A sua avaliação:
rsilva
por favor envie mais informaçoes e formas de tratamentos para Balanite ou formas de tratar doenças relacionadas.
A sua avaliação:
Antonio
meu comentário tem o objetivo de dar uma sugestão, e falo porque lidei e sofri muito com essa tal de balanite fúngica. Recorrências todas as vezes que me atacava o stress do trabalho e outros motivos. Depois de consultar vários médicos, utilizar vários tratamentos e medicamentos, acabei descobrindo um medicamento que proporciona verdadeiro milagre no tratamento disso. Óleo de Melaleuca. Impressionante. Utiliza uma ou duas vezes depois do banho. No dia seguinte parecem surgir ulcerações na pele. Suspende o uso, e dois dias depois a pele do pênis volta ao normal, assim ficando por muito mais tempo do que me garantiam os tratamentos anteriores. Para mim, um milagre esse tal de óleo de melaleuca. Taí uma dica que vai impressionar aos que resolverem testar.
Sara Viega
Oi Antonio! Muito obrigada por partilhas isso conosco valeu :)

Como tratar a balanite
Fonte: abc.es
Como tratar a balanite