Partilhar

Como tratar a balanite

Como tratar a balanite
Fonte: abc.es

A balanite é uma inflamação da glande ou cabeça do pênis que pode ser produzida por diferentes causas, como uma infecção por fungos, falta de higiene, doenças sexualmente transmissíveis (DST), diabetes mal controlada, dermatite, sabões muito agressivos, alergias, psoríase ou outras doenças da pele. Dependendo de qual seja a causa, se optará por um tratamento ou por outro.

Em umComo.com.br veremos como tratar a balanite.

Passos a seguir:
1

A causa mais frequente da balanite é uma infecção por fungos, geralmente pela cândida albicans, que dá nome à doença: balanite candidiásica.

Os sintomas mais evidentes são a coceira e a vermelhidão da glande e, inclusive, do prepúcio em casos mais graves. Em geral costumam regredir espontaneamente em 4 ou 5 dias. Se não for assim, precisará de um tratamento em princípio em forma de pomada antimicótica, como o ketoconazol, o miconazol, o clotrimazol ou a nistatina. Costuma-se indicar a aplicação destas, que são vendidas sem necessidade de receita, 2 ou 3 vezes ao dia durante um mínimo de 10 dias, administrando-se após higienizar e secar bem a zona afetada. O resultado costuma ser rápido e efetivo.

Também podem ser prescritos antifúngicos via oral, como o fluconazol, um tablete de 150mg que se toma em dose única.

Uma alimentação com muitos açúcares e hidratos de carbono alimenta as células da Cândida e proporciona-lhes toda a energia de que precisam para viver. Pelo contrário, a ingestão de alimentos orgânicos, ricos em enzimas ativas e com alto conteúdo em vitaminas e minerais, mata as células da Cândida.

2

Quando a balanite for produzida por uma infecção bacteriana, o tratamento utilizado será tomar antibióticos por via oral. Para decidir de que antibiótico você precisará, pode ser que o médico responsável tome uma amostra com um cotonete, uma varinha com a ponta de algodão, para cultivar no laboratório e verificar que tipo de bactéria é a causadora da balanite.

A administração oral das cefalosporinas, como cefalexina, ceftriaxona ou cefixima é útil para o tratamento contra a balanite produzida pela gonorreia. Costuma ser administrada quatro vezes ao dia durante 7 dias.

Outra possibilidade são os macrólidos, como a eritromicina e a azitromicina, geralmente receitados por 7 dias, duas vezes ao dia.

Se as infecções se repetem com frequência, uma medida a ser considerada para sua solução é a circuncisão, sobretudo em casos de fimose e parafimose. É uma intervenção cirúrgica que consiste em cortar a pele do prepúcio deixando a glande exposta. É realizada com anestesia local, dura menos de uma hora, não precisa de internação hospitalar e a recuperação é de 8 ou 10 dias. Deste modo, poderá recuar o prepúcio para limpá-lo, cuidado básico para evitar a balanite.

3

Os cuidados gerais em todos os tipos de balanite, seja qual for a causa, são os seguintes:

Higiene

Se a pele estiver inflamada a recomendação é manter a zona limpa e seca, evitando o uso de qualquer sabão perfumado, loção ou elemento químico que possa irritar a zona.

Deve-se lavar a glande diariamente. Puxando o prepúcio para trás suavemente durante o banho ou a ducha e limpando suavemente a glande utilizando apenas água e um sabão suave, garantindo que o pênis e a glande estejam secos antes de vestir a roupa interior. Se a glande apresentar pequenas placas brancas, causadas pela infecção fúngica, não se deve tentar limpá-las nem esfregá-las, isso provocará que a glande fique mais lesionada e com feridas abertas, facilitando a entrada de mais microrganismos.

Lave as mãos antes de ir ao banheiro, se você trabalhar com produtos químicos que possam irritar a pele delicada.

Também se pode testar um creme à base de água para aliviar e limpar a zona. Se você tem balanite por irritação, uma vez que se deixa de usar o produto que causa a irritação, os sintomas geralmente desaparecem. No entanto, podem reaparecer se começar a usar o produto novamente.

Outro tratamento para a balanite é a lavagem com permanganato de potássio. Dissolve-se uma pastilha em um litro de água fervida e vai-se utilizando, 2 ou 3 vezes por dia. O borato de sódio também alivia os sintomas: dissolve-se uma colherada em um litro de água fervida, guarda-se em um recipiente com tampa e vai-se usando pouco a pouco em cada lavagem.

4

Relações sexuais

Ainda que com o tratamento não seja necessário evitar as relações sexuais, estas podem provocar mais irritação e inflamação na zona afetada. A infecção raramente é transmitida pelas relações sexuais, mas se chegar a ocorrer, ambos deverão tratar-se ao mesmo tempo. É por isto que se aconselha o uso de preservativos neste período, desde que não sejam a causa da balanite, e se assim for, utilizar os que são especiais para peles sensíveis.

5

Cremes esteroides

Podem ser receitados para ajudar a reduzir a inflamação, com os cremes corticoides obtém-se uma melhora rápida, ainda que exista a possibilidade de que piore certas infecções. Não se deve utilizar este medicamento se não tiver sido prescrito pelo médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a balanite, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Procure seu médico de família em qualquer caso, se suspeitar que pode estar com balanite.

Escrever comentário sobre Como tratar a balanite

101 comentários
A sua avaliação:
Reginaldo
tive este problema por mais de ano usem pasta d água uma pomada para assadura de criança, HIPOGLOS pode usar ela contem vitaminas comigo funcionou.
cesar augusto cardoso rodrigues
desconfio que estou com essa doença ?
DIEGO
eu tenho isso desde 2013 a principio foi vermelhidão coceiras procurei um urologista que me receitou quadriderm de principio resolveu porem após 7 dias viraram ulcerações feridas doloridas voltei no doutor e ele receitou antibiotico e permaganato custou mas resolveu depois de uns 30 dias porem vermelhidão sempre volta desde então estou usando pomada quadriderm mas isso sempre retorna vou optar por fazer a cirurgia pois acredito que é algo reincidente e sempre volta devido a stress alimentação sexo casual hj fui ao medico pois a 15 dias ela voltou e não passava com a pomada estou tomando ciprofloxaxino usando quadriderm e irei usar permaganato como da outra vez ele cicatriza bem as lesões so que a dor que ele causa e do caramba pois arde igual alcool na ferida.
Anderson
Galera esses depoimentos são importantes. Eu estava me agarrando e o Pênis ficou apertando na calça por uns 4 minutos, quando fui usar tive um grande susto, A cabeça do pênis estava totalmente de fora e o prepúcio estava muito inchado. É um grande susto porque a pele não retorna e ai começou as coceiras e dores. Fui ao médico e o tratamento foi: Fluconazol 150mg 1 comprimido por semana durante um mês e usei o creme DESONOL por 15 dias, 3x na por dia. O tempo de cura é em torno de 10 dias e é preciso fazer todo tratamento para resolver o problema. A balanite surge de diversas formas e o ideal é se cuidar.
A sua avaliação:
Gilvane Nunes
Estou aqui para relatar que tive balanite por mais de um ano, procurei médicos que me deram alguns remédios que pouco ajudaram, mas aqui no site e em conjunto com medicamento receitado por um urologista consegui praticamente me curar da balanite, então vai os procedimentos que me ajudaram muito, como estava bastante a glade e a pele em torne dela estavam bastante irritadas apliquei por 3 dias a pomada "novacort", apos isto todo pela manha e a noite antes de deitar lavava com "Sabonete Granado Antisséptico" o tradicional da caixa marrom e depois secava com papel higienizo e aplicava o "Talco Granado Antisséptico" também o tradicional da embalagem marrom, isto todos os dias sem falhar este é o segredo parece simples mas resolve 100%.
waldomiro volz
Como posso curar o mais rápidoa glande irritada, até com ferida aberta?
Editor umComo.com.br
A sua avaliação:
RICARDO
foi muito bom ler isso...
Editor umComo.com.br
Oi Ricardo! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando os artigos do umCOMO!
aparecido
estou passando apomada clitomazol mas o prepucio ainda ta inchado ! tem outro medicamento ?
paulo
estou com estes sintomas como posso tratar
Rodrigo
já faz quase um ano que venho sofrendo com isso, acabei pegando gonorreia fiz o tratamento com Ciprofloxacino, no dia em que tomei o ultimo antibiótico, notei que minha glande ficou avermelhada e com sensação de queimação ao longo do dia, já fui em vários urologistas e nenhum fala que tem ralação com a gonorreia que eu tinha pego, já me receitaram fluconazol, pomada baicuten, mupirocina, sabonete antisséptico e a glande continua avermelhada, estou tentando no momento passar talco antisséptico granado e o creme cicaplast b5, se não obtiver melhora voltarei no urologista novamente.

Como tratar a balanite
Fonte: abc.es
Como tratar a balanite

Voltar ao topo da página