Partilhar

Como terminar um relacionamento e manter a amizade

Como terminar um relacionamento e manter a amizade

Qualquer pessoa pode terminar um relacionamento mas é necessário um grande esforço para continuarem sendo amigos. Apesar da maioria das pessoas pensar que isso é impossível, na verdade pode ser possível sim. Claro que quanto mais intensa for a relação, mais difícil pode ser seguir em frente com uma amizade, mas apesar do longo caminho que se tenha de percorrer, uma amizade para a vida toda pode florescer depois de uma relação romântica. Neste artigo de umComo vamos lhe dar alguns conselhos para que saiba como terminar um relacionamento e manter a amizade.

Também lhe pode interessar: Como terminar um relacionamento

Terminar o relacionamento

Faça o correto e termine com o relacionamento cara a cara. Certifique-se de ter tempo suficiente para uma conversa longa. Não tenha medo de demonstrar as suas emoções mas fique firme, vacilar só piora a situação. Permita que a outra pessoa determine o fim da conversa. Lembre-se que isto pode levar muito tempo.

Se tiver que culpar alguém que seja a você mesmo. Não aponte com o dedo para outro lado. Se terminar o namoro porque estava sendo enganado, não culpe a outra pessoa por tudo, principalmente se quiser manter a amizade. Diga algo como: "Me sinto inseguro o tempo todo e preciso de um tempo a sós para recuperar a confiança".

Expresse-se com honestidade. É compreensível que terminar um relacionamento sem razões aparentes machuque. Explique bem os porquês. Se suas razões machucam (do tipo "eu nunca amei você"), certifique-se de falar de forma geral e não específica. Por exemplo, dizer algo como: "Me sinto muito afastado do mundo e das pessoas ao meu redor e desejo voltar a me conectar com elas." Deixe que a pessoa fique chateada. É normal que ouvir isso doa. Não tente dizer que é errado se sentir assim. Com o tempo, vai passar.

Seja compreensivo com seus sentimentos e deixe que fale todas as razões pelas quais está errado. Tem que ser humilde e não orgulhoso. Não mostre nenhuma alegria pelo que está fazendo e tente ser compassivo.

É importante que ambas as partes tenham colocado um fim em seus sentimentos, por isso, em umCOMO damos alguns conselhos sobre como esquecer seu ex e poder, assim, começar uma nova etapa juntos.

Dica: Confira também essas 10 frases de término de namoro para saber o que falar.

Como terminar um relacionamento e manter a amizade - Terminar o relacionamento

A transição entre amor e amizade

Deve estar preparado para não ter uma boa relação durante as primeiras semanas. É normal que a pessoa esteja triste e que não tenha vontade de ver nem de falar com você, por isso o melhor é não pressionar e dar o tempo que for necessário para poder vê-lo como um amigo. É importante que aprenda a tratar seu/sua ex com respeito e independência para que possam mudar a forma de ver um ao outro.

Prepare-se para um longo e árduo processo. Fazer a transição pode demorar meses ou anos, dependendo da intensidade da relação. Por isso é recomendável que mantenha as linhas de comunicação abertas a todo o momento. Deixe que a pessoa ligue se precisa conversar. E não tenha medo de ligar. Mantenha o contato! O uso do telefone pode ser desconfortável nos primeiros meses após uma ruptura. Se for assim, lembre-se que existem outros métodos de comunicação, como redes sociais, ou simplesmente mensagens de texto.

Evite sair com alguém por um bom tempo. Este passo é necessário para o futuro da sua amizade. Caso contrário, a pessoa pode imaginar o pior. Se for absolutamente necessário começar um relacionamento outra vez, certifique-se de que seu/sua ex não saiba.

Evite frequentar lugares onde é provável que encontre seu/sua ex. Tente se manter longe das festas e reuniões de amigos em comum. Isto tornaria as coisas difíceis e, possivelmente, seria um retrocesso no seu processo de cura.

E por último, deixe de se referir à pessoa como seu/sua ex, agora é um amigo/a. Isto ajuda a libertar a mente e a colocar a pessoa no lugar correto na sua vida. Neste artigo de umComo damos-lhe alguns conselhos para que possa ser amigo do seu/sua ex.

Dica: Se esse for o seu caso, confira também como terminar um relacionamento com amante!

Como terminar um relacionamento e manter a amizade - A transição entre amor e amizade

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como terminar um relacionamento e manter a amizade, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como terminar um relacionamento e manter a amizade

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Beatriz Lopes Barbosa
Eu Sou Beatriz Lopes Barbosa Eu tenho 22 anos Eu sou Especial Eu Preciso Muito Terminar Relacionamento de Amizade de três amigos Meu como Eu faço com eles

Como terminar um relacionamento e manter a amizade
1 de 3
Como terminar um relacionamento e manter a amizade

Voltar ao topo da página