Como terminar um relacionamento e manter a amizade

Como terminar um relacionamento e manter a amizade

Qualquer pessoa pode terminar um relacionamento mas é necessário um grande esforço para continuarem sendo amigos. Apesar da maioria das pessoas pensar que isso é impossível, na verdade pode ser possível sim. Claro que quanto mais intensa for a relação, mais difícil pode ser seguir em frente com uma amizade, mas apesar do longo caminho que se tenha de percorrer, uma amizade para a vida toda pode florescer depois de uma relação romântica. Neste artigo de umComo vamos lhe dar alguns conselhos para que saiba como terminar um relacionamento e manter a amizade.

Terminar o relacionamento

Faça o correto e termine com o relacionamento cara a cara. Certifique-se de ter tempo suficiente para uma conversa longa. Não tenha medo de demonstrar as suas emoções mas fique firme, vacilar só piora a situação. Permita que a outra pessoa determine o fim da conversa. Lembre-se que isto pode levar muito tempo.

Se tiver que culpar alguém que seja a você mesmo. Não aponte com o dedo para outro lado. Se terminar o namoro porque estava sendo enganado, não culpe a outra pessoa por tudo, principalmente se quiser manter a amizade. Diga algo como: "Me sinto inseguro o tempo todo e preciso de um tempo a sós para recuperar a confiança".

Expresse-se com honestidade. É compreensível que terminar um relacionamento sem razões aparentes machuque. Explique bem os porquês. Se suas razões machucam (do tipo "eu nunca amei você"), certifique-se de falar de forma geral e não específica. Por exemplo, dizer algo como: "Me sinto muito afastado do mundo e das pessoas ao meu redor e desejo voltar a me conectar com elas." Deixe que a pessoa fique chateada. É normal que ouvir isso doa. Não tente dizer que é errado se sentir assim. Com o tempo, vai passar.

Seja compreensivo com seus sentimentos e deixe que fale todas as razões pelas quais está errado. Tem que ser humilde e não orgulhoso. Não mostre nenhuma alegria pelo que está fazendo e tente ser compassivo.

É importante que ambas as partes tenham colocado um fim em seus sentimentos, por isso, em umCOMO damos alguns conselhos sobre como esquecer seu ex e poder, assim, começar uma nova etapa juntos.

Dica: Confira também essas 10 frases de término de namoro para saber o que falar.

A transição entre amor e amizade

Deve estar preparado para não ter uma boa relação durante as primeiras semanas. É normal que a pessoa esteja triste e que não tenha vontade de ver nem de falar com você, por isso o melhor é não pressionar e dar o tempo que for necessário para poder vê-lo como um amigo. É importante que aprenda a tratar seu/sua ex com respeito e independência para que possam mudar a forma de ver um ao outro.

Prepare-se para um longo e árduo processo. Fazer a transição pode demorar meses ou anos, dependendo da intensidade da relação. Por isso é recomendável que mantenha as linhas de comunicação abertas a todo o momento. Deixe que a pessoa ligue se precisa conversar. E não tenha medo de ligar. Mantenha o contato! O uso do telefone pode ser desconfortável nos primeiros meses após uma ruptura. Se for assim, lembre-se que existem outros métodos de comunicação, como redes sociais, ou simplesmente mensagens de texto.

Evite sair com alguém por um bom tempo. Este passo é necessário para o futuro da sua amizade. Caso contrário, a pessoa pode imaginar o pior. Se for absolutamente necessário começar um relacionamento outra vez, certifique-se de que seu/sua ex não saiba.

Evite frequentar lugares onde é provável que encontre seu/sua ex. Tente se manter longe das festas e reuniões de amigos em comum. Isto tornaria as coisas difíceis e, possivelmente, seria um retrocesso no seu processo de cura.

E por último, deixe de se referir à pessoa como seu/sua ex, agora é um amigo/a. Isto ajuda a libertar a mente e a colocar a pessoa no lugar correto na sua vida. Neste artigo de umComo damos-lhe alguns conselhos para que possa ser amigo do seu/sua ex.

Dica: Se esse for o seu caso, confira também como terminar um relacionamento com amante!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como terminar um relacionamento e manter a amizade, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.