Partilhar

Como não odiar mais o meu ex

Por Redação umCOMO. Atualizado: 19 março 2020
Como não odiar mais o meu ex
Imagem: collegecandy.com

Nem todas as separações amorosas são iguais. Algumas relações e o modo como acabam permitem-nos ser amigos de nosso(a) ex , enquanto outras situações fazem com que a cordialidade seja impossível, e que sobre apenas espaço para o rancor. Mas detestar essa pessoa da qual em algum momento gostamos intensamente é muito desgastante, por isso em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para você descobrir como deixar de odiar seu(sua) ex e superar toda sua mágoa.

Também lhe pode interessar: Como agir quando encontrar com o ex
Passos a seguir:
1

O fato de odiar seu ex consome uma enorme energia física, emocional e mental, o que acaba produzindo um tremendo desgaste e impedindo que avancemos no caminho de superar a má experiência e começar de novo. Daí que deixar de odiar seu ex seja algo essencial para deixar o passado para trás e abrir-se para novas oportunidades.

2

O entendimento é um elemento fundamental para superar a mágoa com seu ex. Devemos entender que a relação é a dois e que ambos cometem sempre erros. Culpar apenas o outro significa fugir de nossas próprias responsabilidades, ao mesmo tempo que estamos dando poder demais à outra pessoa em nossa vida. Compreender que você também tem uma quota de responsabilidade, ainda que seja pequena, ajuda a diminuir a mágoa com seu ex.

3

Decida começar seu caminho para o perdão o quanto antes, não porque seu ex parceiro(a) mereça, mas porque você merece. Perdoar alguém que sentimos que nos feriu dá-nos alívio e tranquilidade e oferece-nos a oportunidade de continuar com a nossa vida sem arrastar os problemas do passado.

4

Controlar nossa emoções é fundamental. Talvez seu ex seja o culpado por muitas coisas, mas não permita que isso faça você perder o equilíbrio emocional. Falar com seus entes queridos ou com um especialista a respeito deste assunto pode ajudar você a encontrar caminhos para se desafogar e superar a mágoa.

5

Avalie o seu conceito sobre o amor e as relações. Muitas vezes sofremos quando uma relação acaba porque tínhamos um imenso desejo de que fosse para sempre, porque a sociedade nos pressiona a pensar que deve ser assim. Mas a verdade é que nós humanos somos muito complexos e que uma união nem sempre está destinada a ser para sempre.

Quando repensamos nossa visão do amor e das relações, abrimos espaços para a reflexão, algo que é importante e necessário se você quiser deixar de odiar seu ex.

6

Goste de si próprio e trabalhe na sua própria felicidade e satisfação, em vez de se afogar apenas no ódio pelo seu ex parceiro(a). Você merece o bem-estar, por isso dedique-se a si mesmo, faça exercícios, retome aquele hobby que você deixou abandonado, faça uma mudança em sua vida, como aprender um novo idioma, começar algum estudo ou fazer essa viagem que você sempre sonhou fazer.

As separações são sempre uma oportunidade para começar de novo e para crescer e melhorar como indivíduos; na medida em que você se concentrar nisto, vai conseguir superar pouco a pouco a mágoa que sente por seu ex.

7

Lembre-se de não espalhar seu ódio por sua própria saúde e a das pessoas que o rodeiam. Uma relação normalmente deixa amigos em comum e em alguns casos filhos, mas é importante que estas pessoas vinculadas a você e a seu ex não saibam, pelo menos de forma tão explícita, do ódio que você sente por ele(a).

Porquê? Porque quer você acredite, quer não, quando uma relação acaba os familiares e amigos também são afetados e ninguém quer ver-se envolvido no meio de disputas entre duas pessoas. Trata-se de um problema íntimo, não de criar bandos. Trabalhar internamente em suas mágoas é também uma forma de superá-las.

8

E se todos estes conselhos falharem e você sentir que, independentemente do que fizer, não consegue superar o ódio do seu ex, então a melhor sugestão é procurar um terapeuta. Às vezes precisamos falar com pessoas que não saibam nada sobre nós ou sobre nosso passado, que estejam completamente alheias a tudo, para encontrar as respostas que procuramos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como não odiar mais o meu ex, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Como não odiar mais o meu ex

O que lhe pareceu o artigo?

Como não odiar mais o meu ex
Imagem: collegecandy.com
Como não odiar mais o meu ex

Voltar ao topo da página