Partilhar

Como superar uma separação amorosa

Por Sara Viega. Atualizado: 21 junho 2017
Como superar uma separação amorosa

Quando um relacionamento termina costuma-se enfrentar um processo bastante parecido ao duelo, pois de alguma forma é a perda de um ser querido onde o afetado tem uma série de sentimentos que por vezes se tornam difíceis de suportar. Embora cada relacionamento seja individual e cada ser humano enfrente a separação de forma diferente, há alguns bons conselhos que pode seguir para se encaminhar até a uma nota etapa e poder assim superar esta separação amorosa.

Também lhe pode interessar: Como superar uma decepção amorosa
Passos a seguir:
1

Procure novas atividades, soa cliché mas deve começar a fazer coisas novas que não fazia com o seu ex parceiro e que de certeza sempre desejou fazer. Inscreva-se num curso que lhe interesse, inicie esse projeto adiado à meses e faça planos onde também tenha a oportunidade de conhecer novas pessoas.

2

Pelo menos durante as primeiras semanas, evite ficar em casa deprimido, por vezes afundar-nos no nosso sofrimento pode ser tentador, e claro que é necessário superar cada etapa da perda, mas neste momento esforce-se por sair com os amigos, realizar uma viagem curta e compartilhar com aqueles que já não vê à algum tempo, verá como a distração o fará sentir muito mais aliviado.

3

Faça exercício, ao início pode não ter vontade, ou pensar que este é um conselho absurdo, mas ocupar-se de si mesmo praticando um esporte fará a diferença, o exercício liberta endorfinas que lhe fazem sentir bem, melhora a auto-estima e ajuda a combater a depressão, além disso se se tratar de atividades em grupo é também uma boa forma de conhecer pessoas novas.

4

Deixe que a comédia entre na sua vida, depois de uma separação tudo parece cinzento e tendemos sempre para a tristeza, por isso tente ver programas ou ler livros que lhe façam rir e que momentaneamente o distraiam da sua tristeza, esta é uma boa opção para aqueles dias em que se sente mais afogado.

5

Se se sentir muito sensível evite visitar os sítios que frequentava com o seu ex e as coisas que lhe recordem essa pessoa, esta etapa apenas durará um tempo, enquanto se faz forte e consegue esquecer este ser querido.

6

Evite medicar-se se a ansiedade ou a depressão estiveram a dar cabo dos seus nervos e se não conseguir dormir à noite, tome infusões naturais, entre uma das muitas que existem no mercado, mas não se medique a menos que se encontre sob supervisão e tratamento de um especialista.

7

Mantenha-se positivo, há dias em que não terá vontade, mas esforce-se por superar e eliminar qualquer sentimento negativo em relação à outra pessoa, o rancor apenas limita a sua evolução neste processo, e embora que de certeza haverá uma fase para ele, tente superá-lo. Se necessitar, recorra a livros de auto-ajuda.

8

Tenha calma, quando tiver passado o tempo necessário, superará a separação e os sentimentos mudarão. Talvez agora não o veja, mas cada relacionamento ensina-nos muitas coisas sobre o outro, mas especialmente sobre nós próprios, lembre-se do que aprendeu e aproveite-o para fazer mudanças em si e à sua volta.

Extra: 80 músicas para ouvir na sofrência

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar uma separação amorosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Se se sentir demasiado deprimido, procure ajuda de um terapeuta ou especialista.
  • Dedique o tempo livre a si mesmo, à sua família ou a seres queridos e aproveite para empreender novos projetos.
  • Lembre-se que cada pessoa supera a separação de forma diferente, leve o seu tempo e não se pressione.

Escrever comentário sobre Como superar uma separação amorosa

1 comentário
MAGDA COSTA SANTOS
BOA TARDE ,GOSTARIA DE UMA INDICAÇÃO REFERENTE A UM LIVRO DE ALTO AJUDA ME SEPAREI A POUCO TEMPO APOS UM CASAMENTO DE 15 ANOS ESTOU MAL

Como superar uma separação amorosa
Como superar uma separação amorosa

Voltar ao topo da página