Partilhar

Como identificar um travesti

Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 16 janeiro 2019
Como identificar um travesti

O termo travesti refere-se a palavra travestilidade, e é dado para pessoas cujo não se identificam com o gênero que foi lhe designado no nascimento e, por isso, se vestem e agem como o gênero oposto ao dado no nascimento. Na maioria dos casos, a travestilidade se dá a homens que possuem o objetivo de construir a imagem do sexo feminino, podem realizar mudanças simples como deixar os cabelos longos, usar roupas femininas ou até mesmo realizar procedimentos cirúrgicos, no entanto mantendo seu órgão sexual de origem, de acordo com a definição da Conferência Nacional LGBT de 2008 [1]. Neste artigo comentaremos dúvidas comuns sobre definições e preconceitos sobre como identificar um travesti e outras confusões que possam surgir.

Também lhe pode interessar: Como identificar um transexual

Como identificar uma travesti

De acordo com levantamento da ONG Trasngender Europe, divulgado em novembro de 2016[2], o Brasil lidera o ranking mundial de assassinatos de transexuais e travestis. Prova concreta disso, se ainda é difícil de acreditar, é o mapeamento divulgado pela Rede Trans Brasil [3], que monitora os casos de assassinatos, suicídios e violação de Direitos Humanos da População de Travestis e homens e mulheres transexuais.

A Professora Doutora em Psicologia Social Jaqueline Gomes de Jesus afirma em seu Guia técnico sobre pessoas transexuais, travestis e demais [4]: " Pare de, sem perceber, misturar pronomes e usar termos preconceituosos e ajude milhares de pessoas a viverem uma vida sem violência!"

Identificar as diferenças nos conceitos de identificação de gênero é fundamental para incentivar a mudança nesses números. Com base nos materiais referenciados, esclarecemos as principais diferenças sobre como identificar um travesti, um transexual e outros termos que podem ser confundidos.

Diferença entre gênero e sexualidade

Para entender as diferenças nos conceitos e definições é essencial entender que na contemporaneidade sexo é considerado algo biológico, gênero é social e está relacionado a auto-percepção de cada pessoa, ou seja, a forma com a qual cada pessoa se identifica individualmente. Isso significa que ter um pênis ou uma vagina não define o gênero de cada pessoa, mas sim a maneira como ela se sente. Vale lembrar que existem pessoas que não se identificam com nenhum gênero.

  • Sexo: classificação biológico (macho ou fêmea);
  • Gênero: classificação pessoal e social (homem ou mulher);
  • Expressão de gênero: como aquela pessoa se apresenta à sociedade;
  • Identidade de gênero: gênero com o qual aquela pessoa se auto-identifica;
  • Orientação sexual: gênero (s) pelo qual a pessoa sente atração afetiva para se relacionar com outras pessoas (heterossexual, homossexual, bissexual...).

Leitura complementar: O que é ser transgênero

Diferença entre travesti e transexual

A chave para entender a diferença entre ser travesti ou ser transexual é respeitar a maneira pela qual essas pessoas se identificam. Já que, diferente do que muita gente pensa, procedimento cirúrgicos não são um fator que diferencie essas definições.

Como explicado no começo desse texto, travestis são pessoas que vivenciam papéis, geralmente, do gênero feminino, mas não se reconhecem dentro do seu gênero de origem. Algumas correntes, inclusive, afirmam que travestis podem fazer parte de um grupo de 'terceiro gênero' ou 'não-gênero'.

Enquanto as pessoas transexuais são aquelas que se identificam com um gênero oposto ao seu sexo biológico, independente da sua orientação sexual ou procedimentos cirúrgicos. Sim, isso quer dizer que um homem que se identifique como mulher, pode se relacionar afetivamente tanto com homens ou mulheres, já que a sua orientação sexual é algo independente.

  • Travestis: pessoas que vivenciam papéis de um gênero oposto ao biológico;
  • Transexuais: quem se identifica com um gênero diferente do seu sexo de origem;
  • Drag queens: artistas que fazem performances com roupas femininas, independentemente de se sentirem homem ou mulher:
  • Crossdresser: pessoas que vestem roupas associadas ao gênero oposto no dia-a-dia;

No vídeo abaixo a youtuber Mandy Candy esclarece o que é ser transexual:

Como tratar uma travesti

Evitar estereótipos e preconceitos é fundamental para conter problemas de violência de gênero e evitar situações constrangedoras. Algumas confusões comuns que acontecem com o termo 'travesti' e podem ser esclarecidas são:

Se diz 'a travesti' e não 'o travesti'

De maneira geral, de acordo com o manual de Jaqueline Gomes [4], as travestis preferem ser tratadas no feminino, o caso contrário pode ser considerado ofensivo.

Nem toda travesti é prostituta

Outro preconceito comum é associar o fato de uma pessoa ser travesti a ela ser profissional do sexo. Na verdade, o alto índice de travestis que trabalham no ramo sexual está diretamente relacionado à discriminação do mercado de trabalho que muitas vezes dificulta à contratação e oferece menos oportunidades profissionais a pessoas que não são cisgêneras (quem se identifica com o sexo biológico que nasceu).

Leia também: O que acontece se um homem tomar anticoncepcional feminino

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um travesti, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Referências
  1. Portyal EBC: Agência Brasil. Disponível em: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2014/01/o-que-e-ser-travesti-ou-transexual
  2. TMM annual report 2016. Disponível em: https://transrespect.org/wp-content/uploads/2016/11/TvT-PS-Vol14-2016.pdf
  3. Rede Trans Brasil - Rede Nacional de Pessoas Trans. Disponível em: http://redetransbrasil.org.br/
  4. de Jesus, Jaqueline Gomes. "Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos." (2012). Disponível em: https://www.sertao.ufg.br/up/16/o/ORIENTA%C3%87%C3%95ES_POPULA%C3%87%C3%83O_TRANS.pdf?1334065989
Bibliografia
  • Antra. Associação Nacional de Travestis e Transexuais. Disponível em: https://antrabrasil.org/
  • Instituto Brasileiro Trans de Educação. Disponível em: http://observatoriotrans.org/

Escrever comentário sobre Como identificar um travesti

O que lhe pareceu o artigo?

Como identificar um travesti
Como identificar um travesti

Voltar ao topo da página