Como desmascarar um homem mentiroso
Uma coisa é dizer uma ou outra mentira ocasional para não ferir a ninguém, ou recorrer de vez em quando a uma pequena mentira para sair-se bem de uma situação e outra, muito diferente, é ser um mentiroso que chega quase à compulsão. Muitas mulheres depararam-se com homens deste tipo, para os quais a mentira é a melhor das soluções para todos os problemas. Todas desejamos ter a capacidade de desmascarar alguém assim, por isso em umComo.com.br explicamos como desmascarar um homem mentiroso e não cair em suas armadilhas.
Passos a seguir:
Existem muitos tipos de mentirosos, mas um dos principais motivos desses tipos de pessoas é a insegurança: o medo do que pode acontecer se falam a verdade, o medo de enfrentar que não são o que fazem pensar que são e, em geral, o temor a encarar as consequências dos seus atos. A falta de sinceridade e honestidade em uma pessoa é um sinal que deve ser levado em conta, pois é possível que seja também alguém que mente com frequência.
O primeiro tipo de mentiroso, e um dos que requerem mais cuidado, são os compulsivos, aqueles que emendam uma mentira com outra até o ponto de tecer um mundo irreal, mas que eles reconhecem como verdadeiro. Normalmente estas pessoas não costumam lembrar de todas as mentiras que disseram, por isso quando lhes perguntam sobre um evento do passado podem delatar-se sem perceber.
O mentiroso que teme mostrar-se como é, também conhecido como mentiroso de aparência, falará de uma vida que não tem: um trabalho bem-sucedido, um círculo de amizades poderosas e maravilhosas, viagens que nunca aconteceram. São mentirosos perigosos, pois mostram-se como pessoas bem-sucedidas, enganando ao resto; se não estamos atentas, podemos cair em suas redes.
E claro, o tipo de mentiroso que todos podemos dizer que temos sido alguma vez: o ocasional. A arma é a mentira branca, uma mentira que não foi criada com nenhuma maldade, mas que serve para nos ajudar a sair bem de uma situação qualquer. Embora, em geral, seja a menos perigosa de todas, se este tipo de mentira se torna um hábito é tão prejudicial como qualquer outra.
Agora que você já sabe quais são os tipos básicos de mentirosos, é bom que aprenda a saber quando um homem está mentindo. O primeiro de tudo é que quando dizemos a verdade não temos problemas para olhar a outra pessoa de frente, inclusive nos olhos, mas ao mentir existe uma tendência de desviar o olhar, geralmente para a direita se são destros ou para a esquerda se são canhotos, um sinal que os especialistas reconhecem como inequívoco.
Os homens mentirosos também podem olhar para o chão quando estão contando uma mentira ou são interpelados a respeito de qualquer coisa que sabem que não é real. Costumam piscar muito e é possível perceber um certo desconforto nos seus olhos; por isso é muito importante estar bastante atenta ao olhar dos homens quando falam com a gente.
Também é comum usar as mãos ao dizer mentiras: os mentirosos as escondem nos bolsos, colocam atrás do seu corpo ou cruzam os braços, um gesto corporal que envolve um bloqueio, talvez motivado pelo desejo de tentar controlar a verdade.
Os sinais exagerados, tanto corporais como de ação, são também alguns dos símbolos que os experientes identificam como próprios dos homens mentirosos. Por exemplo, um homem que mente costuma exagerar muito nos seus gestos ao falar com a finalidade de convencer a outra pessoa. Também pode exagerar em suas ações sendo mais carinhoso e detalhista com a sua companheira, uma forma de distrair a atenção dela e de que ela perceba que aconteceu algo; além disso, é uma forma de pedir perdão quando sente remorso por ter mentido.
Outro sinal comum em um homem mentiroso é a repetição de ideias para dar maior ênfase ao que querem dizer e que, de alguma maneira, de tanto repetir se torne real. Quando dizemos a verdade fazemos orações mais simples, por exemplo: "Ontem à noite estive com Pablo em sua casa, vimos um filme muito bom". Em aparência esta é uma verdade, mas quando se mente, muda a explicação, e se dá um tom mais enfático em certos pontos: "Ontem à noite estive com Pablo em sua casa, vimos um filme muito bom, estávamos aí só eu e ele, eu e Pablo, vendo filmes, não fizemos nada mais, porque éramos só nós dois e tivemos preguiça de fazer outra coisa". A ideia de que só estavam ele e Pablo se repete muitas vezes: alerta, talvez o seu namorado não estivesse só com o amigo, por isso tenta reforçar com insistência essa ideia.
Não é fácil para todo mundo detectar quando um homem mente, mas, em geral, é preciso estar muito atenta ao seu olhar, seus gestos e o que ele faz com as mãos enquanto fala, e se ao explicar algo se complica muito, repete ideias ou sente temor.
Também é importante lembrar que quando queira falar algo importante com seu companheiro faça-o cara a cara e não por telefone, chat ou mensagens; se você fizer isso, estará perdendo a oportunidade de ver a linguagem corporal do seu namorado e de poder identificar alguma mentira, caso suspeite dele. Lembre-se de que os mentirosos experientes sabem como fazer para que a voz e os nervos não os traiam.
Este artigo é um guia para detectar um homem mentiroso quando suspeitamos dele, mas não é um convite para que nos tornemos detetives e estejamos constantemente procurando a maneira de descobrir se nosso(a) companheiro(a) mente ou não. A confiança e a comunicação na relação é muito importante e fundamental, e se não estão presentes talvez o melhor seja terminar e que cada um siga o seu caminho.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desmascarar um homem mentiroso, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.