Quais os sintomas da gonorreia

A gonorreia é uma doença de transmissão sexual (DST) que é causada por uma bactéria e que pode afetar tanto homens como mulheres que têm uma vida sexual ativa. É uma condição que pode originar infeções tanto na zona genital como no reto, e inclusive na garganta em alguns casos, e é muito mais comum em pessoas jovens entre os 15 e os 24 anos. Para tratar dela adequadamente, é conveniente saber quais são os sintomas da gonorreia e, uma vez que apareçam ir a um médico o mais rápido possível. Continue lendo este artigo de umComo e descubra que sinais no seu corpo podem indicar o contágio desta doença.

Também lhe pode interessar: Como tratar a gonorreia
Whatsapp 2 Twitter 0 Google +
Instruções
  1. Em primeiro lugar, é conveniente ser consciente dos fatores de risco da gonorreia, e ao ser sexualmente ativo, ter múltiplos parceiros sexuais ou não utilizar camisinhas nos encontros íntimos são fatores que aumentam as chances de uma pessoa contrair uma doença de transmissão sexual como a gonorreia. Por isso, qualquer um que seja sexualmente ativo deverá realizar testes médico periódicos para se certificar que a sua saúde íntima se encontra em perfeitas condições. E, sobretudo, fazer uso do preservativo em todas as suas relações sexuais, uma vez que é o único método eficiente que nos protege deste tipo de infeções. Obtenha mais informação sobre esta questão no artigo Como prevenir a gonorreia.

  2. Os sintomas da gonorreia que se manifestam em homens e mulheres são muito diferentes, pelo que devemos diferenciá-los. No caso dos homens, podem manifestar-se entre 2 e 14 dias depois de ter contraído a infeção e entre os mais comuns encontramos:

    • Secreção do pênis de cor amarela ou amarela esverdeada.
    • Dor e sensação de ardor ao urinar.
    • Dor e inflamação nos testículos.
    • Nos homens homossexuais, tanto a faringe como o anus são zonas que podem estar gravemente afetadas pela infeção. Neste caso, pode se ter grandes incômodos ao manter relações sexuais anais ou durante a defecação, e as fezes podem apresentar uma aparência purulenta e estar cobertas de muco. Se chegar a afetar a faringe, pode apresentar dor de garganta, inflamação das amígdalas e vermelhidão.
  3. Por sua vez, os sintomas da gonorreia nas mulheres costumam aparecer após um período de incubação que vai de 7 a 21 dias, e podem variar a sua intensidade à medida que avança no tempo. Os mais comuns são:

    • Dor e sensação de ardor ao urinar.
    • Necessidade de urinar com maior frequência.
    • Fluxo vaginal mais abundante.
    • Dor ou incômodos ao manter relações sexuais.
    • Sangramento entre os períodos menstruais.
    • Dor na zona inferior abdominal no caso da infeção chegar a afetar as trompas de Falópio e o estômago. Nesta situação, é muito provável que o paciente apresente febre.
  4. Uma vez listados os sintomas da gonorreia que se manifestam no sexo masculino e feminino, é importante ter em conta que em alguns casos a infeção é assintomática e que são muitos os homens e mulheres que não sabem que a têm, algo que dificulta o posterior tratamento e recuperação. Daí, a importância de se submeter a revisões médicas periódicas quando se está exposto a este tipo de doenças de transmissão sexual, independentemente de apresentar ou não sintomas.

  5. Como referimos, a gonorreia é uma infeção de caráter bacteriano pelo que para a sua cura será necessário se submeter a um tratamento antibiótico receitado exclusivamente pelo médico. Além disso, as medidas de higiene íntima deverão ser redobradas e deverá suspender as relações sexuais até que a infeção tenha passado por completo, pois caso contrário pode ocorrer o contágio a outras pessoas e os seus sintomas podem piorar consideravelmente. Explicamos-lhe mais sobre o tratamento da gonorreia, neste outro artigo.

  6. Se deseja ler mais artigos parecidos a quais os sintomas da gonorreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde sexual.

Conselhos
  • Qualquer pessoa que tenha gonorreia deve ser examinada para outras doenças de transmissão sexual.
  • A gonorreia e a clamídia são tão similares nos sintomas que o tratamento normalmente se focará nas duas doenças.
  • Tenha em conta que as pessoas que têm gonorreia têm um risco mais elevado de contrair HIV.
  • Leve a sério qualquer sintoma que possa estar relacionado com uma doença de transmissão sexual.
Whatsapp 2 Twitter 0 Google +

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais os sintomas da gonorreia :


17 comentários


13-11-2015 disse:
Nossa foi muito bom conhecer mais sobre esse assunto.
17-11-2015 disse:
Oi Ornildo, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
09-11-2015 disse:
causas do corrimento amarelo
10-11-2015 disse:
Oi Caida, se o corrimento for meio esverdeado, pode ver aqui as causas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-significa-o-corrimento-esverdeado-14390.html
04-10-2015 disse:
Estou com uma coceira na vulva vaginal e com um pouco de corrimento amarelado... também tenho um pouco de sangramento como se fosse menstruar. Estou preocupada isso aconteceu depois da menstruação já tenho 10 dias que menstruei
13-09-2015 disse:
Quais são os grupos de risco para gonorréia
15-07-2015 disse:
ola estou com muitas duvidas meu filho esta com este sintomas q li mas foi ao medico e ele falou q era infecção na urina e passou antibiótico mas continua a queimar o penis e a doer sera que ele esta com esta doença ,a cuica dele tinha algumas gotas parecendo puz ,e ele teve relação com uma parceira desconhecida ,o q devo fazer devo separar as roupas dele ao lavar pesso orientação voltar ao medico e pedi um exame de doenças veneras como o medico pode me falar se ele esta ou não ....
27-04-2015 disse:
Em volta da cabeça de meu pênis tem umas bolinhas bem pequenas será que é gonorréia, ou fase de mudan-las do corpo
18-04-2015 disse:
Quanto tempo leva para cura a gonorreia.
14-04-2015 disse:
Fiz um sexo oral e depois de um dia apareceu placas amareladas na minha garganta e o meu pescoço está inchado e dolorido será que pode ser gonorréia
26-01-2015 disse:
estou com ardecia ao urinar e vontade imensa em urinar toda hora oq pode ser e urinando amarelado. eu tenho 19 anos
07-10-2014 disse:
MEU NAMORADO ELE DESSE QUE ESTA COM UMA COCEIRA DA CABEÇA DO Pênis e quando aperta sai uma secreção amarela sera que er gonorreia alguem pode reponder
29-09-2014 disse:
quandor vo mija as vese sai tipo espema do penes depois que mijo e tabei tei vario carrocios na gingiva i umas tipos de espilha na pele mais nao e espilha mim ajuder
27-09-2014 disse:
Estou com um escorrimento no pênis, tipo pus amarelado, no começo da cabeça do pênis sito uma leve queimação e minha urina ja não sai tão forte como antes e sinto muita vontade de ir ao banheiro será que é gonorreia?
16-08-2014 disse:
queria saber se a gonorreia tem curar ?
05-06-2014 disse:
COMO EU SEI QUE TO COM ESSA DOENÇA
11-05-2014 disse:
na onde sai o xixi ta saindo um liquido crosso e amarolo meio braco oq e ?
21-12-2013 disse:
Tenho tido sangramento vaginal,,,o q se passa
15-12-2013 disse:
EU TENHO ARDOR AO URINAR E TA SAINDO TIPO UMAS PUS MEIO AMARELADA O QUE SERA Q E????
09-10-2014 disse:
A todos que tem duvida enquanto a isso, ardor ao urinar e liquido purulento que sai do penis ( geralmente pela manha), vá imediatamente ao posto de saude mais proximo, se for apenas isso, vcs deveram tomar uma vacina contra a bacteria da gonorreia e depois observem a melhore, se nao melhorar voltem ai posto de saude. observacao: antes de ontem senti ardor no penis e o canal urinario ja dava sinais de queimações ha varios dias, hj saiu um pouco de liquido branco pela manha, fui no posto e comprei o remedio que o doutor me receitou, o farmaceitico aplicou e aqui estou tentando ajudar mais pessoas sobre isso.