Partilhar
Partilhar em:

Quais os sintomas da gonorreia

Passo a passo
Dificuldade: Média
Avaliação: 4,8 (1545 votos)
19 comentários
15 vezes partilhado
 
Quais os sintomas da gonorreia

A gonorreia é uma doença de transmissão sexual (DST) que é causada por uma bactéria e que pode afetar tanto homens como mulheres que têm uma vida sexual ativa. É uma condição que pode originar infeções tanto na zona genital como no reto, e inclusive na garganta em alguns casos, e é muito mais comum em pessoas jovens entre os 15 e os 24 anos. Para tratar dela adequadamente, é conveniente saber quais são os sintomas da gonorreia e, uma vez que apareçam ir a um médico o mais rápido possível. Continue lendo este artigo de umComo e descubra que sinais no seu corpo podem indicar o contágio desta doença.

Também lhe pode interessar: Como tratar a gonorreia
1

Em primeiro lugar, é conveniente ser consciente dos fatores de risco da gonorreia, e ao ser sexualmente ativo, ter múltiplos parceiros sexuais ou não utilizar camisinhas nos encontros íntimos são fatores que aumentam as chances de uma pessoa contrair uma doença de transmissão sexual como a gonorreia. Por isso, qualquer um que seja sexualmente ativo deverá realizar testes médico periódicos para se certificar que a sua saúde íntima se encontra em perfeitas condições. E, sobretudo, fazer uso do preservativo em todas as suas relações sexuais, uma vez que é o único método eficiente que nos protege deste tipo de infeções. Obtenha mais informação sobre esta questão no artigo Como prevenir a gonorreia.

2

Os sintomas da gonorreia que se manifestam em homens e mulheres são muito diferentes, pelo que devemos diferenciá-los. No caso dos homens, podem manifestar-se entre 2 e 14 dias depois de ter contraído a infeção e entre os mais comuns encontramos:

  • Secreção do pênis de cor amarela ou amarela esverdeada.
  • Dor e sensação de ardor ao urinar.
  • Dor e inflamação nos testículos.
  • Nos homens homossexuais, tanto a faringe como o anus são zonas que podem estar gravemente afetadas pela infeção. Neste caso, pode se ter grandes incômodos ao manter relações sexuais anais ou durante a defecação, e as fezes podem apresentar uma aparência purulenta e estar cobertas de muco. Se chegar a afetar a faringe, pode apresentar dor de garganta, inflamação das amígdalas e vermelhidão.
3

Por sua vez, os sintomas da gonorreia nas mulheres costumam aparecer após um período de incubação que vai de 7 a 21 dias, e podem variar a sua intensidade à medida que avança no tempo. Os mais comuns são:

  • Dor e sensação de ardor ao urinar.
  • Necessidade de urinar com maior frequência.
  • Fluxo vaginal mais abundante.
  • Dor ou incômodos ao manter relações sexuais.
  • Sangramento entre os períodos menstruais.
  • Dor na zona inferior abdominal no caso da infeção chegar a afetar as trompas de Falópio e o estômago. Nesta situação, é muito provável que o paciente apresente febre.
4

Uma vez listados os sintomas da gonorreia que se manifestam no sexo masculino e feminino, é importante ter em conta que em alguns casos a infeção é assintomática e que são muitos os homens e mulheres que não sabem que a têm, algo que dificulta o posterior tratamento e recuperação. Daí, a importância de se submeter a revisões médicas periódicas quando se está exposto a este tipo de doenças de transmissão sexual, independentemente de apresentar ou não sintomas.

5

Como referimos, a gonorreia é uma infeção de caráter bacteriano pelo que para a sua cura será necessário se submeter a um tratamento antibiótico receitado exclusivamente pelo médico. Além disso, as medidas de higiene íntima deverão ser redobradas e deverá suspender as relações sexuais até que a infeção tenha passado por completo, pois caso contrário pode ocorrer o contágio a outras pessoas e os seus sintomas podem piorar consideravelmente. Explicamos-lhe mais sobre o tratamento da gonorreia, neste outro artigo.

6

Se deseja ler mais artigo parecidos a Quais os sintomas da gonorreia , recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde sexual.

Conselhos
  • Qualquer pessoa que tenha gonorreia deve ser examinada para outras doenças de transmissão sexual.
  • A gonorreia e a clamídia são tão similares nos sintomas que o tratamento normalmente se focará nas duas doenças.
  • Tenha em conta que as pessoas que têm gonorreia têm um risco mais elevado de contrair HIV.
  • Leve a sério qualquer sintoma que possa estar relacionado com uma doença de transmissão sexual.
Relacionados
Comentários (19)

Escrever comentário sobre Quais os sintomas da gonorreia

Muito útil
19 comentários
Amdreia
Eu tenho corrimento marrom escuro, e tem um odor. E sangro durante as relações. O que pode ser?
josilene
Gostaria de saber si essa doença mata ou pode calza câncer ou hi.
Ornildo de Souza felix
Nossa foi muito bom conhecer mais sobre esse assunto.
Sara Viega
Oi Ornildo, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
caida
causas do corrimento amarelo
Sara Viega
Oi Caida, se o corrimento for meio esverdeado, pode ver aqui as causas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-significa-o-corrimento-esverdeado-14390.html
Mary
Estou com uma coceira na vulva vaginal e com um pouco de corrimento amarelado... também tenho um pouco de sangramento como se fosse menstruar. Estou preocupada isso aconteceu depois da menstruação já tenho 10 dias que menstruei
vanuza
Quais são os grupos de risco para gonorréia
alessandra
ola estou com muitas duvidas meu filho esta com este sintomas q li mas foi ao medico e ele falou q era infecção na urina e passou antibiótico mas continua a queimar o penis e a doer sera que ele esta com esta doença ,a cuica dele tinha algumas gotas parecendo puz ,e ele teve relação com uma parceira desconhecida ,o q devo fazer devo separar as roupas dele ao lavar pesso orientação voltar ao medico e pedi um exame de doenças veneras como o medico pode me falar se ele esta ou não ....
curioso
Em volta da cabeça de meu pênis tem umas bolinhas bem pequenas será que é gonorréia, ou fase de mudan-las do corpo
ana karoline
Quanto tempo leva para cura a gonorreia.
Raquel Lima
Fiz um sexo oral e depois de um dia apareceu placas amareladas na minha garganta e o meu pescoço está inchado e dolorido será que pode ser gonorréia

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
Quais os sintomas da gonorreia
Quais os sintomas da gonorreia