Quais os sintomas da gonorreia

Quais os sintomas da gonorreia

A gonorreia é uma doença de transmissão sexual (DST) que é causada por uma bactéria e que pode afetar tanto homens como mulheres que têm uma vida sexual ativa. É uma condição que pode originar infeções tanto na zona genital como no reto, e inclusive na garganta em alguns casos, e é muito mais comum em pessoas jovens entre os 15 e os 24 anos. Para tratar dela adequadamente, é conveniente saber quais são os sintomas da gonorreia e, uma vez que apareçam ir a um médico o mais rápido possível. Continue lendo este artigo de umComo e descubra que sinais no seu corpo podem indicar o contágio desta doença.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é conveniente ser consciente dos fatores de risco da gonorreia, e ao ser sexualmente ativo, ter múltiplos parceiros sexuais ou não utilizar camisinhas nos encontros íntimos são fatores que aumentam as chances de uma pessoa contrair uma doença de transmissão sexual como a gonorreia. Por isso, qualquer um que seja sexualmente ativo deverá realizar testes médico periódicos para se certificar que a sua saúde íntima se encontra em perfeitas condições. E, sobretudo, fazer uso do preservativo em todas as suas relações sexuais, uma vez que é o único método eficiente que nos protege deste tipo de infeções. Obtenha mais informação sobre esta questão no artigo Como prevenir a gonorreia.

2

Os sintomas da gonorreia que se manifestam em homens e mulheres são muito diferentes, pelo que devemos diferenciá-los. No caso dos homens, podem manifestar-se entre 2 e 14 dias depois de ter contraído a infeção e entre os mais comuns encontramos:

  • Secreção do pênis de cor amarela ou amarela esverdeada.
  • Dor e sensação de ardor ao urinar.
  • Dor e inflamação nos testículos.
  • Nos homens homossexuais, tanto a faringe como o anus são zonas que podem estar gravemente afetadas pela infeção. Neste caso, pode se ter grandes incômodos ao manter relações sexuais anais ou durante a defecação, e as fezes podem apresentar uma aparência purulenta e estar cobertas de muco. Se chegar a afetar a faringe, pode apresentar dor de garganta, inflamação das amígdalas e vermelhidão.
3

Por sua vez, os sintomas da gonorreia nas mulheres costumam aparecer após um período de incubação que vai de 7 a 21 dias, e podem variar a sua intensidade à medida que avança no tempo. Os mais comuns são:

  • Dor e sensação de ardor ao urinar.
  • Necessidade de urinar com maior frequência.
  • Fluxo vaginal mais abundante.
  • Dor ou incômodos ao manter relações sexuais.
  • Sangramento entre os períodos menstruais.
  • Dor na zona inferior abdominal no caso da infeção chegar a afetar as trompas de Falópio e o estômago. Nesta situação, é muito provável que o paciente apresente febre.
4

Uma vez listados os sintomas da gonorreia que se manifestam no sexo masculino e feminino, é importante ter em conta que em alguns casos a infeção é assintomática e que são muitos os homens e mulheres que não sabem que a têm, algo que dificulta o posterior tratamento e recuperação. Daí, a importância de se submeter a revisões médicas periódicas quando se está exposto a este tipo de doenças de transmissão sexual, independentemente de apresentar ou não sintomas.

5

Como referimos, a gonorreia é uma infeção de caráter bacteriano pelo que para a sua cura será necessário se submeter a um tratamento antibiótico receitado exclusivamente pelo médico. Além disso, as medidas de higiene íntima deverão ser redobradas e deverá suspender as relações sexuais até que a infeção tenha passado por completo, pois caso contrário pode ocorrer o contágio a outras pessoas e os seus sintomas podem piorar consideravelmente. Explicamos-lhe mais sobre o tratamento da gonorreia, neste outro artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas da gonorreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Qualquer pessoa que tenha gonorreia deve ser examinada para outras doenças de transmissão sexual.
  • A gonorreia e a clamídia são tão similares nos sintomas que o tratamento normalmente se focará nas duas doenças.
  • Tenha em conta que as pessoas que têm gonorreia têm um risco mais elevado de contrair HIV.
  • Leve a sério qualquer sintoma que possa estar relacionado com uma doença de transmissão sexual.