Doenças de transmissão sexual

Quais os sintomas da gonorreia

Quais os sintomas da gonorreia

A gonorreia é uma doença de transmissão sexual (DST) que é causada por uma bactéria e que pode afetar tanto homens como mulheres que têm uma vida sexual ativa. É uma condição que pode originar infeções tanto na zona genital como no reto, e inclusive na garganta em alguns casos, e é muito mais comum em pessoas jovens entre os 15 e os 24 anos. Para tratar dela adequadamente, é conveniente saber quais são os sintomas da gonorreia e, uma vez que apareçam ir a um médico o mais rápido possível. Continue lendo este artigo de umComo e descubra que sinais no seu corpo podem indicar o contágio desta doença.

Também lhe pode interessar: Como tratar a gonorreia

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é conveniente ser consciente dos fatores de risco da gonorreia, e ao ser sexualmente ativo, ter múltiplos parceiros sexuais ou não utilizar camisinhas nos encontros íntimos são fatores que aumentam as chances de uma pessoa contrair uma doença de transmissão sexual como a gonorreia. Por isso, qualquer um que seja sexualmente ativo deverá realizar testes médico periódicos para se certificar que a sua saúde íntima se encontra em perfeitas condições. E, sobretudo, fazer uso do preservativo em todas as suas relações sexuais, uma vez que é o único método eficiente que nos protege deste tipo de infeções. Obtenha mais informação sobre esta questão no artigo Como prevenir a gonorreia.

2

Os sintomas da gonorreia que se manifestam em homens e mulheres são muito diferentes, pelo que devemos diferenciá-los. No caso dos homens, podem manifestar-se entre 2 e 14 dias depois de ter contraído a infeção e entre os mais comuns encontramos:

  • Secreção do pênis de cor amarela ou amarela esverdeada.
  • Dor e sensação de ardor ao urinar.
  • Dor e inflamação nos testículos.
  • Nos homens homossexuais, tanto a faringe como o anus são zonas que podem estar gravemente afetadas pela infeção. Neste caso, pode se ter grandes incômodos ao manter relações sexuais anais ou durante a defecação, e as fezes podem apresentar uma aparência purulenta e estar cobertas de muco. Se chegar a afetar a faringe, pode apresentar dor de garganta, inflamação das amígdalas e vermelhidão.
3

Por sua vez, os sintomas da gonorreia nas mulheres costumam aparecer após um período de incubação que vai de 7 a 21 dias, e podem variar a sua intensidade à medida que avança no tempo. Os mais comuns são:

  • Dor e sensação de ardor ao urinar.
  • Necessidade de urinar com maior frequência.
  • Fluxo vaginal mais abundante.
  • Dor ou incômodos ao manter relações sexuais.
  • Sangramento entre os períodos menstruais.
  • Dor na zona inferior abdominal no caso da infeção chegar a afetar as trompas de Falópio e o estômago. Nesta situação, é muito provável que o paciente apresente febre.
4

Uma vez listados os sintomas da gonorreia que se manifestam no sexo masculino e feminino, é importante ter em conta que em alguns casos a infeção é assintomática e que são muitos os homens e mulheres que não sabem que a têm, algo que dificulta o posterior tratamento e recuperação. Daí, a importância de se submeter a revisões médicas periódicas quando se está exposto a este tipo de doenças de transmissão sexual, independentemente de apresentar ou não sintomas.

5

Como referimos, a gonorreia é uma infeção de caráter bacteriano pelo que para a sua cura será necessário se submeter a um tratamento antibiótico receitado exclusivamente pelo médico. Além disso, as medidas de higiene íntima deverão ser redobradas e deverá suspender as relações sexuais até que a infeção tenha passado por completo, pois caso contrário pode ocorrer o contágio a outras pessoas e os seus sintomas podem piorar consideravelmente. Explicamos-lhe mais sobre o tratamento da gonorreia, neste outro artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas da gonorreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos

  • Qualquer pessoa que tenha gonorreia deve ser examinada para outras doenças de transmissão sexual.
  • A gonorreia e a clamídia são tão similares nos sintomas que o tratamento normalmente se focará nas duas doenças.
  • Tenha em conta que as pessoas que têm gonorreia têm um risco mais elevado de contrair HIV.
  • Leve a sério qualquer sintoma que possa estar relacionado com uma doença de transmissão sexual.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
25 comentários
Flavia silva
Ola nao tenho nenhum desses sintomas mesmo assim devo me preocupar?
Editor umComo.com.br
Oi Flavia! Se você teve comportamentos de risco como sexo desprotegido, apenas um exame pode garantir que você não contraiu qualquer doença.
ze
Preciso de uma ajuda: Xtou a senter arder um poquinho no memento de mijar e o xta a sair uns liquido tipo esperma no meu penis
Amdreia
Eu tenho corrimento marrom escuro, e tem um odor. E sangro durante as relações. O que pode ser?
josilene
Gostaria de saber si essa doença mata ou pode calza câncer ou hi.
Ornildo de Souza felix
Nossa foi muito bom conhecer mais sobre esse assunto.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ornildo, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
caida
causas do corrimento amarelo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Caida, se o corrimento for meio esverdeado, pode ver aqui as causas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-significa-o-corrimento-esverdeado-14390.html
Mary
Estou com uma coceira na vulva vaginal e com um pouco de corrimento amarelado... também tenho um pouco de sangramento como se fosse menstruar. Estou preocupada isso aconteceu depois da menstruação já tenho 10 dias que menstruei
vanuza
Quais são os grupos de risco para gonorréia
alessandra
ola estou com muitas duvidas meu filho esta com este sintomas q li mas foi ao medico e ele falou q era infecção na urina e passou antibiótico mas continua a queimar o penis e a doer sera que ele esta com esta doença ,a cuica dele tinha algumas gotas parecendo puz ,e ele teve relação com uma parceira desconhecida ,o q devo fazer devo separar as roupas dele ao lavar pesso orientação voltar ao medico e pedi um exame de doenças veneras como o medico pode me falar se ele esta ou não ....
curioso
Em volta da cabeça de meu pênis tem umas bolinhas bem pequenas será que é gonorréia, ou fase de mudan-las do corpo
ana karoline
Quanto tempo leva para cura a gonorreia.
Raquel Lima
Fiz um sexo oral e depois de um dia apareceu placas amareladas na minha garganta e o meu pescoço está inchado e dolorido será que pode ser gonorréia
lucimar araujo
estou com ardecia ao urinar e vontade imensa em urinar toda hora oq pode ser e urinando amarelado. eu tenho 19 anos
daiane souza de jesus
MEU NAMORADO ELE DESSE QUE ESTA COM UMA COCEIRA DA CABEÇA DO Pênis e quando aperta sai uma secreção amarela sera que er gonorreia alguem pode reponder
maciel
quandor vo mija as vese sai tipo espema do penes depois que mijo e tabei tei vario carrocios na gingiva i umas tipos de espilha na pele mais nao e espilha mim ajuder
Luiz Gustavo Stoicovit
Estou com um escorrimento no pênis, tipo pus amarelado, no começo da cabeça do pênis sito uma leve queimação e minha urina ja não sai tão forte como antes e sinto muita vontade de ir ao banheiro será que é gonorreia?
isaias
queria saber se a gonorreia tem curar ?
Usuário anônimo
COMO EU SEI QUE TO COM ESSA DOENÇA
curiosa
na onde sai o xixi ta saindo um liquido crosso e amarolo meio braco oq e ?
Euritce Franco
Tenho tido sangramento vaginal,,,o q se passa
Quais os sintomas da gonorreia