Outros Sentimentos

Como ser mais feliz

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 4 julho 2022
Como ser mais feliz

Como ser mais feliz? Essa é a pergunta de um milhão de dólares, não é mesmo? Todo mundo quer ter uma vida tranquila e feliz. Mas a verdade é que, quando paramos para pensar, essa pergunta é muito mais complexa do que pode parecer à primeira vista. Isso porque a definição de felicidade pode variar bastante de pessoa para pessoa de acordo com fatores como estilo de vida, visões de mundo, valores, religião, entre vários outros.

De acordo com a definição do dicionário[1], a palavra felicidade pode ser entendida como a "sensação real de satisfação plena; estado de contentamento". Independente da forma como você enxerga esse estado ou sentimento, é possível dizer que existem algumas dicas que, de forma geral, podem te ajudar a chegar lá. Pensando nisso, nós do umCOMO trouxemos algumas ideias de hábitos para incluir na sua rotina que podem te ajudar a responder à pergunta "o que fazer para ser feliz". Vem com a gente!

Índice

  1. Encontre tempo para desacelerar e fazer atividades que gosta
  2. Exerça um trabalho ou profissão que te faça feliz
  3. Tenha um estilo de vida saudável
  4. Mantenha uma vida social ativa
  5. Exerça o autoconhecimento
  6. Seja grato(a)
  7. Entenda que momentos tristes vão existir - e está tudo bem

1. Encontre tempo para desacelerar e fazer atividades que gosta

Quando o assunto é como ser feliz na vida, a dica número um é encontrar um equilíbrio entre as suas obrigações, como trabalho e estudo, e as atividades prazerosas que você gosta de fazer no dia a dia. Seja praticar um esporte, assistir séries e filmes, beber com os amigos ou fazer alguma atividade artística como desenho ou pintura, é comprovado cientificamente que os hobbies são essenciais para manter o bem estar emocional e aumentar os níveis de felicidade.

2. Exerça um trabalho ou profissão que te faça feliz

É inegável: o trabalho é uma parte fundamental das nossas vidas. Passamos grande parte dos nossos dias, semanas e anos frequentando o ambiente de trabalho e exercendo uma atividade profissional em troca de salário. Com tanto tempo de vida dedicado ao mercado, uma das melhores coisas que você pode fazer para ter uma vida mais feliz é encontrar uma profissão ou cargo que te faça feliz e que te mantenha motivado/a todos os dias. Afinal, a insatisfação no trabalho pode elevar os níveis de estresse e ansiedade, além de prejudicar as relações interpessoais.

Leia também: Como ser feliz sem amigos

3. Tenha um estilo de vida saudável

O que manter um estilo de vida saudável tem a ver com a pergunta "como ser feliz na vida"? É simples: a saúde física e mental é o ponto de partida para que você possa aproveitar os bons momentos da vida e ter energia para curtir cada um deles.

Praticar exercícios físicos regularmente, manter uma alimentação balanceada e dormir horas suficientes por noite são todos hábitos que também estimulam a liberação de endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade. Além disso, todas essas práticas também tem um papel fundamental no manejo de estresse, te ajudando a enxergar a vida com mais leveza e tranquilidade.

4. Mantenha uma vida social ativa

Conviver com as pessoas que amamos nos traz uma enorme sensação de felicidade, não é mesmo? Encontrar e conversar com amigos e familiares é um hábito que precisa ser incluído no seu cotidiano se o seu objetivo é entender como ser mais feliz.

Através do relacionamento com outras pessoas, conseguimos experimentar sentimentos bons como compreensão e empatia, além de fortalecer nossos vínculos e nos conectar mais profundamente com as pessoas. As relações sociais também nos ajudam a desabafar sobre nossos problemas e nos sentir apoiados e acolhidos em momentos de dificuldades, o que pode ser muito benéfico para quem busca uma vida mais feliz.

5. Exerça o autoconhecimento

Pode parecer clichê, mas praticar o autoconhecimento no dia a dia pode te ajudar a ser mais feliz. Isso porque, quanto mais você se conhece, mais você aprende a lidar com os diferentes sentimentos que surgem no dia a dia. No longo prazo, o autoconhecimento promove a inteligência emocional para lidar com situações adversas e voltar ao seu eixo quando algo te abala.

Além disso, conhecer as suas qualidades e limitações é uma ótima forma de melhorar a sua autoestima, fazendo com que você acredite mais no seu potencial e na sua capacidade de transformar a sua própria vida. A psicoterapia pode entrar na sua rotina como uma grande aliada para exercitar o autoconhecimento e lidar melhor com sentimentos negativos.

Confira mais: Como esvaziar a mente

6. Seja grato(a)

Ser grato pela sua vida, suas realizações e seus privilégios pode fazer uma diferença e tanto para enxergar a vida com mais felicidade. A gratidão é uma filosofia que nos ajuda a focar em tudo que está dando certo, ao invés de dar atenção demais às coisas que não estão saindo como o planejado.

É aquela história de ver o copo meio cheio, sabe? Por mais que pareça simples, praticar a gratidão no dia a dia nos ajuda a enxergar o lado positivo das situações e afastar os pensamentos negativos e/ou destrutivos sobre nós mesmos.

7. Entenda que momentos tristes vão existir - e está tudo bem

Ninguém é feliz 100% do tempo. E aceitar isso com certeza é um grande passo na direção de uma vida mais feliz. Afinal, ser compreensivo consigo mesmo e entender que as vezes alguns sentimentos negativos vão surgir é o primeiro passo para passar por eles com mais facilidade.

Quando estiver se sentindo para baixo, tente para refletir por um momento e entender que tipo de situação te causa esse sentimento e o que você pode fazer para se sentir melhor. Se permita ficar triste ou com raiva por quanto tempo precisar, sabendo que esse sentimento vai passar.

Gostou das nossas dicas sobre como ser mais feliz na vida? Você também pode se interessar por: Como ser feliz sem namorado

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser mais feliz, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Referências
  1. DICIO. Significado de felicidade. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/felicidade/> Acesso em: 29 de junho de 2022
Bibliografia
  • NHS UK. How to be happier. Disponível em: <https://www.nhs.uk/mental-health/self-help/tips-and-support/how-to-be-happier/> Acesso em: 29 de junho de 2022
  • HEALTHLINE. How to be happy: 25 habits to add to your routine. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/how-to-be-happy> Acesso em: 29 de junho de 2022
  • THE NEW YORK TIMES. How to be happy. Disponível em: <https://www.nytimes.com/guides/well/how-to-be-happy> Acesso em: 29 de junho de 2022
  • FORBES. How to be happy: 20 ways to be happier today. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/zackfriedman/2019/08/13/how-to-be-happy/?sh=60ec16db13f9> Acesso em: 29 de junho de 2022
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como ser mais feliz