Como fica a menstruação depois da pílula do dia seguinte

Como fica a menstruação depois da pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência, apesar de muitas mulheres fazerem uso indiscriminado dela. Para fazer efeito, esta pílula deve ser tomada de forma correta e não prolongada, uma vez que o seu uso repetido acarreta riscos para a saúde. Mas ainda há muitas dúvidas quanto aos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte, principalmente no que diz respeito ao atraso da menstruação. Para esclarecer suas dúvidas e para ter consciência dos riscos deste método, de seguido no umCOMO vamos explicar como fica a menstruação depois da pílula do dia seguinte.

Como funciona a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um método de emergência que serve para prevenir uma gravidez indesejada. Existem dois tipos de pílulas do dia seguinte, de dois comprimidos ou de dose única, mas independentemente de qual escolher, ela deve ser tomada no máximo até 72 horas depois do ato sexual. Lembrando que quanto mais tempo passar entre o ato sexual e a toma dessa pílula, menor é a sua eficácia. A forma como a pílula do dia seguinte age em cada organismo pode variar, mas ela é basicamente uma bomba de progesterona, o hormônio responsável por impedir a ovulação. Sendo assim, dependendo da fase do ciclo em que ela for usada, esta pílula pode:

  • Impedir a ovulação, atrasando o processo para não ocorrer uma gravidez.
  • Alterar a secreção vaginal, tornando o ambiente hostil para que os espermatozoides não consigam chegar às trompas e fecundar o óvulo.
  • Alterar a parede uterina e impedir a fixação do óvulo às paredes do útero, fazendo com que seja expulso.

Caso o embrião já esteja implantado no útero, então a mulher já está grávida e a pílula do dia seguinte já não faz efeito.

Pílula do dia seguinte atrasa menstruação

Devido à alta concentração hormonal, a pílula do dia seguinte altera o ciclo menstrual e atrasa a menstruação. No mês em que tomar a pílula do dia seguinte, a duração da menstruação pode diminuir ou aumentar. Por isso, será impossível calcular o período fértil ou a data da próxima menstruação. Alguns dias após ter tomado a pílula do seguinte também pode ocorrer um pequeno sangramento vaginal ou, então a menstruação atrasar por 3 semanas. Também pode acontecer a menstruação apresentar alterações na sua coloração, podendo ficar mais escura que o normal.

É normal que a menstruação fique desregulada por 1 ou 2 meses após tomar a pílula do dia seguinte, até que os níveis de hormônios no organismo voltem ao normal. Mas se não ocorrer menstruação passadas 4 semanas de tomar a pílula do dia seguinte, deve fazer um teste de gravidez para confirmar a eficácia do método. Para saber se a pílula do dia seguinte teve resultado, o ideal é fazer um exame de sangue de gravidez. É importante referir que se tomada com frequência, a pílula do dia seguinte pode desregular a menstruação e interferir nos ciclos, sendo mais fácil engravidar.

Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

Como já referi, a pílula do dia seguinte age de maneira diferente dependendo do organismo, pelo que os seus efeitos colaterais podem não ser iguais em todas as mulheres. Confira de seguida os efeitos colaterais mais comuns:

  • Atraso ou adiantamento da menstruação;
  • Pequeno sangramento vaginal alguns dias após tomar a pílula do dia seguinte;
  • Dores de cabeça;
  • Enjoos;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Hipersensibilidade nas mamas.

Ter um pequeno sangramento é normal, mas se não o apresentar não significa que a pílula do dia seguinte não fez efeito.

Quando NÃO usar a pílula do dia seguinte?

Para esclarecer mais algumas dúvidas, é importante referir que a pílula do dia seguinte só deve ser usada quando há uma relação sexual com penetração do pênis na vagina sem proteção, ou seja, sem o uso de camisinha ou outro tipo de anticoncepcional, ou quando a camisinha tiver estourado e não existir outro tipo de proteção anticoncepcional. Mas o que acontece é que muitas vezes as mulheres acabam por tomar este remédio sem ser necessário, induzindo no seu organismo doses desnecessárias de progesterona. Por isso, confira em que situações não é necessário usar o método de emergência:

  • Se usou camisinha e não estourou;
  • Quando está usando anticoncepcional há mais de 10 dias;
  • Durante a pausa da pílula anticoncepcional, desde que tenha tomado a cartela de forma correta, sempre na mesma hora e sem esquecimentos;
  • Se estiver amamentando;
  • Se não tiver havido penetração na vagina;
  • Se estiver menstruada.

Saiba também o que acontece quando toma a pílula do dia seguinte com anticoncepcional neste outro artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fica a menstruação depois da pílula do dia seguinte, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.