Resolver os problemas

Como saber se sou frígida

Como saber se sou frígida

A frigidez consiste na incapacidade de uma mulher por sentir desejo ou prazer sexual. Este transtorno que possui muitos fatores pode afetar bastante o casal, pois o homem costuma se sentir frustrado e rejeitado pela ausência de sexo, por isso é muito importante determinar qual é a causa do problema e poder solucioná-lo. Se você acha que pode estar nessa situação, damos a você algumas dicas para saber se é frígida.

Índice

  1. O que é a frigidez?
  2. Quais são os sintomas?
  3. Por que sou frígida?
  4. Diante de seu parceiro
  5. O que fazer?

O que é a frigidez?

A frigidez é um tipo de disfunção sexual feminina marcada pela ausência de desejo sexual, o que leva a reduzir de maneira considerável a atividade e cria uma situação de tensão, frustração e culpabilidade dentro do relacionamento. Algumas vezes, por falta de conhecimento, a mulher atribui o problema a algo pontual em vez de ir a um especialista. Não deve ser confundida com a anorgasmia, que é outra patologia.

Quais são os sintomas?

A frigidez pode ser dividida em dois tipos: a frigidez total onde não há nenhum tipo de desejo sexual, marcada pela falta de excitação, falta de reação diante da estimulação, falta de lubrificação vaginal e ausência de prazer e orgasmos. O segundo tipo é parcial, onde a mulher tem dificuldade mas consegue se excitar, só que depois da estimulação apresenta dificuldades em conseguir um orgasmo. Esta é a mais comum das duas.

Por que sou frígida?

A frigidez pode ser devida a causas hormonais (como a redução nos níveis de estrogênio) ou causas psicológicas ou de comportamento (como estresse, fadiga crônica, ou na maioria dos casos a relação da mulher com a sexualidade: se ela acha que o sexo é tabu, um tema proibido, se teve experiências anteriores dolorosas ou sem prazer algum, se não consegue relacionar sexo com prazer, se tem uma baixa autoestima, se foi vítima de abusos sexuais, etc.) Uma lista enorme de fatores desse tipo poderia influir ou causar frigidez.

Diante de seu parceiro

Encarar o problema e procurar apoio em seu parceiro é importante. A frigidez não é um tema falado com frequência, fala-se muito mais sobre a disfunção erétil que sobre a frigidez, mas ela é real e existe. Se você sofre deste problema é necessário falar sobre ele com o parceiro, não esqueça que a situação afeta os dois.

O que fazer?

Se você estiver passando pela menopausa ou por alguma situação especial onde seus níveis de estrogênio tenham diminuído, o melhor é você ir ao ginecologista para que ele possa lhe informar sobre o assunto. Na maioria dos casos, o desejo costuma reaparecer ao tomar suplementos deste hormônio. Se o problema for de tipo psicológico ou de comportamento, relacionado com sua forma de ver o sexo, é importante você consultar um sexólogo ou psicólogo para que ele possa lhe aconselhar e explorar os verdadeiros motivos da ausência do seu desejo sexual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou frígida, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos

  • É importante você encarar o problema e não deixar ele de lado, pois uma vida sexual plena é sinônimo de saúde e bem-estar no relacionamento.
  • Não tenha medo de falar do problema com um especialista, supere os tabus e os medos e encare a situação.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Francisca
eu sinto vontade de fazer amor com meu parceiro MAS não fico ecitada mesmo assim quando tento sou como se fosse virge o que eu posso fazer para superar isso já Não aguento
Editor umComo.com.br
Oi Francisca! Recomendamos que você consulte um ginecologista para que ele possa recomendar o melhor procedimento no seu caso.
A sua avaliação:
thais
Minha duvida é, tenho 34 anos sou casada a seis anos, fiquei separada de meu marido por quatro meses, foi bem doloroso, porq ele me traiu... neste meio tempo conheci outro homem, e me apaixonei por ele, tivemos um envolvimento muito profundo, mais nunca transamos pois ele era casado,mais nos tornamos muito intimo, neste meio tempo tive uma decepção com esta pessoa pois não se resolvia e meu marido voltou a me procurar me de todas as formas, acabei voltando o sexo toda a euforia assim que meu marido viu que me tinha nas mãos outra vez o sexo esfriou sou muito foguenta mais as vezes quando ele me procura não consigo sentir prazer nenhum, meu marido conhece meu corpo, sabe como me dar prazer mais faz três meses que não consigo sentir nada, sinto muita vontade de fazer sexo, mais nao consigo sentir nada. quando vou fazer oque é isto que esta acontecendo comigo ?????
Emilia
O meu problema é o mesmo, sinto muito vontade mas qdo meu companheiro me procura a vontade parece desaparecer.
E gosto dele pra caramba
A sua avaliação:
osvanusa da silva santos
qual especialista procuro pra saber se sou frigida como saber se eu sou frigida
João Carlos
minha situação é terrível , se não for por minha inciativa, minha mulher fica meses, tento ajuda-la , insistindo que procure um tratamento, mas ... recusa-se aceitar e diz que não tem nada. O que faço ? como faze-la entender que precisa de ajuda , (para salvação do nosso casamento)
Simone de oliveira
Quero saber como chegar ao orgasmo com meu parceiro e como sentir.
Elza Helena de Sousa
como saber se sou frígida, adoro fazer amor, mas depois de uma decepção amorosa não consigo chegar ao orgasmo sinto fico molhada mas não consigo.
Jonas
Conheço um mulher de 24 anos disse que tem um bloqueio e não consegue se relacionar nem mesmo beijar alguém, não é lésbica , apenas aceita carinhos e abraços e beijos no rosto. Disse que sempre foi assim desse jeito e nunca procurou um especialista, gostaria de ajudá-la e não sei como
eduarda
Eu tive uma primeira Relaçao, mais não tive nenhum tipo de reaçao, não cheguei ao orgasmo, eu não consigo isso, à não ser com masturbação no Clitolis, isso tem como se reverter? Queria Sentir prazer, chegar ao orgasmo na relaçao vaginal..
Rosana
Eu nao sito nada condo tenho relasao
luis
minha esposa muito raro me procura eu sempre tenho inciativas as vezes fiamos 15 dias ou mais sem sexo e isso esta acabando comigo. eu sou fiel e nunca procurei outras mulheres... ela tem 31A eu 32 ela trabalha em uma escola e tem prob de hormônios tiroide, ela não toma remédio de menstruação so remedio da tiroide e eu ja pedi ela pra ir ao médico e ela fia se negando o que fazer, temos um filho de 2 anos?? estamos a 7 anos juntos, estou no meu limite e estou sendo bombardado por outras mulheres ... ta difícil de segurar, tenho todo cuidado de prepara o lugar, dia, compro lingerie, chamo pra sair, quando vamos para motel e 1 hora e que sair logo, etc...
rogerio eugenio
oi sou rogerio fiz 37 anos eu tambem tenho o mesmo problema que o seu luiz eu tambem ja nao sei que faço mais estou pesando em me separar tenho 3 filhas. e e uma luta pra ter relaçao porque ela nao me procura tambem e as vezes quando eu quero fazer amor tenho que me virar nao aguento mais .
monica henrique de oliveira
meu marido e muito mais novo do que eu estou muito ruim de cama tenho 40 emeu marido 32 nao sei mais oque fazer com esta frigidez
Como saber se sou frígida