Como saber se sou frígida

Como saber se sou frígida

A frigidez consiste na incapacidade de uma mulher por sentir desejo ou prazer sexual. Este transtorno que possui muitos fatores pode afetar bastante o casal, pois o homem costuma se sentir frustrado e rejeitado pela ausência de sexo, por isso é muito importante determinar qual é a causa do problema e poder solucioná-lo. Se você acha que pode estar nessa situação, damos a você algumas dicas para saber se é frígida.

O que é a frigidez?

A frigidez é um tipo de disfunção sexual feminina marcada pela ausência de desejo sexual, o que leva a reduzir de maneira considerável a atividade e cria uma situação de tensão, frustração e culpabilidade dentro do relacionamento. Algumas vezes, por falta de conhecimento, a mulher atribui o problema a algo pontual em vez de ir a um especialista. Não deve ser confundida com a anorgasmia, que é outra patologia.

Quais são os sintomas?

A frigidez pode ser dividida em dois tipos: a frigidez total onde não há nenhum tipo de desejo sexual, marcada pela falta de excitação, falta de reação diante da estimulação, falta de lubrificação vaginal e ausência de prazer e orgasmos. O segundo tipo é parcial, onde a mulher tem dificuldade mas consegue se excitar, só que depois da estimulação apresenta dificuldades em conseguir um orgasmo. Esta é a mais comum das duas.

Por que sou frígida?

A frigidez pode ser devida a causas hormonais (como a redução nos níveis de estrogênio) ou causas psicológicas ou de comportamento (como estresse, fadiga crônica, ou na maioria dos casos a relação da mulher com a sexualidade: se ela acha que o sexo é tabu, um tema proibido, se teve experiências anteriores dolorosas ou sem prazer algum, se não consegue relacionar sexo com prazer, se tem uma baixa autoestima, se foi vítima de abusos sexuais, etc.) Uma lista enorme de fatores desse tipo poderia influir ou causar frigidez.

Diante de seu parceiro

Encarar o problema e procurar apoio em seu parceiro é importante. A frigidez não é um tema falado com frequência, fala-se muito mais sobre a disfunção erétil que sobre a frigidez, mas ela é real e existe. Se você sofre deste problema é necessário falar sobre ele com o parceiro, não esqueça que a situação afeta os dois.

O que fazer?

Se você estiver passando pela menopausa ou por alguma situação especial onde seus níveis de estrogênio tenham diminuído, o melhor é você ir ao ginecologista para que ele possa lhe informar sobre o assunto. Na maioria dos casos, o desejo costuma reaparecer ao tomar suplementos deste hormônio. Se o problema for de tipo psicológico ou de comportamento, relacionado com sua forma de ver o sexo, é importante você consultar um sexólogo ou psicólogo para que ele possa lhe aconselhar e explorar os verdadeiros motivos da ausência do seu desejo sexual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se sou frígida, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • É importante você encarar o problema e não deixar ele de lado, pois uma vida sexual plena é sinônimo de saúde e bem-estar no relacionamento.
  • Não tenha medo de falar do problema com um especialista, supere os tabus e os medos e encare a situação.