Outros Saúde Sexual

Meus lábios vaginais são normais?

Ana Lopes
Por Ana Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Meus lábios vaginais são normais?

As mulheres, em sua maioria, sempre estão insatisfeitas ou inseguras com o seu corpo: seja pelo tamanho do nariz, do seio, do bumbum ou, até mesmo, pelo formato da sua vagina. As revistas de conteúdo adulto são sempre o parâmetro para que esse tipo de insegurança comece a martelar na cabeça das mulheres, principalmente em relação à vagina. Pois, embora as mulheres possam comparar as outras partes do corpo com as de amigas ou conhecidas, a vagina não é algo que se saia mostrando por aí. Se você também tem dúvidas sobre o formato da sua vagina e quer saber se ela é normal, continue a leitura deste artigo do umComo e sane algumas das principais dúvidas sobre esse tema.

Também lhe pode interessar: Minha vagina é normal?

Os lábios vaginais

Já nas séries iniciais da nossa formação escolar, aprendemos sobre os órgãos sexuais masculinos e femininos. Quando somos pequenos, aprendemos que o pinto e perereca servem para diferenciar os homens das mulheres e para que possamos fazer xixi. Mas, já aí começa a perturbação feminina quanto ao formato do seu órgão que não é o mesmo ilustrado nas páginas dos livros. Principalmente, quando os lábios vaginais são observados, ou tateados, tocados.

Os lábios vaginais estão na parte externa do órgão sexual feminino e são divididos em grandes e pequenos lábios. Os grandes lábios envolvem os pequenos. Mas, em algumas mulheres os pequenos lábios são mais compridos e se sobressaem aos grandes lábios. Em outras, os pequenos lábios são mesmo pequenos e quase não são percebidos. E essa diferença de tamanhos é o que mais tem feito mulheres procurarem os centro cirúrgicos para repararem a diferença entre grandes e pequenos lábios esperando torná-los o mais simétrico possível. No entanto, isso não indica nenhuma deformidade ou anormalidade.

A coloração dos grandes lábios também é uma das causas das mulheres acharem seus órgãos anormais. Pois, embora acompanhe o tom de pele da mulher, os lábios vaginais podem sofrer alteração de cor no decorrer dos tempos, e - principalmente nas mulheres negras - sofrer com a super pigmentação (o que deixa a vagina mais escura e com tons arroxeados). Nas mulheres de pele clara, normalmente a coloração varia entre o rosa e o vermelho. Mas, nada disso é regra ou padrão.

Não existe formato normal

É bom deixar isso bem claro, antes que alguém ache que no decorrer do artigo será apresentada uma vagina com características ditas normais. O formato, a cor, o tamanho dos lábios, podem variar de mulher para mulher, o que não torna nenhuma melhor que a outra. Claro que algumas aparentam ser mais bonitas que outras, mas nada que precise prender a sua atenção.

E para ilustrar a diversidade da vagina, o artista inglês Jamie McCartney, criou um quadro com 400 formatos de vaginas intitulado “Grande Mural da Vagina” (em tradução).

Meus lábios vaginais são normais? - Não existe formato normal

Se pretende ler mais artigos parecidos a Meus lábios vaginais são normais?, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Se gostou do nosso artigo ou ainda tem alguma dúvida não hesite em dizer-nos através dos comentários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Luiza Sant'Anna de Lima
os meus pequenos labios passava dos grandes labios tinha ate vergonha de fazer exames ginecologicos
1 de 2
Meus lábios vaginais são normais?