Partilhar

O que responder quando perguntam como foi seu dia

Por Letícia Lima. Atualizado: 23 outubro 2017

Uma das perguntas mais frequentes que ouvimos é "como foi seu dia?". Aliás, aprender respostas a essa pergunta e também a variável "como vai você?" é uma das primeiras lições de qualquer curso de língua estrangeira, pois se trata de uma questão muito comum, além de ser ser também uma maneira de iniciar conversas. No entanto, respostas que parecem simples podem nos colocar em situações embaraçosas quando não sabemos lidar com as pressões da etiqueta social - o nível de detalhes da resposta para “como foi seu dia” irá variar a depender de quem é seu interlocutor. Continue lendo este artigo em umCOMO para saber o que responder quando perguntam como foi seu dia.

Também lhe pode interessar: O que responder quando te chamam de velha

Linguagem e sociedade

A sociedade é composta por indivíduos que se relacionam, e um dos canais de interação entre os indivíduos é a linguagem. Desde a Grécia Antiga filósofos como Aristóteles, ao desenvolver estudos sobre a retórica e a persuasão, já sabiam que aquele que possuía um bom domínio da linguagem era capaz de persuadir e conquistar o interlocutor.

Apesar de muito antigas, essas ferramentas de discurso desenvolvidas por Aristóteles (conhecidas também como modos de persuasão) ainda são muito utilizadas, seja por profissionais de marketing, políticos, professores, palestrantes, entre outros. No entanto, qualquer um que se comunica pode fazer uso dessas ferramentas, inclusive para saber o que responder quando perguntam como foi seu dia. São elas:

  1. Construir uma boa linha de raciocínio;
  2. Ter domínio sobre o conteúdo apresentado;
  3. Conquistar o ouvinte pelo lado emocional.

Como foi seu dia - o que responder?

Como usar ferramentas tão antigas para responder às perguntas do dia a dia? Às vezes, criamos tensões desnecessariamente devido a problemas de comunicação. Isso causa muitos transtornos no ambiente de trabalho, nas relações de amizade e nos relacionamentos conjugais. Logo, empregando os modos de persuasão apresentados acima, será possível melhorar nosso fluxo comunicacional com o próximo.

Por exemplo, se sua esposa lhe pergunta “como foi seu dia no trabalho” e você não sabe o que responder, use as técnicas apresentadas. Como vocês são casados, sua esposa tem interesse em saber como foi seu dia em detalhes e também lhe contar sobre o dia dela. Construa uma linha de raciocínio para contar sobre seu dia do início ao fim! Não responda só “ótimo, e o seu?”. Descreva como foi seu dia no trabalho, fale das coisas que aconteceram na firma, conte uma piada que ouviu na hora do almoço com os colegas, etc.

Se você não trabalha, boas opções para responder a pergunta “como foi seu dia” são, além de descrever seu estado de ânimo, contar um fato curioso que viu no jornal, algo que o surpreendeu, alguma coisa da rotina da casa que saiu de forma inesperada. Para ter um bom relacionamento, é fundamental ter um bom diálogo com o cônjuge. Veja mais dicas de relacionamento em nossa categoria Relações!

Ainda no ambiente familiar, se você é um adolescente, sabe que os pais em geral sempre perguntam “como foi seu dia?” e não ficam satisfeitos com um “tudo bem”. No entanto, é normal que nessa fase da vida se esteja mais introspectivo e querendo guardar detalhes da sua vida pessoal na esfera mais privada possível. Converse com seus pais para que eles respeitem seu espaço. Se sua família não for aberta ao diálogo, confira como lidar com pais conservadores.

Já no ambiente de trabalho a pergunta “como foi seu dia?” e as variáveis “como foi o feriado?” e “como vai você?” devem ser respondidas de forma mais objetiva. Em geral, seu chefe e seus colegas de trabalho não estão interessados em detalhes da sua vida pessoal, portanto, não é de adequado expô-los. Seja breve: diga “foi ótimo”, “correu tudo bem”, “estou bem”, “aproveitei muito”, etc. Nossa categoria O local de trabalho pode trazer informações preciosas sobre como lidar com o ambiente corporativo.

Entre amigos, tudo fica mais fácil: se seu amigo lhe perguntou como foi seu dia, é porque realmente deseja saber. Faça um relato claro, seja em ordem cronológica ou em ordem de importância, conte fatos engraçados ou as coisas ruins que aconteceram naquele dia. Os verdadeiros amigos estão ao nosso lado em todas as horas, até mesmo nos momentos difíceis. Portanto, seu amigo irá se sentir útil em ouvir seus problemas e aborrecimentos e até mesmo poderá lhe dar conselhos sobre o que fazer.

O que responder quando perguntam como foi seu dia - Como foi seu dia - o que responder?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que responder quando perguntam como foi seu dia, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre O que responder quando perguntam como foi seu dia

1 de 2

Voltar ao topo da página