Partilhar

Como saber se estou sendo chato

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se estou sendo chato
Imagem: reallyyy.com

Estar sendo chato durante uma conversa ou um encontro é um dos piores erros que muitas vezes não conseguimos reconhecer. Se você procura evitar esse tipo de situação, chegou ao sítio certo, pois neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe dicas de como saber se está sendo chato! Na verdade não é muito difícil, e o truque passa por estar atento a alguns sinais, não se entusiasmar demasiado falando sobre assuntos do seu interesse ou sobre você próprio, entre outras falhas. Continue lendo este artigo para conhecer nossas dicas!

Também lhe pode interessar: Como saber se ele é imaturo
Passos a seguir:
1

Existem várias formas de ser chato, de acordo com o que aborrece a outra pessoa. Você pode estar sendo chato se falar muito sobre um assunto do qual ela não entende nem se interessa, pode ser chato se se achar o dono da verdade, se estiver sendo repetitivo, se não souber divertir a outra pessoa, etc. Além disso, quando uma pessoa o acha chato não significa que todo o mundo partilha dessa opinião!

2

Por essa razão não existe uma fórmula secreta que possa adotar para rapidamente deixar de ser visto como um cara chato. Existe sim um conjunto de sinais que terá de aprender a interpretar e atitudes que terá de atopar de forma a mudar o clima da conversa antes que a outra pessoa decida ir embora ou cortar relações consigo.

Como saber se estou sendo chato - Passo 2
Imagem: wordpress.concurseirosolitario.com.br
3

Uma das noções a interiorizar para não ser chato é evitar o exagero. Você pode ser encarado como chato se fizer piadas o tempo todo como também se não fizer piada nenhuma. Quando na dúvida, interrompa o que está fazendo e adote outra postura, o dinamismo e diversidade são o contrário de aborrecimento!

4

O maior problema é que o verdadeiro chato não se enxerga: quando ele está se divertindo, pensa que todo o mundo está se divertindo também! Nesse caso é importante prestar atenção aos sinais de aborrecimento na outra pessoa: se ela se tornar mole, com olhos de sono, revirar os olhos, bocejar com frequência e se mostrar distraída, é certo que você ou o momento está sendo chato.

Como saber se estou sendo chato - Passo 4
Imagem: buzzfeed.com
5

Porém mantenha presentes as regras de boa educação, tal como não fazer perguntas demasiado pessoais a pessoas que você não conhece bem, evitar as piadas de mau gosto, moderar a linguagem, etc. Pessoas chatas podem ser entendidas como tal se criarem um ambiente de constrangimento e deixarem a outra pessoa pouco à vontade.

6

Se você é a típica pessoa que não sai da zona de conforto, não gosta de experimentar coisas novas nem de tentar programas diferentes, você pode ser percebido como um chato, porque a maioria das pessoas gosta de variar a rotina! Assim sendo faça um esforço para aceitar as propostas de seus amigos e se divirta com eles, isso contribuirá para abrir seus horizontes e lhe proporcionar momentos inesquecíveis!

Como saber se estou sendo chato - Passo 6
Imagem: escolapsicologia.com
7

Seja uma pessoa interessante ao ter algo interessante para falar. Você pode conseguir isso estando atento às notícias da atualidade, se especializando em determinado tema que seja do interesse da maioria das pessoas, aumentando sua cultura geral, etc. Se esforce por formar uma opinião acerca de todos os assuntos, reunindo bons argumentos, mas não exagere na defesa dos mesmos ou pode acabar massacrando a outra pessoa.

8

Fale mas também dê espaço para as outras pessoas falarem. Saber escutar é uma virtude, pois todos nós queremos ser ouvidos durante uma conversa e acreditamos ter algo importante para dizer. Assim sendo, após fazer uso do seu tempo de falar (sem demorar mais de 5 minutos, por exemplo), dê oportunidade à outra pessoa para se expressar e se baseie no que ela disse para continuar o diálogo.

Como saber se estou sendo chato - Passo 8
Imagem: profissionaldeimoveis.com.br
9

Por muito que usar termos técnicos possa fazer transparecer uma imagem de superioridade, na maioria das conversas não vai rolar. As pessoas gostam de linguagem simples, que possam entender facilmente sem precisar de escutar uma segunda vez, por isso modere o uso de palavras e expressões complicadas ou formais que apenas tornam menos compreensível o que você falou, além de cansarem a outra pessoa.

10

Por último, seja uma pessoa positiva! As conversas devem ser divertidas, motivadoras e inspiradoras, pelo que se você se focar apenas nos aspetos mais negativos do tema do qual está falando, será bem chato. Seja otimista no trabalho e na vida e mais pessoas se sentirão atraídas a se relacionar com você pelo seu bom astral!

Como saber se estou sendo chato - Passo 10
Imagem: suacarreira-saojose.blogspot.pt
11

Por último, seja uma pessoa positiva com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou sendo chato, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • Pergunte para seus amigos quando eles consideram que você está sendo chato e tente mudar sua atitude.
  • Ser chato ou não ser é relativo, por isso não se recrimine nem deixe que isso afete sua autoestima.

Escrever comentário sobre Como saber se estou sendo chato

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se estou sendo chato
Imagem: reallyyy.com
Imagem: wordpress.concurseirosolitario.com.br
Imagem: buzzfeed.com
Imagem: escolapsicologia.com
Imagem: profissionaldeimoveis.com.br
Imagem: suacarreira-saojose.blogspot.pt
1 de 6
Como saber se estou sendo chato

Voltar ao topo da página