Yoni eggs: o que são e como usar

Yoni eggs: o que são e como usar

A saúde sexual feminina tem sido cada vez mais discutida nos dias atuais. Tópicos como masturbação, prazer sexual e empoderamento feminino com relação ao próprio corpo são pautas comuns nas redes sociais e na TV. Com isso, têm surgido diversos acessórios, terapias e técnicas para conectar as mulheres com a sua sexualidade e fazê-las experimentar todo o seu potencial energético.

É essa a ideia que está por trás dos yoni eggs. Essas pedrinhas que tem ganhado popularidade no Brasil têm o objetivo de energizar os órgãos sexuais femininos e trazer benefícios como aumento da libido, lubrificação e prazer durante o sexo à dois. Mas o que exatamente está por trás do uso desse acessório? Na matéria que o umCOMO trouxe para você hoje, vamos te contar tudo sobre os famosos yoni eggs: o que são e como usar. Você ainda pode ouvir a opinião de especialistas sobre esse tipo de prática: afinal, ela é segura para a saúde da mulher ou não? Vem conferir!

O que são os yoni eggs

Os yoni eggs nada mais são do que pedras em formatos de ovos inseridas dentro do canal vaginal feminino para energizar a região e fortalecer a musculatura pélvica. "Yoni" significa "vagina" em sânscrito, o idioma indiano antiga, e é de lá que vem essa prática cada vez mais popular entre as jovens mulheres.

Muitos especialistas consideram o uso dos yoni eggs uma evolução do pompoarismo, a técnica de contração e relaxamento dos músculos vaginais que serve para ajudar as mulheres a conhecerem o próprio corpo e terem mais prazer na hora do sexo. Amplamente utilizado em terapias holísticas e tântricas no Brasil e no mundo, os yoni eggs funcionam como uma espécie de medicina ancestral e por isso tem ganhado mais adeptos a cada ano.

Para que servem os yoni eggs

A pergunta que não quer calar é a seguinte: para que servem os yoni eggs? A verdade é que o uso desses objetos está associado a inúmeros benefícios sexuais e reprodutivos, como aumento do prazer, estímulo à lubrificação natural, relaxamento vaginal e fortalecimento muscular.

Além dos efeitos físicos, o acessório também é conectado a crenças energéticas como alinhamento dos chakras, conexão com a terra e até mesmo contato com traumas esquecidos. Os efeitos energéticos das pedras é baseado na ideia de que é nos órgãos reprodutivos que guardamos lembranças, traumas e autoconhecimento.

Do que são feito os yoni eggs

Os yoni eggs são feitos de cristais, e por isso estão associados a inúmeras propriedades curativas de acordo com terapeutas holísticas e sexuais. Eles normalmente são fabricados de maneira artesanal e não tem um tamanho único e padronizado.

Por isso, se você quer experimentar esse ovinho tão popular, a dica é consultar uma terapeuta sexual e/ou tântrica para te auxiliar em todo o processo: desde à escolha das pedras (que podem ser quartzo, obsidiana e ametista, por exemplo) até a forma certa de usar.Vale lembrar que o uso dos yoni eggs não tem comprovação científica da medicina tradicional. Por isso, leve em conta a sua crença pessoal nos efeitos energéticos do acessório na hora de optar ou não por utilizá-lo.

Como usar os yoni eggs

Ficou interessada na técnica e quer saber como usar os yoni eggs? O processo é relativamente simples, mas exige alguns cuidados. Em primeiro lugar, não é recomendado passar o dia inteiro com o ovinho na vagina: o tempo máximo indicado pelas terapeutas é de 6 horas diárias. Além disso, é essencial higienizar os eggs a cada uso com água e sabão para evitar infecções por bactérias ou outros microorganismos que afetam a flora vaginal.

O mais indicado pelas especialistas é usar os yoni eggs entre uma lua e outra. Para experimentar essa técnica, basta adquirir um ovinho e inserí-lo no canal vaginal da mesma forma que se usa um absorvente interno. Vale investir em um modelo com cordinha para facilitar a retirada depois do uso. Depois de inserido, o ovinho pode ser utilizado ao longo do dia, mesmo se você for fazer atividades como caminhada e passeios ao ar livre. Mas lembre-se de tirá-lo em até seis horas, ok?

Se ao longo do dia começar a sentir o ovo escorregar no canal vaginal, faça contrações na parede vaginal para segurá-lo lá dentro. O movimento é o mesmo de quando tentamos segurar o xixi quando se está com muita vontade de ir ao banheiro. Esse exercício fortalece os músculos pélvicos e é conhecido como "egg pompoarismo".

Contraindicação dos yoni eggs

O uso dos yoni eggs também é contra indicado em alguns casos específicos. Por exemplo, grávidas, mulheres que acabaram de passar por algum tipo de cirurgia pélvica, quem está com infecção urinária, candidíase ou está menstruada não pode usar o acessório. Também é vedado o uso dos eggs para quem tem prolapso genital ou ainda é virgem.

Leia mais: Como curar a candidíase vaginal

É seguro usar yoni eggs?

Os yoni eggs podem ser bons aliados quando o assunto é conhecer melhor o próprio corpo e fortalecer o assoalho pélvico, mas a verdade é que o uso desse acessório é desaconselhado por muitos ginecologistas. Isso porque, assim como qualquer corpo estranho no canal vaginal, os ovinhos podem alterar o pH vaginal e favorecer a proliferação de bactérias, além de aumentar a chance de lesões, arranhões internos e síndrome de choque térmico.

Por isso, antes de decidir por usar ou não os yoni eggs, converse com seu médicos e conheça todos os riscos envolvidos no processo. Munida de toda a informação necessária, se optar por utilizar essa técnica, siga à risca todos os cuidados durante o uso para evitar qualquer complicação e/ou problema de saúde mais grave. Em caso de qualquer intercorrência, pause imediatamente o uso e consulte sua ginecologista.

Se gostou do nosso artigo sobre yoni eggs você também pode se interessar por: Como controlar o pH vaginal.

Além do uso dos yoni eggs, existem outras maneiras de fortalecer o assoalho pélvico, como, por exemplo, os exercícios de Kegel. Se você quer aprendê-los, assista ao vídeo que deixamos aqui abaixo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Yoni eggs: o que são e como usar, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Bibliografia
  • COSMOPOLITAN. What is a yoni egg and what does it do? Disponível em: <https://www.cosmopolitan.com/sex-love/a33596747/what-is-a-yoni-egg/> Acesso em: 18 de março de 2022.
  • UOL. Yoni eggs: como funcionam os ovos de pedra que malham e energizam a vagina. Disponível em: <https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2018/06/25/yoni-eggs-os-ovos-de-pedra-usados-para-malhar-e-energizar-a-vagina.htm> Acesso em: 18 de março de 2022.