Usar a ducha íntima para o sexo anal

Usar a ducha íntima para o sexo anal

Quem é adepto da prática do sexo anal, seja homem ou mulher, sabe que uma das formas mais recomendadas para prevenir acidentes de tons terrosos durante a transa é o uso da ducha íntima, também conhecido como enema ou chuca, que limpa o canal retal dos resíduos que podem sobrar mesmo após a evacuação e aparecerem durante o ato sexual. Se tem dúvidas sobre como usar a ducha íntima para o sexo anal, o umCOMO separou 10 dicas valiosas e funcionais.

1. O que é e por que usar a ducha íntima?

A ducha íntima, também conhecida como enema e popularmente apelidada de chuca, é um objeto que tem a função de manter a higiene retal, não necessariamente para o sexo anal. O acessório funciona como uma espécie de bomba oca que é preenchida com água que com a pressão consegui limpar profundamente o ânus e o canal retal.

Dentre as recomendações para fazer sexo anal sem se sujar está ir no banheiro antes. No entanto, só isso não garante que não haja acidentes. A ducha íntima é recomendada para os resquícios que ainda sobraram na parede do canal retal.

O enema pode ser encontrado em farmácias em versões reutilizáveis e descartáveis, com diferentes tipos de bicos aplicadores. A diferença entre os bicos é apenas a quantidade de água que sai de uma vez.

2. Esvazie o intestino antes

Antes de realizar a ducha íntima, é importante que você já tenha ido ao banheiro. Assim, só sobrarão os resquícios para sair na lavagem. Se você já está planejando o sexo anal há algum tempo, a principal dica é cuidar um pouco da alimentação e apostar em fibras e muita água. Assim, você terá mais facilidade de ir ao banheiro e evita o intestino preso.

No entanto, a ducha não precisa ser logo após ter ido ao banheiro. Só é importante que você já tenha ido ao banheiro naquele dia.

3. Utilize água morna e limpa

Para casos de pré-exame ou tratamentos podem ser recomendáveis soluções com soro fisiológico ou água e sal para preencher o enema. No caso da lavagem para sexo anal apenas água potável é suficiente. O ideal é que seja água mineral ou filtrada, pois a água da torneira pode estar contaminada e causar infecções no ânus.

As temperaturas não devem ser extremas, seja para o quente ou para o frio pois além de causar incômodos, podem causar irritação. O ideal é que a água esteja em uma temperatura morna e agradável. Preencha o enema apenas quando tiver certeza de que aquela temperatura é suportável. O ideal é provar a temperatura na própria mão.

4. Utilize lubrificante

Para inserir a ducha íntima sem dificuldades e incômodos, recomenda-se o uso de um lubrificante íntimo, preferencialmente à base de água, pode ser o mesmo que você usa para fazer sexo. Não tente substituir o lubrificante por vaselina, óleos, hidratantes ou produtos que sejam à base de petróleo. Além de passar no bico da ducha, você também pode passar um pouco na entrada do ânus.

Na dúvida, recomendamos o artigo Qual o melhor lubrificante para o sexo anal.

5. Postura

De primeira, encontrar uma posição para a ducha íntima pode parecer impossível. Mas a verdade é que basta você pensar nas posições que se sente mais confortável para o sexo anal e utilizar alguma delas em que você mesmo consiga realizar o procedimento.

Se será a sua primeira vez com o sexo anal e você ainda não sabe qual postura é a mais confortável, recomendamos que você tente alguma das posições sugeridas no artigo As melhores posições para o sexo anal.

6. Como não molhar e sujar o local

Mesmo que tenhamos recomendado alguma das posições anais para a ducha íntima, quem já é experiente pode até realizar a lavagem diretamente no banheiro e evitar bagunça. Mesmo assim, quem se sente mais confortável na cama deve utilizar uma toalha embaixo ou até mesmo enrolada sobre o próprio corpo.

7. Relaxe

Apesar do detalhamento de todas essas dicas, a ducha íntima é um processo bem simples e indolor que não durar mais do que 5 minutos. Portanto, quanto mais relaxado você estiver, mais fácil será. A introdução do bico do enema comparado à introdução de um pênis não é praticamente nada, pense assim.

8. Como introduzir e soltar o enema

Uma vez relaxado, basta introduzir a ducha com delicadeza e então pressionar a bomba (parte mais gordinha) continuamente para que todo o líquido saia e não volte. O procedimento com a ducha descartável é praticamente o mesmo.

Quando todo o líquido tiver sido depositado, retenha a água (como se estivesse segurando para ir ao banheiro), corra para o banheiro e solte no vaso sanitário. Sua lavagem anal já está feita e você está pronto para desfrutar de um sexo anal sem paranoias com a sujeira.

Extra: para um passo a passo completo, leia o artigo Como usar um enema.

9. Como cuidar da ducha íntima

Se a sua ducha não é descartável, você pode utilizá-la para outras vezes. Mas, para isso é importante saber armazená-la. Após o uso, lave-a com água e sabão, seque e guarde em um local seco e arejado. Jamais guarde-a úmida.

10. Frequência da chuca

A ducha anal é um tema contraditório entre médicos, há quem indique e quem desaconselhe. Isso porque quando usada em excesso ela pode desregular a flora intestinal e causar problemas de constipação. Portanto, por mais que você tenha se dado muito bem com o enema, não é aconselhável fazer sempre. Como tudo na vida, utilize com moderação.

Se você é um adepto frequente do sexo anal e sempre sente a necessidade de fazer a limpeza com a ducha íntima, o ideal é que você converse com o seu médico sobre esse assunto para que ele te aconselhe quanto à melhor solução e menos prejudicial à sua flora intestinal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Usar a ducha íntima para o sexo anal, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Conselhos
  • A lavagem anal não dispensa o uso de camisinha. Limpar o canal retal de resíduos não livra você ou o seu parceiro de doenças sexualmente transmissíveis. O uso de preservativo continua sendo indispensável.