Partilhar
Partilhar em:

Truques para a menstruação descer - Melhores chás e dicas

Estresse, problemas hormonais e remédios específicos são algumas das principais causas para o atraso menstrual, além de ser importante sempre considerar a suspeita de gravidez. Se você anda preocupada e sabe que não está grávida, existem algumas técnicas caseiras e chás para descer a menstruação que podem te ajudar. É por isso que o umCOMO preparou esse artigo com truques para a menstruação descer, melhores chás, dicas e remédios naturais.

Também lhe pode interessar: Truques para adiantar a menstruação

O que pode causar o atraso da menstruação?

Em primeiro lugar você deve saber que são muitas as causas para a menstruação atrasar, e o estresse é uma das principais. Por isso, é melhor você relaxar e aplicar alguns destes truques para fazer sua menstruação descer. Neste outro artigo do umCOMO sobre porque a menstruação atrasa explicamos com detalhe os motivos mais comuns pelo qual o atraso ocorre.

Se você acredita que existe a possibilidade de gravidez porque teve relações sexuais nos seus dias férteis, a primeira coisa que você deve fazer é descartar esta hipótese fazendo um teste de gravidez (se já contar com 7 ou mais dias de atraso). Não é conveniente fazer o teste antes, caso contrário você tem grandes possibilidades de obter um falso positivo.

Da mesma forma, se você acredita que o atraso se deve a algum problema hormonal, o melhor é consultar diretamente o seu ginecologista para um exame completo. Um especialista poderá orientar melhor e esclarecer suas dúvidas.

  • Estresse e problemas emocionais
  • Possibilidade de gravidez
  • Problemas hormonais
  • Remédios específicos

Aplicar calor para menstruação descer

Um dos melhores truques e dos mais simples para fazer sua menstruação descer, principalmente quando você sente as dores abdominais e inflamação habitual, consiste em aplicar calor na zona várias vezes por dia. Você pode aplicar água quente na área do ventre enquanto você toma banho, ou usar uma bolsa de água quente e deixar durante 15 minutos na área.

O calor ajuda no relaxamento muscular e faz com que os vasos se dilatem, ajudando a menstruação a descer. Repita 3 vezes por dia para um resultado mais eficaz.

Chá de sálvia para descer menstruação atrasada

A infusão de sálvia é um dos remédios naturais mais eficientes para fazer a menstruação descer, pois é ideal para regular a menstruação e acalmar a dor. Isto é possível graças às substâncias que compõem a planta como alguns ácidos, óleos e flavonoides.

  1. Para preparar uma infusão com esta planta (que você pode adquirir em qualquer ervanária), adicione 5 folhas de sálvia a uma panela com água;
  2. Deixe ferver durante 15 minutos e apague o fogo;
  3. Deixe esfriar um pouco e tome uma xícara pela manhã e outra à noite para regular o seu ciclo menstrual de forma eficaz. Contudo, você deve saber que esta infusão é contraindicada para quem toma anticoncepcional.

Chá de canela fazer a menstruação descer o mais rápido possível

Outro dos truques mais populares para a menstruação descer imediatamente é beber infusão de canela, uma especiaria conhecida por favorecer a descida da menstruação, ajudando a regular o ciclo menstrual e a reduzir as cólicas e a inflamação causadas pela menstruação. O seu consumo favorece a absorção de todos os componentes desta planta, entre os quais podemos destacar os ácidos, a mucilagem, os minerais e as diferentes vitaminas que possui. Recomendamos que você tome uma xícara pela manhã e outra à noite, sempre quente.

  1. Para fazer uma infusão de canela, ferva 1 xícara de água;
  2. Quando atingir o ponto de ebulição, coloque 2 paus de canela;
  3. Deixe-os por 2 minutos na água fervente;
  4. Tampe a xícara e deixe em repouso por 5 minutos;
  5. Quando a temperatura estiver agradável o chá de canela está pronto para ser consumido.

Esta bebida é contraindicada para mulheres grávidas ou em lactação (devendo ser evitada por quem suspeita que está grávida) pois pode ser considerada um chá abortivo. Para entender melhor, consulte o artigo 'Chá de canela é abortivo?'

Infusão de camomila para atraso menstrual

A justificativa para considerar o chá de camomila como umas das técnicas para adiantar a menstruação é o fato de ele ser uma infusão que ajuda a combater o estresse, se essa for a causa da menstruação atrasada.

A camomila é uma planta cheia de benefícios, entre eles se encontra a capacidade de diminuir as incomodidades e dores associadas à menstruação e favorecer seu aparecimento. Além disso, ajudará você a reduzir a inflamação normal destes dias.

Você pode tomar 3 xícaras de camomila por dia, sempre bem forte. Se puder, adquira as folhas da planta numa ervanária ao invés de comprar a versão mais comercial, pois é mais natural e eficaz.

Chá de artemísia para menstruação atrasada

A infusão de artemísia (também conhecida como erva-de-fogo e erva-de-são-joão)é ideal para melhorar a nossa menstruação, por isso não pode faltar entre os truques para descer a menstruação. Esta planta ajuda a regular a menstruação, a combater a dor menstrual e a reduzir a potencial formação de coágulos durante o período. Estes benefícios são possíveis graças às substâncias que contém como óleos, flavonoides e fitosteróis.

A dose recomendada é uma xícara pela manhã e outra à noite. Caso você tenha menstruações muito dolorosas, o melhor é consumir esta bebida dois dias antes da data prevista para a chegada da menstruação.

Para fazer esta infusão coloque água para ferver e, uma vez alcançado o ponto de ebulição, apague o fogo e adicione uma colher de chá de folhas de artemísia, tampe e deixe repousar durante 10 minutos. Em seguida, coe e beba.

Chá de artemisia aborta?

O chá de artemisia está na lista dos chás considerados abortivos e não é recomendado em caso de suspeita de gravidez.

Receita de chá de arruda para menstruação

Graças ao seu alto conteúdo em vitamina C, ácido salicílico e anísico, cineol, flavonoides, taninos e alcaloides como a soforina, a arbonina e a graveolina, a arruda possui propriedades digestivas e relaxantes que ajudam a diminuir as dores menstruais e também abortivas. Por estes motivos, esta erva medicinal é boa para tomar em infusão e conseguir que a menstruação desça. Contudo, se você suspeita de uma gravidez, não tome esta infusão.

  1. Ferva 1 xícara de água;
  2. Na água fervente, adicione 1 colher (chá) de arruda seca e deixe por 3 minutos;
  3. Apague o fogo e deixe a infusão de arruda repousar por 5 minutos;
  4. Coe;
  5. Tenha atenção para não ultrapassar a dose recomendada e assim evitar possíveis problemas de saúde: é aconselhável tomar infusão de arruda de 2 a 3 vezes por dia durante 3 a 4 dias ou até que a menstruação desça.

Sugestão: 15 chás para descer menstruação atrasada (com receitas)

Infusão de gengibre para atraso menstrual

A infusão de gengibre fará com que, após 2 ou 3 dias de consumo a menstruação desça. Não é recomendável tomar esta erva em excesso visto que pode provocar suores, inquietação, nervosismo e afrontamentos. São muitas as propriedades do gengibre, as quais são possíveis graças aos componentes que possui, entre os quais encontramos os aminoácidos como a arginina, isoleucina, histidina, asparagina, triptófano, valina e treonina, entre outros, e os ácidos linoleico, cáprico, láurico e alfalinolênico, entre outros. Também contém vitamina C e minerais como o manganês, o fósforo e o zinco. Com a ajuda destes componentes e nutrientes tomados em infusão conseguirá o seu objetivo.

Neste outro artigo explicamos como preparar uma infusão de gengibre.

Alimentos com vitamina C

Esta vitamina ajuda a produzir estrogêneos de forma natural, o que vai fazer com que as paredes do útero se contraiam e ocorra o sangramento esperado se a sua menstruação estiver atrasada. Embora você possa conseguir suplementos e cápsulas com esta vitamina, é melhor incluir alimentos ricos em vitamina C na sua dieta como a laranja, o limão, a papaia, o chá verde, o gengibre, a arruda, os espinafres, a couve, os feijões e as ervilhas, entre muitas mais opções.

Você deve bastante a dose diária destes alimentos para que, em poucos dias, note que funciona. Além disso, não esqueça que este tratamento é temporal pois exceder o consumo desta vitamina é contraproducente.

Além de adicionar o ácido ascórbico à sua alimentação habitual, procure seguir uma dieta saudável. Evite alimentos prejudiciais para a saúde, visto que alguns desajustes hormonais podem ocorrer devido ao abuso de comida inadequada para o seu corpo.

Tomar aspirina

O último dos truques para a menstruação descer é rápido e fácil de colocar em prática. Consiste no consumo de aspirina, ingerida normalmente para fazer com que o sangue fique mais leve e menos espesso. Assim, o seu consumo pode ajudar a menstruação a baixar quando você se sente inflamadas, com dor e cólicas e sabe que a mesma chegará a qualquer momento.

Triture duas aspirinas e adicione-as a um copo de água, adicione uma colher de sopa de açúcar ou mel para neutralizar a amargura dos comprimidos e beba esta mistura uma vez por dia. Se você tiver problemas de coagulação, evite o seu consumo.

Considerações importante sobre as técnicas para fazer a menstruação descer

É muito importante que, se você suspeita de uma possível gravidez, evite ingerir qualquer um destes remédios caseiros, pois alguns deles são abortivos. O melhor é esperar ter, pelo menos, 7 dias de atraso antes de fazer um teste de gravidez, caso contrário dará sempre negativo.

Se o seu atraso se prolongar por mais de 15 dias e você não estiver grávida, consulte o seu ginecologista assim que possível, pois o atraso pode se dever a algum tipo de condição que você deve tratar com rapidez.

Entenda: Existem chás que abortam imediatamente?

Pausar a menstruação

Se já é tarde demais para adiantar a menstruação e você deseja que o fluxo seja interrompido, você pode tentar as sugestões do artigo Como parar a menstruação imediatamente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Truques para a menstruação descer - Melhores chás e dicas, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Truques para a menstruação descer - Melhores chás e dicas

858 comentários
Luiza
Tive relação com preservativo, porem ele ficou dentro de mim e não havia ocorrido a ejaculação ainda, o meu parceiro colocou outro preservativo e depois sim houve a ejaculação. No dia seguinte fui ao banheiro o preservativo saiu, me bateu um medo e com 11 horas após o ato sexual tomei a PDS. Cinco dias após ter tomado a PDS começei a sentir muito mal estar e enjoos. Depois de 10 dias dias da pílula tive um sangramento forte que durou 4 dias. Já fiz 3 testes de farmácia com 9, 15 e 25 dias e um exame de sangue com 9 dias após o ato sexual, e todos deram negativos. Minha menstruação é desregular. Não sinto minhas mamas inchadas nem doloridas mas os bicos de meus seios estão pontudos e minhas mãos apareceram machinhas marrons. Será que há alguma possibilidade de eu ter engravidado?
carla
oi thauane eu tive relaçao tres vezes e tomei tres vezes a pilula do dia seguinte sera q minha mestruaçao vai vim ?ou tem algum remedio ou planta q posso tomar q vem ?
carla
tive relaçao tres vezes e tomei a pilula do dia seguinte tres vezes sera q minha mestruaçao vai vim oq posso tomar pra ela vim?
Thauane
Oi, tudo bem? Pelo que eu saiba você pode tomar ate em 72hrs a pilula do dia seguinte. Que contém 2comprimidos, ou você toma as duas juntos ou toma 1 e dps toma a outra. Mais sugiro que tome as 2 juntas... Bjs e Boa sorte!
Izabella Costa
Por favor me tire uma duvida.... Eu tomo injeção de anticoncepcional a famosa misigena... Ja tem 5 meses consecutivos e por um acaso do destino a minha menstruação esta atrasada ... sera que tem alguma chance de eu estar gravida/ Lembrando que eu tomo a injeção todo mes certinho.... Por favor me responde .... Obrigada
luana
Izabella não pode ser o efeito da propia injeccao.
Danielle
Meu relacionamento acabou em fevereiro, minha última relação foi em janeiro e sempre usando anticoncepcionais, depois de parar de usá-los minha menstruação veio normal até o mês de junho, desde então não sei a última vez que ela desceu e esse mês já está acabando e nada de menstruar.. O que será ?
Monica
Gostaria de saber se o anticoncepcional injetável Cyclofemina pode melhorar os sintomas da TPM. Fiz algumas buscas, achei a bula mas não achei nada relativo a esse assunto. Vocês podem me ajudar? Obrigada!
Victoria
Iniciei o uso do anticoncepcional injetável no dia 21/03. Tive relação desprotegida no dia 30/03, com coito interrompido. No dia 13/04, veio a menstruação que durou 3 dias. Continuei tendo relação com coito interrompido. A próxima menstruação veio no dia 11/05, porém com fluxo reduzido e escura, a ultima relação havia sido no dia 07/05. De acordo com o calendário, estava prevista para o dia 08/06, e ate hoje dia 28/06 não veio. Tive sintomas da menstruação como seio dolorido e um incômodo como se ela fosse vir. Li, que nos primeiros meses ela pode atrasar. Há alguma chance de eu estar grávida?? Não tive coragem de fazer exame pois pensei que fosse coisa da minha cabeça. Preciso de respostas, esse meu caso está muito confuso.
graziele rodrigues
estava com suspeita de gravidez, mais já fiz o teste de gravidez 3 vezes e todos os 3 deram negativo e a minha menstruação já está atrasada a 20 dias e já tomei chá de de arruda e a menstruação ainda não desceu. o que fazer?
Nídia do Carmo (Editor de umComo)
Oi Graziele! Já experimentou as outras indicações do texto?
Jhennyfer Camilla
Comecei a tomar o Dianne 35 e fiz a pausa de 7 dias , só que até agora nada de vim a minha menstruação .. Será que esses chás realmente funcionam?? Tomei o de canela só que em pó , mais até agora nada .. sinto muitas cólicas !!!
Camila Silva
Olá, Troquei meu anticoncepcional por um outro e iniciei a cartela dia 24/04/2017, terminei a cartela dia 14/05/2017, nesse período tive relações com coito interrompido. Hoje é 25/05/2017 e a minha menstruação ainda não desceu, pode ser pelo motivo da troca de anticoncepcional ou esse atraso pode ser uma possível gravidez ?

1 de 4