Partilhar

Tomar pílula por muito tempo dificulta a gravidez

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017

Quando a mulher decide engravidar depois de usar o anticoncepcional oral por vários anos, costuma surgir a dúvida: tomar pílula por muito tempo dificulta a gravidez? Se você também quer saber a resposta para esse questionamento, confira as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o que a medicina fala a respeito do tema.

Também lhe pode interessar: Tomar a pílula durante muito tempo faz mal?
Passos a seguir:
1

Embora existam pessoas que acreditem que tomar pílula por muito tempo dificulta a gravidez, a verdade é que não existem provas científicas para essa afirmação. Há alguns anos, os médicos recomendavam às mulheres que realizassem intervalos sem usar o método contraceptivo, porém, hoje em dia nem se recomenda mais isso porque se verificou que não há necessidade. De qualquer forma, é importante dizer que essa falsa ideia pode existir porque quando as mulheres param de tomar a pílula, logo querem engravidar.

Tomar pílula por muito tempo dificulta a gravidez - Passo 1
2

No entanto, em média, um casal saudável pode demorar até um ano para conseguir realizar o sonho de se tornarem pai e mãe, mesmo que a mulher nunca tenha usado o contraceptivo oral. Tanto isso é real que a visita a um médico especialista em fertilidade é indicada apenas a casais que já estejam tentando engravidar há mais tempo. Por outro lado, isso não quer dizer que não é possível iniciar uma gestação logo na primeira tentativa e, inclusive, na primeira tentativa sem estar usando a pílula.

3

Especialistas indicam à mulher que espere ao menos um ciclo menstrual para que tente engravidar. Dessa forma, é possível conferir se está tudo bem com o seu organismo, além de ser mais fácil saber quando são os dias férteis, ou seja, nos quais a mulher está ovulando, o que aumenta as chances significativamente de ocorrer a fecundação do óvulo. Para quem vai parar com a pílula também é importante dizer que a menstruação pode atrasar um pouco, no primeiro mês, o que é normal, mas não significa necessariamente que já esteja grávida.

4

Existem ainda casos em que a mulher para de menstruar por alguns meses depois de interromper o uso do anticoncepcional. Esse quadro se chama amenorreia pós-pílula, no entanto, o estresse e mesmo estar abaixo do peso são outros motivos para a menstruação parar temporariamente. Em caso de dúvidas, é válido consultar com o médico ginecologista. A visita ao especialista é indicada de qualquer forma a quem deseja engravidar, mesmo que não esteja tendo problema.

5

A consulta ao médico, antes de engravidar, é importante para que se faça um check-up, a fim de conferir se está tudo bem com a saúde da futura mamãe. Realizar um planejamento anterior é a melhor forma de garantir que não haverá problemas no decorrer da gestação, além de aumentar as chances de não haver complicações no desenvolvimento do feto. A mulher pode ainda fazer exames para certificar-se de que não possui nenhuma doença sexualmente transmissível, já que ela pode passar para o feto.

6

Quanto à pílula, além de ter uma grande eficácia na prevenção de uma gravidez indesejada, estudos comprovam que ela protege o sistema reprodutivo, reduzindo as chances de endometriose e outras doenças que podem inviabilizar uma gravidez. O contraceptivo também tem um papel significativo na prevenção do câncer de útero e ovário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tomar pílula por muito tempo dificulta a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Escrever comentário sobre Tomar pílula por muito tempo dificulta a gravidez

1 comentário
Junia
E quanto as injeções? Dificulta a gravidez? Quanto tempo depois da última dose posso pensar em engravidar? Achei este com informações sobre a injeção Cyclofemina mas não achei sobre isso. Obrigada!

1 de 3

Voltar ao topo da página